Edição de Som & Imagem

 

 

João Braz

João Braz, 44 anos, aprendeu montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema. Montou dezenas de longas-metragens, documentários, assim como séries e filmes publicitários. Entre eles estão ”Alice”, “Noite Escura”, “Filme do Desassossego”, “Crime do Padre Amaro”, “Como desenhar um circulo perfeito”, “Linha Vermelha” e “Sangue do meu sangue”.

Recebeu o prémio de Melhor Montagem pelo filme “Fantasia Lusitana”, na XVII.ª Edição do Festival Caminhos do Cinema Português e em três edições do Cineport – Festival de Cinema dos Paises de lingua Portuguesa, o prémio de melhor montagem com os filmes “Noite Escura”, “Alice” e “Mal Nascida” Leccionou diversos workshops como “Cinemalogia – Montagem” nos Caminhos do Cinema Português em Coimbra, “Ver cinema” na Casa das Histórias / Museu Paula Rego em Cascais ou ainda “Ver o Invisivel” para o “Estaleiro- Festival de Vila do Conde”. Deu aulas nos cursos de Mestrado de Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema e na Universidade Lusófona.

Preço do Módulo

 60€ / Sócio CEC
 70€ / Estudante
 80€ / Público-Geral
 
 
 

 
 

Edição de Som & Imagem

26 + 27 de Abril + 1 de Maio de 2014
Departamento de Engenharia Informática, Universidade de Coimbra
9:00 — 18:00

A Montagem, sendo nuclear no Cinema, é quase sempre invisível e apenas se pode ter pistas por vezes da sua presença. Esta qualidade da invisibilidade deve-se por um lado à relação com a linguagem clássica cinematográfica, de através da montagem se criar a ilusão de espaço e tempo na acção de um filme e por outro lado, não estando presente, não sabermos o que aconteceu na sala de montagem. A montagem é em grande parte escolher, tomar decisões e eliminar. Sem estar presente neste processo de selecção e decisões permanente dificilmente poderemos ter uma noção precisa de como o montagem influenciou determinantemente um filme. Neste curso vamos ver como devemos tomar essas decisões e qual o melhor caminho a seguir.

Iremos explorar também qual o papel da Montagem no processo criativo de um filme e como se interpreta o argumento e como se confrontam as expectativas e os resultados da rodagem do filme

Plano de Sessão

— Introdução à edição não-linear
— Workflows e planeamento do processo de edição
— Importação, sincronismo e organização do material
— Análise e escolha
— Prática de edição
— visionamento e discussão da montagem
— preparação para misturas sonoras
— Correcção de cor e finalização

Ver Mapa