aaaaa.jpg

Início dos trabalhos do II Simpósio Internacional – As Fusões no Cinema

Tem ini­cio ama­nhã o II Sim­pó­sio Inter­na­ci­o­nal Fusões no Cinema. Inte­grado no XXI Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês, e a decor­rer até sábado nas ins­ta­la­ções de Coim­bra da Uni­ver­si­dade Aberta, o encon­tro enquan­dra-se no esforço do fes­ti­val de pro­mo­ver a cri­a­ção e divul­ga­ção de conhe­ci­mento sobre o cinema.

Depois do sucesso da edi­ção inau­gu­ral no ano tran­sacto, o II Sim­pó­sio alarga o âmbito das comu­ni­ca­ções apre­sen­ta­das para incluir todas as fusões na sétima arte. Os tra­ba­lhos ini­ciam-se às nove da manhã com uma mesa redonda onde esta­rão os jura­dos do fes­ti­val Maria Vieira e Lauro Antó­nio.

A par­tir das onze da manhã é aberto o pri­meiro pai­nel onde serão dis­cu­ti­das as poten­ci­a­li­da­des do cinema nar­ra­tivo e sua rela­ção com o momento didác­tico da sétima arte. Apren­der com o cinema: da nar­ra­tiva à didác­tica, é o tema do pai­nel que abre o Sim­pó­sio e terá como ora­do­res con­vi­da­dos Luis M. Alves, da Uni­ver­si­dade do Porto e Pedro Alves, da Uni­ver­si­dade Cató­lica do Porto.

Ao longo do dia mais três pai­néis terão lugar, subor­di­na­dos as temas tão diver­sos como o Web­do­cu­men­tá­rio e a Inte­rac­ti­vi­dade ou as visões dife­ren­tes da Arqui­tec­tura no Cinema. Até ao final do Sim­pó­sio, sábado dia 5 de Dezem­bro, ainda existe a pos­si­bi­li­dade de assis­tir a comu­ni­ca­ções que abor­da­rão temas como o cru­za­mento do Cinema com a Lite­ra­tura, às nove da manhã de dia 4; com a Pin­tura ou com a Foto­gra­fia este­ros­có­pica do século XIX no mesmo dia à tarde e por fim como ultra­pas­sar as difi­cul­da­des da Tra­du­ção e Legen­da­gem no sábado de manhã.

O pro­grama com­pleto do II Sim­pó­sio Inter­na­ci­o­nal Fusões no Cinema pode ser con­sul­tado em cami​nhos​.info/​p​t​/​p​r​o​g​r​a​m​a​-​i​i​-​s​i​m​p​o​s​i​o​-​i​n​t​e​r​n​a​c​ional. Para assis­tir às comu­ni­ca­ções é neces­sá­ria ins­cri­ção pré­via que pode ser efec­tu­ada em cami​nhos​.info/​p​t​/​s​i​m​p​o​s​i​o​/​s​i​m​p​o​s​i​o​-​i​n​s​c​r​i​c​a​o​/​i​n​s​c​r​i​c​a​o​-​s​i​m​p​o​s​i​o​-​p​u​b​l​i​c​o​-​geral.

Related Posts