P1030208-e1414064060538.jpg

Cinemalogia 4 — Da Ideia ao Filme

Cinemalogia — Da Ideia ao Filme

4ª edi­ção

Mais de um século após a sua inven­ção, o cinema con­ti­nua a ser a forma de expres­são artís­tica mais impor­tante do mundo con­tem­po­râ­neo. A sua lin­gua­gem” é hoje adop­tada por toda uma série de meios de comu­ni­ca­ção e expres­são visual, influ­en­ci­ando não só os novos media, mas con­ta­gi­ando ou inva­dindo mesmo, tam­bém outras for­mas de mani­fes­ta­ção artís­tica tra­di­ci­o­nais, da lite­ra­tura à pin­tura, ou da dança à arqui­tec­tura.

De facto, ape­sar de todos os desen­vol­vi­men­tos téc­ni­cos e artís­ti­cos atra­vés dos quais se foi per­ma­nen­te­mente (re)inventando, o cinema cons­ti­tui, inde­pen­den­te­mente do suporte em que é gra­vado ou do for­mato em que é exi­bido, um dos meios de expres­são artís­tica mais com­ple­xos que nos é dado a apre­ciar. Arte-sín­tese, como já foi des­crito, por incor­po­rar téc­ni­cas e for­mas de expres­são de todas as artes ante­ri­o­res, o cinema ou ima­gem em movi­mento”, cons­ti­tui uma das mani­fes­ta­ções artís­tica mais expres­si­vas, mas tam­bém das mais exi­gen­tes do ponto de vista cri­a­tivo, pre­ci­sa­mente por exi­gir o domí­nio de um sem número de conhe­ci­men­tos téc­ni­cos e artís­ti­cos e o desen­vol­vi­mento de todo um con­junto de com­pe­tên­cias espe­cí­fi­cas.

Neste curso de ini­ci­a­ção à rea­li­za­ção cine­ma­to­grá­fica, pre­tende-se trans­mi­tir os prin­ci­pais conhe­ci­men­tos e desen­vol­ver as prin­ci­pais com­pe­tên­cias, quer do ponto de vista téc­nico, quer artís­tico, neces­sá­rios à rea­li­za­ção de um pro­jecto cine­ma­to­grá­fico, desde a con­cep­ção e desen­vol­vi­mento de uma ideia de fic­ção ori­gi­nal à sua exi­bi­ção numa sala de cinema, habi­li­tando os for­man­dos a pro­du­zi­rem uma curta-metra­gem, usando os conhe­ci­men­tos de pro­du­ção de vídeo digi­tal con­se­gui­dos ao longo da for­ma­ção.

O Curso, Cine­ma­lo­gia — Da Ideia ao Filme, detém essen­ci­al­mente um carác­ter prá­tico, sem des­cu­rar a intro­du­ção de sóli­dos conhe­ci­men­tos teó­ri­cos sobre a lin­gua­gem cine­ma­to­grá­fica. É um pro­jecto de for­ma­ção em cinema, único na região cen­tro, con­se­guindo alber­gar nos seus con­teú­dos pro­gra­má­ti­cos as bases de toda a lin­gua­gem cine­ma­to­grá­fica com uma rica con­tex­tu­a­li­za­ção his­tó­rica até à for­mu­la­ção de equi­pas e ao finan­ci­a­mento de pro­jec­tos cine­ma­to­grá­fi­cos, ali­ando-se pos­te­ri­or­mente ao desen­vol­vi­mento prá­tico inten­sivo de uma curta-metra­gem por parte dos for­man­dos e com a ori­en­ta­ção espe­ci­a­li­zada dos for­ma­do­res.

Serão lec­ci­o­na­dos módu­los nas tra­di­ci­o­nais áreas de Argu­mento, Pro­du­ção, Rea­li­za­ção, Ima­gem, Som e Mon­ta­gem sendo agru­pa­dos em qua­tro gran­des blo­cos, cor­res­pon­den­tes, grosso modo, às fases de rea­li­za­ção de um filme:

  • Pré-pro­du­ção;

Este pro­jecto dis­tin­gue-se dos demais ao fun­ci­o­nar, na sua mai­o­ria, em horá­rio pós-labo­ral e pela pos­si­bi­li­tando que os alu­nos têm de se ins­cre­ver na tota­li­dade do curso ou em módu­los de forma inde­pen­dente. As con­di­ções de frequên­cia ofe­re­ci­das per­mi­tem que tanto ini­ci­an­tes na pro­du­ção cine­ma­to­grá­fica como espe­ci­a­lis­tas pos­sam fre­quen­tar o curso, satis­fa­zendo as suas neces­si­da­des de apren­di­za­gem.

Saiba mais, conheça as con­di­ções de par­ti­ci­pa­ção no curso e ins­creva-se.

Related Posts