Cartaz-A3-Cinemalogia-banner-e1425207975504.png

Alunos do curso Cinemalogia rodam curta-metragem no mês de Março


O mês de Março começa, no curso Cine­ma­lo­gia – Da ideia ao filme, com uma for­ma­ção logo no pri­meiro dia. A abrir, Susana Jaco­betty irá intro­du­zir os for­man­dos aos con­cei­tos de carac­te­ri­za­ção e guarda-roupa. Da sua vasta expe­ri­ên­cia pro­fis­si­o­nal na Indús­tria da Moda des­taca-se o seu tra­ba­lho como Fashion Sty­list, Fashion Advi­ser e Blog­ger.

Con­ti­nu­ando a segunda fase do curso, a Roda­gem, os dias 7 e 8 de Março serão dedi­ca­dos ao módulo de Direc­ção de Acto­res e Cas­ting. Com coor­de­na­ção a cargo de Nuno Madeira Rodri­gues, rea­li­za­dor pre­mi­ado em fes­ti­vais como o New York Inter­na­ti­o­nal Film & Video Festival”(EUA) e o Pre­mio Euro­peo Mas­simo Troisi” (Itá­lia). Este módulo de dois dias inte­gra o cas­ting, já noti­ci­ado ante­ri­or­mente, com o objec­tivo de fechar o elenco para a curta-metra­gem a ser rodada no último módulo do mês.

Cas­ting, pro­mo­vido pelos Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês, con­ti­nua a decor­rer até ao dia 5 de Março pro­cu­rando-se acto­res, de ambos os sexos para os papeis prin­ci­pais e figu­ra­ção.

As per­so­na­gens prin­ci­pais enve­lhe­cem ao longo da nar­ra­tiva, sendo valo­ri­za­das seme­lhan­ças físi­cas entre os can­di­da­tos. Assim, pro­cu­ram-se acto­res para os seguin­tes per­fis:

— homens entre os 25 e os 35 anos e entre os 55 e os 65 anos de idade;
 — mulhe­res sen­tre os 28 e os 38 anos e dos 60 aos 70 anos de idade. 

As per­so­na­gens secun­dá­rias têm per­fis pró­xi­mos dos:

— homens com ida­des pró­xi­mos dos 2670 anos
 — mulhe­res pró­ximo dos 45 anos de idade. 


Ante­ci­pando a roda­gem os for­man­dos terão de apren­der como se pre­para uma pro­du­ção ence­tando todos os con­ta­dos e pla­ne­a­mento artís­tico e téc­nico com o objec­tivo de opti­mi­zar os tem­pos de pro­du­ção. Durante a roda­gem de 40 horas, coor­de­nada pelo rea­li­za­dor Telmo Mar­tins, haverá o com­ple­mento da for­ma­ção teó­rica em Direc­ção de Foto­gra­fia. João Antero, pro­fes­sor na Uni­ver­si­dade Lusó­fona de Huma­ni­da­des e Tec­no­lo­gias, acom­pa­nhará parte deste módulo auxi­li­ando os for­man­dos na cons­tru­ção dos pla­nos.

A fechar, e como refe­rido ante­ri­or­mente, terá lugar o cul­mi­nar de toda a for­ma­ção teó­rica e prá­tica levada a cabo desde o iní­cio deste curso. A roda­gem da curta envolve a apli­ca­ção de toda a infor­ma­ção reco­lhida pelos for­man­dos e col­ma­tará nas ima­gens que seguem para a der­ra­deira sec­ção do curso, a Pós-Pro­du­ção e Dis­tri­bui­ção.

O curso de cinema, Cine­ma­lo­gia, deixa o repto e con­vida a popu­la­ção da cidade a assis­tir e a par­ti­ci­par, no pro­cesso de trans­for­mar uma ideia em filme. Lan­ça­mos este mês uma pro­mo­ção com a ins­cri­ção con­junta nos módu­los de Direc­ção de Pro­du­ção, Direc­ção de Foto­gra­fia 2Rea­li­za­ção com con­di­ções espe­ci­ais. A ins­cri­ção no cas­ting é livre.