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Cinemalogia volta com três formações

Cinemalogia
Feve­reiro será o mês que marca o regresso do curso Cine­ma­lo­gia — Da Ideia ao Filme. A sua orga­ni­za­ção fica a cargo dos Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês, que vai na sua quarta edi­ção. No final do ano pas­sado, já con­tou com vários módu­los rela­ti­vos à pré-pro­du­ção fíl­mica.

O regresso, que tem lugar a 21 de Feve­reiro, é mar­cado pela for­ma­ção em Direc­ção de Foto­gra­fia 1, lec­ci­o­nada por João Antero, pro­fes­sor de foto­gra­fia na Uni­ver­si­dade Lusó­fona de Huma­ni­da­des e Tec­no­lo­gias e mem­bro cor­res­pon­dente das Aca­de­mia Naci­o­nal de Belas Artes e Aca­de­mia de Letras e Artes Por­tu­gal.

Ainda em Feve­reiro, a 2228, res­pec­ti­va­mente, terão lugar as for­ma­ções de Direc­ção de Som Direc­ção de Arte. A pri­meira, sob res­pon­sa­bi­li­dade de Pedro Melo, abor­dará os conhe­ci­men­tos e com­pe­tên­cias rela­ci­o­na­das com a uti­li­za­ção de som para fins audi­o­vi­su­ais desde, por exem­plo, a acús­tica e pro­pa­ga­ção do som em dife­ren­tes tipos de espaço aos diver­sos equi­pa­men­tos de cap­ta­ção e registo sonoro.

A direc­ção de arte, a cargo de João Cor­reia Mar­tins, abor­dará a escala e geo­me­tria dos déco­res, cores, tipo de ade­re­ça­gem, entre outras vari­an­tes, pen­sa­das em fun­ção dos con­cei­tos do Rea­li­za­dor e em fun­ção das neces­si­da­des téc­ni­cas do Direc­tor de Foto­gra­fia.

A jun­ção des­tes três módu­los trará, ao for­mando, uma per­cep­ção sobre a dimen­são esté­tica da ima­gem fíl­mica e colo­cará ao seu dis­por as fer­ra­men­tas téc­ni­cas e visu­ais para a cri­a­ção da curta-metra­gem, objec­tivo final do curso.

Importa, ainda, res­sal­var que estas for­ma­ções se encon­tram inse­ri­das na etapa de Roda­gem, segunda parte do curso Cine­ma­lo­gia.

As ins­cri­ções pode­rão ser fei­tas em www​.cami​nhos​.info/​c​i​n​e​m​a​logia.

Rodagem

Os vários módu­los desta etapa do Cine­ma­lo­gia

  • Realização

    Realização

    A Rea­li­za­ção passa pela coor­de­na­ção cri­a­tiva e téc­nica de toda a equipa de fil­ma­gens (ima­gem e som), impondo uma uni­dade esté­tica e uma orga­ni­za­ção fun­ci­o­nal às con­tri­bui­ções de todos os que cola­bo­ram na pro­du­ção do filme.

    2831 de Março
    Sócios CEC & Juni­o­res 100
    Estu­dan­tes 130
    Early Bird 160
    Público Geral 200€ 

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  • Direcção de Fotografia <span class="numbers">1</span>

    Direcção de Fotografia 1

    Com o objec­tivo de trans­mi­tir os conhe­ci­men­tos téc­nico-artís­ti­cos da impor­tân­cia do papel do Direc­tor de Foto­gra­fia (DF), a sua comu­ni­ca­ção com o rea­li­za­dor e sobre a forma como ele cons­troi e gere a sua equipa, o pri­meiro módulo, teó­rico, abor­dará os 3 aspec­tos essen­ci­ais da ima­gem: os artís­ti­cos, os téc­ni­cos e a equipa da DF.

    21 de Feve­reiro
    Sócios CEC & Juni­o­res 35
    Estu­dan­tes 55
    Early Bird 55
    Público Geral 70 

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  • Direcção de Fotografia <span class="numbers">2</span>

    Direcção de Fotografia 2

    Nesta segunda parte deste módulo, com­ple­ta­mente prá­tico, que acom­pa­nhará dois dias de roda­gem, serão colo­ca­dos em prá­tica os con­cei­tos e téc­ni­cas ensi­na­das no módulo Direc­ção de Foto­gra­fia 1. O guião será lido e pla­ni­fi­cado junto com a rea­li­za­ção para que, em cada fia de roda­gem, se saiba o que fazer e como, por forma a gerir a equipa e dis­tri­buir o tra­ba­lho. Desta aná­lise, o DF deter­mi­nará que dis­tân­cias focais usar, que pro­fun­di­dade de campo alcan­çar, que posi­ção de camara e que menus uti­li­zar. O DF irá deci­dir que ilu­mi­na­ção usar, que equi­pa­mento uti­li­zar e que aces­só­rios levar. O DF deter­mi­nará o cha­mado dese­nho de luz com posi­ci­o­na­mento de pro­jec­to­res, que lam­pa­das, fil­tros difu­so­res e demais aces­só­rios uti­li­zar para garan­tir o efeito lumí­nico e cro­má­tico pre­ten­dido. Todo este pro­cesso será expli­cado ao longo des­tes 2 dias de roda­gem, res­pon­dendo às ques­tões que os for­man­dos vão colo­cando.

    2829 de Março
    Sócios CEC & Juni­o­res 50
    Estu­dan­tes 60
    Early Bird 75
    Público Geral 100€ 

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  • Direcção de Som

    Direcção de Som

    A uti­li­za­ção expres­siva de som em arti­cu­la­ção com a ima­gem é, desde há muito, jus­ta­mente con­si­de­rada uma parte essen­cial de qual­quer pro­du­ção cine­ma­to­grá­fica ou audi­o­vi­sual, jus­ti­fi­cando-se o seu tra­ta­mento inde­pen­dente.

    22 de Feve­reiro de 2015

    Sócios CEC & Juni­o­res 35
    Estu­dan­tes 55
    Early Bird 55
    Público Geral 70

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  • Direcção de Arte

    Direcção de Arte

    Na Direc­ção de Arte, a escala e geo­me­tria dos déco­res, cores, tipo de ade­re­ça­gem, entre outras vari­an­tes, são pen­sa­das em fun­ção dos con­cei­tos do Rea­li­za­dor e em fun­ção das neces­si­da­des téc­ni­cas do Direc­tor de Foto­gra­fia. Os déco­res têm de ser fil­má­veis”

    28 de Feve­reiro de 2015
    Sócios CEC & Juni­o­res 35
    Estu­dan­tes 55
    Early Bird 55
    Público Geral 70€ 

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  • Guarda-Roupa <span class="amp">&</span> Caracterização

    Guarda-Roupa & Caracterização

    Susana Jaco­betty
    Este módulo pre­tende dar a conhe­cer aos estu­dan­tes de cinema a impor­tân­cia do Guarda Roupa /​Sty­ling e Carac­te­ri­za­ção numa pro­du­ção cine­ma­to­grá­fica.

    20 de Feve­reiro de 2016
    Estu­dan­tes 40
    Público 60

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  • Direcção de Produção

    Direcção de Produção

    Neste módulo deve­rão ser abor­da­dos temas rela­ci­o­na­dos com a fase de pré-​produção/​produção de um filme, pla­ni­fi­ca­ção das fil­ma­gens (plano de tra­ba­lho e levan­ta­men­tos), orga­ni­za­ção e adap­ta­ção do orça­mento às neces­si­da­des reais do momento, loca­li­za­ção de déco­res, deco­ra­ção e guarda-roupa, carac­te­ri­za­ção de per­so­na­gens, orga­ni­za­ção de equipa téc­nica e artís­tica.

    1415 de Março de 2015

    Sócios CEC & Juni­o­res 50
    Estu­dan­tes 60
    Early Bird 75
    Público Geral 100€ 

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