Cinema Científico em Contexto Educativo e Artístico


RESUMO

A divul­ga­ção das des­co­ber­tas cien­tí­fi­cas ao grande público tem que ultra­pas­sar a dis­tân­cia que separa o conhe­ci­mento cien­tí­fico do saber comum. Para se con­se­guir esta divul­ga­ção é neces­sá­rio cons­truir um tipo de nar­ra­tiva ou enun­ci­ado para que este conhe­ci­mento fique adap­tado ao público-alvo, tor­nando-se atra­tivo e inteligível.
O século XIX des­ta­cou-se na área da divul­ga­ção cien­tí­fica, ini­ci­al­mente pela lite­ra­tura e pos­te­ri­or­mente pelas téc­ni­cas foto­grá­fi­cas, e pelo cinema. Estas novas téc­ni­cas per­mi­tiam aos inves­ti­ga­do­res não só a aná­lise do movi­mento, mas tam­bém do que não era visí­vel a olho nu, por ser dema­si­ado pequeno ou dema­si­ado grande, muito lento ou muito rápido.
As carac­te­rís­ti­cas da nar­ra­tiva do cinema docu­men­tal cien­tí­fico impli­cam a sim­pli­fi­ca­ção do enun­ci­ado divul­ga­tivo, para melhor com­pre­en­são do público, mas sem que se perda a par­ti­cu­la­ri­dade do campo espe­ci­fico da ciên­cia que se pre­tende divulgar. 

DATA & LOCAL

78 de Janeiro de 2017
9h0018h00 (8h pre­sen­ci­ais + 18h online ou 26h online)

(Ins­cri­ções até 26.Dez.2016)

Con­ser­va­tó­rio de Música de Coimbra


Con­di­ção Preço
Estu­dan­tes 70
Público 90

PLANO DA SESSÃO

– A cine­ma­to­gra­fia e inves­ti­ga­ção científica.
– Ela­bo­ra­ção da nar­ra­tiva para Cinema Científico.
– Regis­tos cine­ma­to­grá­fi­cos na ciên­cia experimental.
– Tipos de téc­ni­cas de filmagem.
– Prá­ti­cas de micros­co­pia e de microcinematografia.


Formadores

Pedro BrancoCinema Científico em Contexto Educativo e Artístico

Licen­ci­ado em Design de Equi­pa­mento pela Escola Supe­rior de Artes e Design em Mato­si­nhos e em Medi­cina pela Facul­dade de Medi­cina da Uni­ver­si­dade do Porto. Espe­ci­a­lista em Medi­cina Física e de Rea­bi­li­ta­ção e Medi­cina Des­por­tiva. É Inves­ti­ga­dor Cola­bo­ra­dor na Uni­dade Móvel de Estu­dos do Local (ELO) da Uni­ver­si­dade Aberta. 

Pedro Branco


Outros Módulos