João-Fonseca_2.jpg

Direcção de Produção com João Fonseca


A roda­gem começa com a defi­ni­ção de todas as acções e res­pec­ti­vos inter­ve­ni­en­tes. Enqua­drado nos módu­los de roda­gem, a Direc­ção de Pro­du­ção irá abor­dar, com a coor­de­na­ção de João Fon­seca, os pro­ces­sos de deci­são neces­sá­rios à fase final da pré-pro­du­ção e ini­cio de pro­du­ção de um filme. Nesta fase espera-se que os for­man­dos sejam capa­zes de pla­ni­fi­car e defi­nir o tra­ba­lho a levar a cabo durante os cinco dias em que será levada a cabo a rea­li­za­ção de A Cos­tu­rei­ri­nha”, uma pro­du­ção no âmbito da 19.ª Semana Cul­tu­ral da Uni­ver­si­dade de Coim­bra.

2016 - Rodagem “Em Banho de Paragem”

Além do tra­ba­lho de cap­tura da ima­gem e do som, é neces­sá­rio esta­be­le­cer a orga­ni­za­ção da equipa. Defi­nir os car­gos de rea­li­za­ção, direc­ção de foto­gra­fia, som, arte ou de acto­res é ful­cral para que os for­man­dos con­si­gam mon­tar as várias pers­pec­ti­vas de pro­du­ção defi­ni­das no guião, story­bo­ard e outros docu­men­tos de pla­ni­fi­ca­ção da esté­tica do filme de acordo com um orça­mento muito limi­tado. Assim, neste módulo tra­tar-se-ão os conhe­ci­men­tos e com­pe­tên­cias neces­sá­rias a essa coor­de­na­ção, assim como à coe­rên­cia artís­tica de todos os mate­ri­ais que resul­ta­rão da roda­gem. A frequên­cia nos qua­tro módu­los de roda­gem, que para além de João Fon­seca con­tam com a coor­de­na­ção de Telmo Mar­tins, Jorge Peli­canoEmi­dio Buchi­nho, tem con­di­ções espe­ci­ais. Informe-se aqui.

João Fon­seca é licen­ci­ado em Cinema pela Escola Supe­rior de tea­tro e Cinema e gra­du­ado pelo Euro­pean Audi­vi­sual Entre­pe­neurs (EAVE 2000). Come­çou a sua acti­vi­dade pro­fis­si­o­nal em 1987, tendo tra­ba­lhado em diver­sas fun­ções rela­ci­o­na­das com a pro­du­ção e rea­li­za­ção de Cinema, Publi­ci­dade e Tele­vi­são. Tra­ba­lhou em pro­du­ções naci­o­nais e co-pro­du­ções inter­na­ci­o­nais, com rea­li­za­do­res como Manoel de Oli­veira, João Bote­lho, João Canijo, Luís Gal­vão Teles, entre outros.Trabalhou como rea­li­za­dor para a série Mano­bras de Diver­são” e rea­li­zou uma curta-metra­gem De algui­dar até ao mar”. Desde 2011 tem tra­ba­lhado regu­lar­mente com a FADO FILMES sendo o res­pon­sá­vel desde essa data pela pro­du­ção dos pro­jec­tos con­cluí­dos, entre eles: A Morte de Car­los Gar­del, Gelo, Cin­zento e Negro e Refri­ge­ran­tes e Can­ções de Amor.

João Fonseca
Direção de Produção

É licen­ci­ado em Cinema pela Escola Supe­rior de tea­tro e Cinema e gra­du­ado pelo Euro­pean Audi­vi­sual Entre­pe­neurs (EAVE 2000). Come­çou a sua acti­vi­dade pro­fis­si­o­nal em 1987, tendo tra­ba­lhado em diver­sas fun­ções rela­ci­o­na­das com a pro­du­ção e rea­li­za­ção de Cinema, Publi­ci­dade e Tele­vi­são.

João Fonseca

Telmo Martins

Telmo Martins
Realização

É Rea­li­za­dor de Cinema e Tele­vi­são. Estu­dou na Uni­ver­si­dade da Beira Inte­rior onde se licen­ciou em Design e Mul­ti­mé­dia com frequên­cia de dis­ci­pli­nas dos cur­sos de Cinema e Elec­tro­me­câ­nica. Como Rea­li­za­dor ganhou vários pré­mios inter­na­ci­o­nais, de onde se des­ta­cam os três pré­mios arre­ba­ta­dos na XVII edi­ção dos Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês, com o filme Um Fune­ral à Chuva.

Jorge Pelicano
Direção de Fotografia 1 e 2

Fre­quenta o mes­trado de Comu­ni­ca­ção e Jor­na­lismo, na Facul­dade de Letras da Uni­ver­si­dade de Coim­bra. Em 2012, dei­xou o Jor­na­lismo e está atu­al­mente a tra­ba­lhar como Rea­li­za­dor de Docu­men­tá­rios na pro­du­tora Até ao Fim do Mundo onde aca­bou recen­te­mente o seu último tra­ba­lho – Pára-me de repente o pen­sa­mento.

Jorge Pelicano

Emidio Buchinho

Emidio Buchinho
Designer, Montador e Operador de Som

Licen­ci­ado em Cinema, no ramo de Som, pela Escola Supe­rior de Tea­tro e Cinema. Diplo­mado em música e gui­tarra pela Aca­de­mia de Música e Belas Artes Luísa Todi e pelo Con­ser­va­tó­rio Muni­ci­pal de Châ­teau-Thi­erry. Espe­ci­a­lista em Som para Audi­o­vi­sual e Mul­ti­mé­dia. Dou­to­rando em Ciên­cia e Tec­no­lo­gia das Artes – Infor­má­tica Musi­cal, na Uni­ver­si­dade Cató­lica Por­tu­guesa. Pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio e for­ma­dor cre­den­ci­ado em Som para Audi­o­vi­su­ais e Mul­ti­mé­dia, Música Elec­tró­nica e Expe­ri­men­tal.

Related Posts