jorge.pelicano.director-e1412735510561.jpg

Direcção de Fotografia com Jorge Pelicano

Na sexta edi­ção do curso Cine­ma­lo­gia a for­ma­ção na área da Direc­ção de Foto­gra­fia é da res­pon­sa­bi­li­dade do rea­li­za­dor Jorge Peli­cano. Ao longo de 32 horas, divi­di­das em 2 módu­los, os for­man­dos terão a opor­tu­ni­dade de apren­der e dis­cu­tir os méto­dos que tor­nam a Direc­ção de Foto­gra­fia numa das com­po­nen­tes mais cri­a­ti­vas e expres­si­vas da cri­a­ção cinematográfica.

Nesta pri­meira ses­são os for­man­dos terão a opor­tu­ni­dade de conhe­cer os con­cei­tos bási­cos da Direc­ção de Foto­gra­fia, as fun­ções do Direc­tor de Foto­gra­fia e como coor­dena a sua equipa, bem como se rela­ci­ona com a res­tante equipa de pro­du­ção. Dado o carác­ter prá­tico do curso cine­ma­lo­gia”, os alu­nos terão ainda uma pri­meira abor­da­gem ao guião pro­du­zido, rea­li­zando-se uma aná­lise com­pa­ra­tista de vários fil­mes em rela­ção à sua com­po­si­ção, luz e som­bra. Além da aná­lise nar­ra­to­ló­gica na pers­pec­tiva da Direc­ção de Foto­gra­fia há ainda espaço para o debate entre a esté­tica e a ética e as com­po­nen­tes téc­ni­cas da for­ma­ção da ima­gem e dos tipos de câmera. A pri­meira parte desta for­ma­ção será con­cluída com a abor­da­gem aos pro­ces­sos de répe­rage (scou­ting) da pré-pro­du­ção, à ilu­mi­na­ção e à cons­tru­ção de raccords.

Cinemalogia—Rodagem-PALOMA-89

Jorge Peli­cano é licen­ci­ado em Comu­ni­ca­ção e Rela­ções Públi­cas, tendo ini­ci­ado em 2001 o seu per­curso tele­vi­sivo como um dos repór­te­res prin­ci­pais da Grande Repor­ta­gem da SIC Tele­vi­são. Em 2005 estreou-se no docu­men­tá­rio com Ainda há Pas­to­res?”, com o qual ganhou mais de uma dezena de pré­mios naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais. Em 2009 estreou o docu­men­tá­rio mul­ti­pre­mi­ado Pare, Escute, Olhe”. Em 2012, dei­xou o Jor­na­lismo e está atu­al­mente a tra­ba­lhar como Rea­li­za­dor de Docu­men­tá­rios na pro­du­tora Até ao Fim do Mundo onde aca­bou recen­te­mente o seu último tra­ba­lho Pára-me de Repente o Pen­sa­mento” galar­do­ardo com o Grande Pré­mio do Fes­ti­val Por­tu­gal Sou Eu” e o Pré­mio de Melhor Rea­li­za­dor Europ­car” na XX edi­ção dos Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês.

O per­curso for­ma­tivo con­ti­nua até ao mês de junho per­cor­rendo todas as eta­pas de cons­tru­ção cine­ma­to­grá­fica da ideia ao filme”. Saiba mais em cami​nhos​.info/​c​i​n​e​m​a​logia

Related Posts