Formadores

  • Jorge Pelicano

    Jorge PelicanoDireção de Fotografia 1 e 2

    Fre­quenta o mes­trado de Comu­ni­ca­ção e Jor­na­lismo, na Facul­dade de Letras da Uni­ver­si­dade de Coim­bra. Em 2012, dei­xou o Jor­na­lismo e está atu­al­mente a tra­ba­lhar como Rea­li­za­dor de Docu­men­tá­rios na pro­du­tora Até ao Fim do Mundo onde aca­bou recen­te­mente o seu último tra­ba­lho – Pára-me de repente o pen­sa­mento.

  • Telmo Martins

    Telmo MartinsRealização

    É Rea­li­za­dor de Cinema e Tele­vi­são. Estu­dou na Uni­ver­si­dade da Beira Inte­rior onde se licen­ciou em Design e Mul­ti­mé­dia com frequên­cia de dis­ci­pli­nas dos cur­sos de Cinema e Elec­tro­me­câ­nica. Como Rea­li­za­dor ganhou vários pré­mios inter­na­ci­o­nais, de onde se des­ta­cam os três pré­mios arre­ba­ta­dos na XVII edi­ção dos Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês, com o filme Um Fune­ral à Chuva.

  • João Braz

    João BrazMontagem 1 e 2

    Apren­deu mon­ta­gem na Escola Supe­rior de Tea­tro e Cinema. Mon­tou deze­nas de lon­gas-metra­gens, docu­men­tá­rios, assim como séries de fic­ção e publi­ci­dade. Entre eles, Os Maias”, Alice”, Noite Escura”, San­gue do Meu san­gue, Linha Ver­me­lha”, San­gue do meu San­gue” e Os filhos do Rock”. 

  • Susana Jacobetty

    Susana JacobettyGuarda-Roupa

    Susana Jaco­betty é Licen­ci­ada em Comu­ni­ca­ção Empre­sa­rial, tra­ba­lhou durante alguns anos em Publi­ci­dade e em Comu­ni­ca­ção onde, entre vários pro­je­tos, inte­grou a Comis­são Orga­ni­za­dora da pri­meira visita do Dalai Lama a Por­tu­gal. Tra­ba­lha, há mais de 10 anos, na Indús­tria da Moda como Fashion Sty­list, Fashion Advi­ser e Blog­ger.

  • Saúl Rafael

    Saúl RafaelMarketing Cinematográfico

    Saúl Rafael tra­ba­lha na NOS Luso­mundo Audi­o­vi­su­ais desde 2001, tendo ini­ci­ado fun­ções na área de Pro­du­ção e tran­si­tado depois para a área de Mar­ke­ting, onde lidera a equipa de Mar­ke­ting dedi­cada à pro­mo­ção do cinema por­tu­guês e War­ner. Tem como obje­tivo pes­soal e pro­fis­si­o­nal colo­car a quota de mer­cado do cinema por­tu­guês em Por­tu­gal acima dos 10%. 

  • Fernando Vendrell

    Fernando VendrellProdutor e Realizador

    Fer­nando Ven­drell nas­ceu em 1962, Lis­boa. Estu­dou no Liceu Pedro Nunes. Em 1985 for­mou-se em Mon­ta­gem na Escola Supe­rior de Tea­tro e Cinema/​IPL no Con­ser­va­tó­rio Naci­o­nal. Foi assis­tente de rea­li­za­ção e tra­ba­lhou com rea­li­za­do­res, como: Manoel de Oli­veira, João César Mon­teiro, José Fon­seca e Costa, Raoul Ruiz, João Canijo, Manuel Mozos, Luís Alva­rães, etc. . 

  • Alexandre C. Valente

    Alexandre C. ValenteEquipas, Financiamento e Aspetos Legais

    Pro­du­tor, nas­ceu em Lis­boa no ano de 1968, conta com deze­nas de fil­mes e outros pro­je­tos ao longo da sua car­reira, des­ta­cando-se a estreita rela­ção com o Cinema, sendo Dire­tor de Pro­du­ção de inú­me­ros pro­je­tos. Exerce, tam­bém, fun­ções de Cri­a­tivo, Argu­men­tista, Rea­li­za­dor e Pro­du­tor, e é con­vi­dado para inter­vir em diver­sas con­fe­rên­cias, pales­tras e workshops, na área de Comu­ni­ca­ção e do Mar­ke­ting.

  • Pedro Janela

    Pedro JanelaBanda Sonora

    Com­po­si­tor, pia­nista, autor de vários pro­jec­tos musi­cais dos quais se des­taca The Casino Royal’ foi tam­bém res­pon­sá­vel pelas ban­das sonora ori­gi­nais dos fil­mes Quinze Pon­tos na Alma’ de Vicente Alves do Ó e Repú­blica’ de Jorge Pai­xão da Costa. É igual­mente autor da banda sonora do docu­men­tá­rio Design Atrás das Gra­des’ de Mar­ga­rida Lei­tão e da Dá-me Luz’- curta metra­gem de ani­ma­ção de Sér­gio Nogueira. 

  • João Antunes

    João AntunesHistória e Linguagem do Cinema

    Nas­cido em Lis­boa, em 1958. Pro­fes­sor e crí­tico cine­ma­to­grá­fico, tra­ba­lha na Cine­ma­teca Por­tu­guesa desde 1983. Júri do AVANCA em 2007, tem sido mem­bro de júris, con­vi­dado por fes­ti­vais de vários con­ti­nen­tes.

  • Pedro Branco

    Pedro BrancoCinema Científico em Contexto Educativo e Artístico

    Licen­ci­ado em Design de Equi­pa­mento pela Escola Supe­rior de Artes e Design em Mato­si­nhos e em Medi­cina pela Facul­dade de Medi­cina da Uni­ver­si­dade do Porto. Espe­ci­a­lista em Medi­cina Física e de Rea­bi­li­ta­ção e Medi­cina Des­por­tiva. É Inves­ti­ga­dor Cola­bo­ra­dor na Uni­dade Móvel de Estu­dos do Local (ELO) da Uni­ver­si­dade Aberta. 

  • António Moreira

    António MoreiraUniversidade Aberta

    É Dou­to­rado e Mes­tre em Ciên­cias da Edu­ca­ção pela Uni­ver­si­dade de Coim­bra e con­cluiu pro­grama de Pós-Dou­to­ra­mento em Tec­no­lo­gias Edu­ca­ci­o­nais e da Comu­ni­ca­ção tam­bém na Uni­ver­si­dade de Coim­bra. É Pro­fes­sor Auxi­liar no Depar­ta­mento de Edu­ca­ção e Ensino à Dis­tân­cia (DEED), da Uni­ver­si­dade Aberta. 

  • Simão Cayatte

    Simão CayatteArgumento 1 e 2

    É Argu­men­tista, Rea­li­za­dor e Ator. Estu­dou tea­tro na Golds­miths Uni­ver­sity em Lon­dres e desde então tra­ba­lhou com rea­li­za­do­res como Wer­ner Sch­ro­e­ter, Ivo Fer­reira, Car­los Saboga e Stan Dou­glas. Com­ple­tou o Mes­trado em Cinema na Uni­ver­si­dade de Colum­bia em Nova Ior­que como bol­seiro da Fun­da­ção Calouste Gul­ben­kian. Tam­bém em Nova Ior­que esta­giou como script rea­der na Pro­to­zoa Pic­tu­res.

  • Ana Saragoça

    Ana SaragoçaTradução e Legendagem

    Fre­quen­tou o curso de Lín­guas e Lite­ra­tu­ras Moder­nas, vari­ante de Estu­dos Por­tu­gue­ses e Ingle­ses, da Facul­dade de Letras de Lis­boa e for­mou-se como actriz na Escola Supe­rior de Tea­tro e Cinema. Em 2003, depois de uma for­ma­ção com a Dra. Teresa Sus­telo, res­pon­sá­vel pelo depar­ta­mento de Tra­du­ção e Legen­da­gem da RTP, ini­cou a ati­vi­dade de tradutora/​legendadora, que man­tém até hoje. 

  • Caterina Cucinotta

    Caterina CucinottaDireção de Arte

    É Dou­to­rada em Ciên­cias da Comu­ni­ca­ção na Uni­ver­si­dade Nova de Lis­boa (2015). Defende que a união entre a prá­tica e a teo­ria na pro­fis­são é fun­da­men­tal para esti­mu­lar a cri­a­ti­vi­dade, enri­que­cer um filme com ideias e cita­ções e com­pre­en­der a fundo os con­cei­tos que o rea­li­za­dor quer trans­mi­tir.

  • João Fonseca

    João FonsecaDireção de Produção

    É licen­ci­ado em Cinema pela Escola Supe­rior de tea­tro e Cinema e gra­du­ado pelo Euro­pean Audi­vi­sual Entre­pe­neurs (EAVE 2000). Come­çou a sua acti­vi­dade pro­fis­si­o­nal em 1987, tendo tra­ba­lhado em diver­sas fun­ções rela­ci­o­na­das com a pro­du­ção e rea­li­za­ção de Cinema, Publi­ci­dade e Tele­vi­são.

  • Rui Veiga

    Rui VeigaCinema Documental

    Obteve o título de Rea­li­za­dor pela École Supe­ri­eure de Rea­li­za­tion Audi­o­vi­su­elle. Rea­li­zou e escre­veu fil­mes cur­tos e ins­ti­tu­ci­o­nais, pro­du­ziu publi­ci­dade, con­ce­beu e par­ti­ci­pou nas pri­mei­ras expe­ri­ên­cias de TV perió­dica e regi­o­nal (24 Heu­res du Mans). É mem­bro do pai­nel de Jura­dos do ICA

  • Helena Batista

    Helena BatistaCaracterização

    Fas­ci­nada desde cri­ança pelo cinema, tea­tro, foto­gra­fia e influ­en­ci­ada pelos mes­tres com quem con­vi­veu desde cedo, esteve sem­pre ligada a acti­vi­da­des rela­ci­o­na­das com as artes. Fre­quen­tou o curso téc­nico de Cinema de Carac­te­ri­za­ção, orga­ni­zado pelo Ins­ti­tuto Por­tu­guês de Cinema, em 1988

  • José Cardoso

    José CardosoEdição de Som

    Nas­ceu em 1975 e ini­ciou-se no audi­o­vi­sual em mea­dos de 1990, na já extinta pro­du­tora Atlan­tida. Desde essa altura, tra­ba­lhou em todo o tipo de pro­je­tos: Nove­las, Séries, Fil­mes, Docu­men­tá­rios, Entre­te­ni­mento, Maga­zi­nes, Sit­coms, entre outros. 

  • Pedro Azevedo

    Pedro AzevedoEfeitos Visuais – Colour Grading

    Tem Bacha­re­lato em Tec­no­lo­gia da Comu­ni­ca­ção Audi­o­vi­sual, pelo Ins­ti­tuto Poli­téc­nico do Porto (2000) e uma Pós-Gra­du­a­ção em Dire­ção de Foto­gra­fia Cine­ma­to­grá­fica, pela Escola Supe­rior de Cinema i Audi­o­vi­su­als de Cata­lunya – UB Uni­ver­si­dade de Bar­ce­lona (2002). O seu per­curso pro­fis­si­o­nal na área do audi­o­vi­sual começa no ano de 2002 e conta, até ao pre­sente, com inú­me­ros tra­ba­lhos na Dire­ção de Foto­gra­fia de cur­tas e lon­gas-metra­gens, publi­ci­dade e vide­o­cli­pes musi­cais.

  • João Lopes

    João LopesCrítica Cinematográfica

    Crí­tico de cinema do Diá­rio de Notí­cias e da SIC Notí­cias e argu­men­tista dos fil­mes Lá Fora (2004) e 98 Octa­nas (2006), ambos de Fer­nando Lopes.

    É rea­li­za­dor de Fer­nando Lopes Pro­va­vel­mente (2008) e pro­fes­sor da Escola Supe­rior de Tea­tro e Cinema.

  • Joana Teles Monteiro

    Joana Teles MonteiroMotion Design & Genéricos

    É Desig­ner Grá­fica e faz Dire­ção de Arte. No seu tra­ba­lho reco­nhece-se uma pai­xão pela tipo­gra­fia. Para cons­tru­ção de ima­gens grá­fi­cas faz uso e mis­tura várias téc­ni­cas.

  • Fernando Miguel Oliveira

    Fernando Miguel OliveiraMotion Design & Genéricos

    Músico, Ator e Desig­ner Mul­ti­mé­dia. Par­ti­ci­pou no filme Esqueçe tudo o que te disse e na curta Super­vodka. Cola­bora com a DEMO

  • Sara Santos

    Sara SantosComunicação Digital

    Con­sul­tora em Mar­ke­ting Digi­tal e e-com­merce em empre­sas naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais. Cola­bora com a agên­cia Inter­na­ci­o­nal iTrends na oti­mi­za­ção para moto­res de busca (SEO) da loja online por­tu­guesa da ZARA. Docente con­vi­dada no Ensino Supe­rior Público em Coim­bra e em Viseu. 

  • João Pinhão

    João PinhãoDireção de Atores e Casting

    Come­çou a tra­ba­lhar em Cinema como Assis­tente de Rea­li­za­ção, em 2000. Ao longo do tempo, foi alar­gando o seu raio de ação, fazendo tam­bém Dire­ção de Cas­ting em alguns dos seu tra­ba­lhos. É Assis­tente de Rea­li­za­ção em Cinema e Publi­ci­dade.

  • Joaquim Pinto

    Joaquim PintoDireção de Som 1 e 2

    É Cine­asta e Pro­du­tor por­tu­guês. Tra­ba­lha entre 19791987 como Enge­nheiro de Som em mais de 40 títu­los cine­ma­to­grá­fi­cos de dife­ren­tes rea­li­za­do­res, desde Manoel de Oli­veira a Alain Tan­ner, entre outros. 

  • Miguel Alves

    Miguel AlvesStoryboard

    É Mes­tre em Ilus­tra­ção e Banda Dese­nhada pela Escola Supe­rior Artís­tica de Gui­ma­rães. Deu diver­sas for­ma­ções na área do Audi­o­vi­sual e tra­ba­lhou em áreas como Story­bo­ard Artist, Ilus­tra­ção e Design de Mar­ke­ting, Ilus­tra­ção Edi­to­rial, Ilus­tra­ção Infan­til, Dese­nho de Repor­ta­gem e Ilus­tra­ção de Pro­du­tos Cul­tu­rais e Turís­ti­cos.

  • José Alberto Pinheiro

    José Alberto PinheiroHistória e Linguagem do Cinema

    Rea­li­za­dor e pro­du­tor de cinema com per­curso que vai da curta-metra­gem expe­ri­men­tal à longa-metra­gem comer­cial, pas­sando pelo docu­men­tá­rio e tele­vi­são. Espe­ci­a­lista em Artes da Ima­gem e mes­tre em Comu­ni­ca­ção Audi­o­vi­sual – Pro­du­ção e Rea­li­za­ção, pela Escola Supe­rior de Música, Artes e Espe­tá­culo. Pro­fes­sor do ensino supe­rior nas áreas de estu­dos visu­ais, vídeo e cinema. Desen­volve tra­ba­lho de inves­ti­ga­ção nos cam­pos da ima­gem em movi­mento, cul­tura popu­lar e filo­so­fia.

  • Emidio Buchinho

    Emidio BuchinhoDesigner, Montador e Operador de Som

    Licen­ci­ado em Cinema, no ramo de Som, pela Escola Supe­rior de Tea­tro e Cinema. Diplo­mado em música e gui­tarra pela Aca­de­mia de Música e Belas Artes Luísa Todi e pelo Con­ser­va­tó­rio Muni­ci­pal de Châ­teau-Thi­erry. Espe­ci­a­lista em Som para Audi­o­vi­sual e Mul­ti­mé­dia. Dou­to­rando em Ciên­cia e Tec­no­lo­gia das Artes – Infor­má­tica Musi­cal, na Uni­ver­si­dade Cató­lica Por­tu­guesa. Pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio e for­ma­dor cre­den­ci­ado em Som para Audi­o­vi­su­ais e Mul­ti­mé­dia, Música Elec­tró­nica e Expe­ri­men­tal.

  • Nuno Garcia

    Nuno GarciaColorista

    Nuno Gar­cia nas­ceu em Lis­boa onde se for­mou em Rea­li­za­ção de cinema, mas tendo come­çado a esta­giar na antiga CEE cen­tro de edi­ção espe­cial, rapi­da­mente se apai­xo­nou pela pós pro­du­ção. Começa como assis­tente de Tele­ci­nema e durante 2 anos tem a fun­ção de auxi­liar o colo­rista senior na colo­ca­ção dos rolos de pelí­cula 16mm e 35mm, fazer gra­ding one light para os edi­to­res mon­ta­rem. Pas­sado esse tempo e já como sénior colo­rista tira vários cur­sos na Rank Cin­tel e DaVinci com Stu­art Black Jones, Davinci 888 dui, DaVinci 2k e Spi­rit­Te­le­cine na empresa Light­Film. Exe­cu­tando tra­ba­lhos para todas as pro­du­to­ras naci­o­nais e estran­gei­ras de publi­ci­dade, cinema, tele­fil­mes, cli­pes de musica. Tra­ba­lhando direc­ta­mente com as equi­pas de edi­ção, com­po­si­ção de ima­gem e 3D

  • Daniel Valente

    Daniel ValenteDirector de Marketing

    Licen­ci­ado em Cinema pela Escola Supe­rior de Tea­tro e Cinema com espe­ci­a­li­za­ção em Pro­du­ção, cola­bo­rou, entre outros, na pro­du­ção da curta-metra­gem Rhoma Acans, que inte­grou a com­pe­ti­ção Ensaios Visu­ais”, da XIX edi­ção do fes­ti­val Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês (2012). É, desde 2015, ges­tor de pro­duto na NOS Audi­o­vi­su­ais, inte­grando a equipa de mar­ke­ting do catá­logo inde­pen­dente.