João-Fonseca_2.jpg

Direcção de Produção com João Fonseca


A rodagem começa com a definição de todas as acções e respectivos intervenientes. Enquadrado nos módulos de rodagem, a Direcção de Produção irá abordar, com a coordenação de João Fonseca, os processos de decisão necessários à fase final da pré-produção e inicio de produção de um filme. Nesta fase espera-se que os formandos sejam capazes de planificar e definir o trabalho a levar a cabo durante os cinco dias em que será levada a cabo a realização de “A Costureirinha”, uma produção no âmbito da 19.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

2016 - Rodagem “Em Banho de Paragem”

Além do trabalho de captura da imagem e do som, é necessário estabelecer a organização da equipa. Definir os cargos de realização, direcção de fotografia, som, arte ou de actores é fulcral para que os formandos consigam montar as várias perspectivas de produção definidas no guião, storyboard e outros documentos de planificação da estética do filme de acordo com um orçamento muito limitado. Assim, neste módulo tratar-se-ão os conhecimentos e competências necessárias a essa coordenação, assim como à coerência artística de todos os materiais que resultarão da rodagem. A frequência nos quatro módulos de rodagem, que para além de João Fonseca contam com a coordenação de Telmo Martins, Jorge Pelicano e Emidio Buchinho, tem condições especiais. Informe-se aqui.

João Fonseca é licenciado em Cinema pela Escola Superior de teatro e Cinema e graduado pelo European Audivisual Entrepeneurs (EAVE 2000). Começou a sua actividade profissional em 1987, tendo trabalhado em diversas funções relacionadas com a produção e realização de Cinema, Publicidade e Televisão. Trabalhou em produções nacionais e co-produções internacionais, com realizadores como Manoel de Oliveira, João Botelho, João Canijo, Luís Galvão Teles, entre outros.Trabalhou como realizador para a série "Manobras de Diversão" e realizou uma curta-metragem "De alguidar até ao mar". Desde 2011 tem trabalhado regularmente com a FADO FILMES sendo o responsável desde essa data pela produção dos projectos concluídos, entre eles: A Morte de Carlos Gardel, Gelo, Cinzento e Negro e Refrigerantes e Canções de Amor.

João FonsecaDireção de Produção

É licenciado em Cinema pela Escola Superior de teatro e Cinema e graduado pelo European Audivisual Entrepeneurs (EAVE 2000). Começou a sua actividade profissional em 1987, tendo trabalhado em diversas funções relacionadas com a produção e realização de Cinema, Publicidade e Televisão.

João Fonseca

Telmo Martins

Telmo MartinsRealização

É Realizador de Cinema e Televisão. Estudou na Universidade da Beira Interior onde se licenciou em Design e Multimédia com frequência de disciplinas dos cursos de Cinema e Electromecânica. Como Realizador ganhou vários prémios internacionais, de onde se destacam os três prémios arrebatados na XVII edição dos Caminhos do Cinema Português, com o filme Um Funeral à Chuva.

Jorge PelicanoDireção de Fotografia 1 e 2

Frequenta o mestrado de Comunicação e Jornalismo, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2012, deixou o Jornalismo e está atualmente a trabalhar como Realizador de Documentários na produtora Até ao Fim do Mundo onde acabou recentemente o seu último trabalho - Pára-me de repente o pensamento.

Jorge Pelicano

Emidio Buchinho

Emidio BuchinhoDesigner, Montador e Operador de Som

Licenciado em Cinema, no ramo de Som, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Diplomado em música e guitarra pela Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi e pelo Conservatório Municipal de Château-Thierry. Especialista em Som para Audiovisual e Multimédia. Doutorando em Ciência e Tecnologia das Artes – Informática Musical, na Universidade Católica Portuguesa. Professor universitário e formador credenciado em Som para Audiovisuais e Multimédia, Música Electrónica e Experimental.

Related Posts