Imagem II — Iluminação

Plano

Na construção de um filme a luz é um dos elementos muito importantes na criação da atmosfera e na definição do carater visual das cenas. Beneficia da colaboração muito próxima entre o diretor de fotografia, o decorador, o guarda-roupa e a caraterização. Pressupõe ainda o diálogo constante com o realizador antes e durante as filmagens.

A. ASPECTO TÉCNICO DA IMAGEM
. o acto de filmar: o quê, como, e porquê
. a equipe
. equipamentos técnicos
. a câmara de filmar
. o movimento em cinema
. as objectivas
. a escala dos planos.
. a luz e enquadramento.
. a luz e os espaço
. as fontes de luz
. a noite em cinema

B. ASPECTO CRIATIVO da IMAGEM

. a técnica como meio e não como fim.
. exemplificações e exercícios práticos num espaço/estúdio.

 

 

 

 

Info

Data
2 e 3 de Março de 2013

Duração
16 horas

Horário
9:00 – 18:00

Acácio de Almeida

Começou a sua carreira como diretor de fotografia em 1970 com o filme «O Cerco» realizado por António da Cunha Telles. Assinou a fotografia de mais de uma centena de filmes de realizadores como Solveig Nordlund, Margarida Gil, Rita Azevedo Gomes, Teresa Vilaverde, Valéria Sarmiento, António Reis e Margarida Cordeiro, João César Monteiro, Jorge Silva Melo, Manoel de Oliveira, José Fonseca e Costa, Alberto Seixas Santos, Paulo Rocha, João Botelho, Alain Tanner, Benoît Jacquot, Raul Ruiz, José Alvaro Morais, Jean-Daniel Pollet, etc… Dirige sporadicamente masterclasses, seminários e workshops sobre a fotografia no cinema em Portugal e Espanha. Também criou a iluminação de espetáculos de teatro, nomeadamente com Solveig Nordlund.

Local
Estúdios UCV
Casa das Caldeiras
Rua Padre António Vieira
3000-315 Coimbra, Portugal