Marketing Cinematográfico


RESUMO

A cadeia de valor do cinema e a impor­tân­cia do dis­tri­bui­dor. A con­jun­tura e as novas ten­dên­cias. Os obje­ti­vos a atin­gir com o filme e a melhor estra­té­gia a imple­men­tar na per­se­cu­ção des­ses obje­ti­vos. A ava­li­a­ção da obra (enquanto pro­duto comer­cial) e os mate­ri­ais de pro­mo­ção. Aná­lise SWOT e plano de mar­ke­ting. As ques­tões basi­la­res: data de estreia, número de salas de estreia e inves­ti­mento em publi­ci­dade. São estes os temas que vamos dis­cu­tir, recor­rendo a bons e maus exem­plos, e seguindo um modelo de negó­cio devi­da­mente estru­tu­rado para dis­tri­bui­ção de um filme.

DATA & LOCAL

4 de Junho de 2017
9h00 — 18h00 (8h)

Depar­ta­mento de Enge­nha­ria Infor­má­tica da Uni­ver­si­dade de Coim­bra
Pólo 2


Con­di­ção Preço
Estu­dan­tes 60
Público 80

PLANO DA SESSÃO

1. MERCADO
1.1. Mer­cado Cine­ma­to­grá­fico em Portugal
1.1.2. Top Filmes
1.1.3. Distribuição
1.1.3. Exibição
1.1.4. Produção

1.2. Evo­lu­ção do negócio
1.2.1 Quo­tas de mercado
1.2.2 Novas tendências

2. DISTRIBUIÇÃO DE CINEMA INTERNACIONAL
2.1. Tipo­lo­gia de negócio
2.1.1. Gran­des estú­dios (Majors)
2.1.2. Pro­du­to­res independentes

3. DISTRIBUIÇÃO DE CINEMA NACIONAL
3.1. A impor­tân­cia do dis­tri­bui­dor na cadeia de valor do cinema
3.1.1. Van­ta­gens e des­van­ta­gens em tra­ba­lhar com um distribuidor
3.1.2. Obje­ti­vos e com­pe­tên­cias do distribuidor

3.2. Veto­res de ori­en­ta­ção na dis­tri­bui­ção do cinema português
3.2.1. Fil­mes com poten­cial comercial
3.2.2. Fil­mes com valor artís­tico e cultural
3.2.3. Filme não subsidiados
3.2.4. Outros

3.3. Ava­li­a­ção da par­ce­ria de distribuição
3.3.1. Apre­sen­ta­ção do Projeto
3.3.2. Medi­ção de expetativas
3.3.3. Modelo de negócio
3.3.4. Defi­ni­ção contratual

3.4. Mate­ri­ais
3.4.1. Filme
3.4.2. Trailer
3.4.3. Cartaz
3.4.4. Outros

3.5 Defi­ni­ção da data de estreia
3.5.1. Con­cor­rên­cia (com­pe­ti­tive)
3.5.2. Jane­las de oportunidade

4. MARKETING
4.1. Defi­ni­ção do tar­get do filme

4.2. Aná­lise comparativa
4.2.1. Iden­ti­fi­ca­ção de títu­los similares
4.2.2. Reco­lha de dados

4.3. Ava­li­a­ção da concorrência

4.4. Aná­lise SWOT
4.4.1. Iden­ti­fi­ca­ção de van­ta­gens e desvantagens
4.4.2. Des­cri­mi­nar pon­tos fra­cos e pon­tos fortes

4.5. Plano de Marketing
4.5.1. Salas de Estreia
4.5.2. Esti­ma­tiva de espe­ta­do­res e bilheteria
4.5.3. Cus­tos expec­tá­veis com pro­du­ção e logística
4.5.4. Bud­get de marketing

5. PROMOÇÃO
5.1. Mate­ri­ais de Cinema
5.1.1. A impor­tân­cia da expo­si­ção nas salas de cinema
5.1.2. Tipos de materiais

5.2. Par­ce­rias
5.2.1. Par­cei­ros de Media
5.2.2. Par­cei­ros Institucionais
5.2.3. Outros

5.3. Publi­ci­dade
5.3.1. Televisão
5.3.2. Rádio
5.3.3. Outdoor
5.3.4. Imprensa
5.3.5. On-line

5.4. Comu­ni­ca­ção
5.4.1. Visi­o­na­mento de Imprensa
5.4.2. Encon­tro com a imprensa (Jun­ket)
5.4.3. Antestreia
5.4.4. Roadshows
5.4.5. Mate­rial de suporte à divulgação

5.5. For­ma­tos alternativos

6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
6.1. Defi­nir datas de imple­men­ta­ção para todas as tarefas
6.1.1. Diag­nos­ti­car poten­ci­ais desvios
6.1.2. Esti­mar o impacto de even­tu­ais desvios

7. PÓS-ESTREIA EM CINEMA
7.1. Exi­bi­ção em cinema
7.1.1. Regras de mercado
7.1.2. Con­ti­nui­dade da exibição
7.1.3. Pres­ta­ção de contas

7.2. Jane­las de explo­ra­ção seguintes

8. ESTUDO DE CASOS
8.1. Bons e maus exemplos


Daniel Valente

Daniel ValenteDirector de Marketing

Licen­ci­ado em Cinema pela Escola Supe­rior de Tea­tro e Cinema com espe­ci­a­li­za­ção em Pro­du­ção, cola­bo­rou, entre outros, na pro­du­ção da curta-metra­gem Rhoma Acans, que inte­grou a com­pe­ti­ção Ensaios Visu­ais”, da XIX edi­ção do fes­ti­val Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês (2012). É, desde 2015, ges­tor de pro­duto na NOS Audi­o­vi­su­ais, inte­grando a equipa de mar­ke­ting do catá­logo independente.


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