simposio-id.png

Fusões no Cinema” em Leiria


O Cinema, sendo uma das mani­fes­ta­ções artís­ti­cas mais recen­tes, nas­ceu e cres­ceu numa época dinâ­mica e tec­no­ló­gica, fun­ci­o­nando mui­tas das vezes como ins­tru­mento peda­gó­gico e edu­ca­ci­o­nal. Com um forte relevo no con­texto da apren­di­za­gem das novas tec­no­lo­gias, tem sido fun­da­men­tal como veio de pas­sa­gem de infor­ma­ção e con­teúdo for­ma­tivo, imple­men­tando e fun­dindo todas as outras cor­ren­tes artís­ti­cas que, com o Cinema, pas­sa­ram a ser pas­sí­veis de ser regis­ta­das com o espí­rito devido. Qual­quer área aca­dé­mica e cien­tí­fica pode ser ins­pi­rada pela arte e mani­fes­tada pela ima­gem em movi­mento, cri­ando uma sim­bi­ose entre aquilo que quer ser mos­trado e como se quer que se mos­tre. O foco da câmara passa por vezes a repre­sen­tar aquilo que a boca daquele que ensina quer trans­mi­tir, inau­gu­rando mui­tas das vezes um diá­logo que – tendo o filme como plú­mula – se torna mais trans­ver­sal. Esti­mu­lando a dis­cus­são esperta-se cumu­la­ti­va­mente o conhe­ci­mento, que é assim ana­li­sado sob um ponto de vista aca­dé­mico e edu­ca­tivo.

III Sim­pó­sio, este ano rea­li­zado con­ve­ni­en­te­mente num espaço inti­tu­lado Museu da Ima­gem e do Movi­mento (m|i|m|o) em Lei­ria, pre­tende apre­sen­tar-se como um lugar de cul­tivo do inte­resse pelo cinema. Atra­vés da apre­sen­ta­ção e dis­cus­são de tra­ba­lhos de pes­quisa aca­dé­mica, criar-se-ão momen­tos de dis­cus­são para o esco­lar e curi­oso, unindo-se estes pelos refle­xos e influên­cias que o Cinema imple­menta na soci­e­dade con­tem­po­râ­nea.

Programa III Simpósio Fusões no Cinema”
m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento – Leiria

24 Novembro

9h00
Ses­são de Aber­tura
9h30
Mesa Redonda

Fusões no Cinema”

10h30
Cof­fee Break
11h00

Paula Tava­res, IPCA – Poli­téc­nico do Cávado e do Ave:
O lugar do cinema de ani­ma­ção no ensino supe­rior”

Som­bra – Um espaço pic­tó­rico”
Patrí­cia Rosas Prior, Fun­da­ção Calouste Gul­ben­kian

Inter­se­ção nar­ra­tiva entre cinema e tec­no­lo­gia: Con­ver­gên­cias e diver­gên­cias”
Flá­vio Hobo, Uni­ver­si­dade da Beira Inte­rior

12h30
Almoço
14h00

Cris­tina Hague­nauer, Univ. Fede­ral Rio de Janeiro:
Rea­li­dade Vir­tual e Ambi­en­tes Imer­si­vos”

Denise Camillo Duarte, EBC – Empresa Bra­sil de Comu­ni­ca­ção:
O Tea­tro de Ques­ti­o­na­mento e o Guião Sub­je­tivo de Cunha de Lei­ra­della”.

Pro­ces­sos cri­a­ti­vos, ina­ca­ba­mento e fan­ta­sia no filme O Sol do Mar­me­leiro”
Mónica Bap­tista, Escola Supe­rior de Tea­tro e Cinema

Prá­ti­cas híbri­das, ter­ri­tó­rios nôma­des: impli­ca­ções esté­ti­cas cine­ma­to­grá­fi­cas”
Dio­na­tan Daniel da Rosa, Uni­ver­si­dade do Estado de Santa Cata­rina

15h30
Cof­fee Break
16h00

Maria Fátima Nunes, Ins­ti­tuto Uni­ver­si­tá­rio da Maia:
Antro­po­lo­gia e artes em diá­logo”.

Diá­lo­gos Arte e Ciên­cia uma apro­xi­ma­ção antro­po­ló­gica”
Car­los Miguel Rodri­gues, Asso­ci­a­ção Nova­Terra, Asso­ci­a­ção Cul­tu­ral Arte e Ambi­ente

Jonathas de Andrade entre O levante (2012) e O caseiro (2016)”
Mar­cela Matos Nhedo, Uni­ver­si­dade Esta­dual de Cam­pi­nas

Fusão de Artes no Cinema – um Estudo de Caso em Moçam­bi­que”
Este­vão José Fili­mão, Ins­ti­tuto Supe­rior de Artes e Cul­tura, Moçam­bi­que

25 Novembro

09h00

Elsa Rodri­gues, Cen­tro de Estu­dos Clás­si­cos e Huma­nís­ti­cos, Uni­ver­si­dade de Coim­bra:
Star Wars: Ética e Vir­tude numa galá­xia dis­tante”

O Cinema e a Dança: o olhar e o movi­mento”
Sér­gio Bor­dalo e Sá, INET-MD, Ins­ti­tuto de Etno­mu­si­co­lo­gia – Cen­tro de Estu­dos em Música e Dança

El cine de Romero en el ocio elec­tró­nico”
Jose Anto­nio Rodrí­guez Gomez, Uni­ver­si­dade de Cór­doba, Espa­nha

Revi­si­ting the Kuleshov Expe­ri­ment: New Com­pu­ta­ti­o­nal Appro­a­ches to Film Edi­ting”
Nuno Almeida, Bruna Sousa, Pedro Mar­tins & José de Car­va­lho, Uni­ver­si­dade de Coim­bra:

10h30
Cof­fee Break
11h00

Raquel Pacheco, Uni­ver­si­dade Autó­noma de Lis­boa:
Cinema e Edu­ca­ção. Estu­dos de Caso no Bra­sil e em Por­tu­gal”

Três Fil­mes Anti­gos de Mato­si­nhos: Poten­ci­a­li­da­des de Explo­ra­ção Peda­gó­gico-Didá­tica”
Elvira Rodri­gues, Uni­ver­si­dade Cató­lica do Porto

Cinema e Edu­ca­ção. Con­ver­gên­cias para a For­ma­ção Cul­tu­ral, Social e Artís­tica”
J. Antó­nio Moreira, Univ. Aberta & Vitor Fer­reira, Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês:

12h30
Almoço
14h00

Cris­tina Hague­nauer, Univ. Fede­ral Rio de Janeiro & J. Antó­nio Moreira, Univ. Aberta:
Um modelo peda­gó­gico vir­tual para a des­cons­tru­ção de ima­gens em movi­mento e o seu impacto no auto­con­ceito de estu­dan­tes do Ensino Supe­rior”

O Cinema na Aula de His­tó­ria: a dupla face de Janus? Con­tri­bu­tos de um Estudo Explo­ra­tó­rio”
Elvira Rodri­gues, Uni­ver­si­dade Cató­lica do Porto & Joa­quim Escola, UTAD

Uti­li­za­ção de fil­mes na edu­ca­ção para pro­mo­ção de ati­tu­des de cida­da­nia e soli­da­ri­e­dade”
Rubia Fon­seca & Joa­quim Escola, UTAD

Cinema e Cida­da­nia: Uma inte­ra­ção peda­gó­gica em con­texto esco­lar”
Antó­nio Cruz Lean­dro, Agru­pa­mento Esco­las Oli­veira do Bairro

10h30
Cof­fee Break
16h00

Gerardo Ojeda , Univ. Autó­noma de Madrid:
Cine Cien­tí­fico y Edu­ca­tivo: un reco­no­ci­mi­ento a su evo­lu­ción his­tó­rica”

Cinema, Legen­das e Público Infanto-Juve­nil: um Desa­fio”
Rita Mene­zes, Escola Supe­rior de Edu­ca­ção e Ciên­cias Soci­ais, IPL

O Cinema no ensino da His­tó­ria e Geo­gra­fia: um estudo de caso”
Fran­cisco Pereira, Univ. Porto

O con­trolo de ges­tão no setor audi­o­vi­sual: uma inves­ti­ga­ção com estu­dos de caso múl­ti­plos”
Inês Cas­tro, INESC TEC, e João Oli­veira, FEP.

10h30
Cof­fee Break

26 Novembro

09h00

Cata­rina Bur­nay & Pedro Lopes, Cen­tro de Estu­dos de Comu­ni­ca­ção e Cul­tura UCP; OBITEL
Por­tu­gal: a tele­no­vela, pro­duto-âncora dos canais free-to-air”

A Escrita sobre Fic­ção Lite­rá­ria como Ins­tru­mento Cri­a­tivo e Meto­do­ló­gico”
Mónica Bap­tista, Escola Supe­rior de Tea­tro e Cinema

Dublar ou não dobrar, eis a ques­tão”
Fábio Lucindo, Uni­ver­si­dade de Coim­bra

10h30
Cof­fee Break
11h00

Maria do Céu Mar­ques, Uni­ver­si­dade Aberta
Rea­li­dade e Fan­ta­sia no Uni­verso de Tim Bur­ton”

Diálogo(s) inte­rar­tes no texto fíl­mico Glory”
Cons­tança Silva Coe­lho, CEMRI – Cen­tro de Estu­dos das Migra­ções e Rela­ções Inter­cul­tu­rais, Univ. Aberta.

Cinema filo­só­fico: como os fil­mes podem filo­so­far”
Diana Neiva, Uni­ver­si­dade do Porto

Diá­lo­gos entre Lite­ra­tura e Cinema: per­so­na­gens adap­ta­dos em Estive em Lis­boa e lem­brei de você”
Leo­ma­ris Aires, Uni­ver­si­dade Fede­ral de Santa Cata­rina

12h30
Almoço
14h00

Edu­ardo Cin­tra Tor­res, Facul­dade de Ciên­cias Huma­nas, UCP
Cinema e Tele­vi­são: um roteiro de dife­ren­ças e apro­xi­ma­ções”

15h00

Encer­ra­mento III Sim­pó­sio Inter­na­ci­o­nal Fusões no Cinema

  • Morada

    Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês
    Rua Padre Antó­nio Vieira
    Ed. AAC, 1.º piso
    3000 – 315 Coim­bra

  • Contatos

    Tel: +351 239 851 069
    [email protected]

Related Posts