vlcsnap-2016-11-22-09h28m39s566.jpg

Depois do Adeus


Momen­tos SP foi uma ses­são espe­cial dedi­cada à série por­tu­guesa Depois do Adeus’ de Patrí­cia Sequeira e Sér­gio Gra­ci­ano. Neste epi­só­dio vemos uma famí­lia que, após a queda da dita­dura do Estado Novo em 1975, se vê obri­gada a regres­sar a Por­tu­gal e a aban­do­nar a vida em Angola após uma vaga de vio­lên­cia se aba­ter no país depois do anún­cio da independência. 

Neste con­texto, a his­tó­ria tende a focar-se nos acon­te­ci­men­tos do dia da revo­lu­ção a 25 de Abril e o que levou ao seu implo­dir, sendo que o que veio depois passa para um segundo plano de rele­vân­cia his­tó­rica do nosso país, espe­ci­al­mente no que toca aos retor­na­dos. Este epi­só­dio pre­tende abor­dar então uma rea­li­dade com que milha­res de pes­soas se depa­ram ao che­gar a Por­tu­gal das ex coló­nias do ultra­mar, em que per­de­ram tudo e têm de reco­me­çar as suas vidas e onde a espe­rança da revo­lu­ção deu lugar á incerteza. 

As ima­gens de arquivo dessa época que fazem parte da série mos­tram o cui­dado de uma pes­quisa minu­ci­osa para um enqua­dra­mento rea­lista, sendo esse o obje­tivo dos seus pro­du­to­res. É ainda abor­dada aqui a ins­ta­bi­li­dade polí­tica e social que se ins­tala em Lis­boa no pós-revolução.
Um epi­só­dio de Patrí­cia Sequeira, comen­tado em sala com a pre­sença da argu­men­tista Inês Gomes e dos ato­res Fátima Belo e Antó­nio Cor­deiro, bem como pelo dire­tor cri­a­tivo da série Pedro Lopes. Os Cami­nhos ficam assim mar­cado por mais uma ses­são única.

Related Posts