Direcção de Som

22 de Feve­reiro 2015

RESUMO

A uti­li­za­ção expres­siva de som em arti­cu­la­ção com a ima­gem é, desde há muito, jus­ta­mente con­si­de­rada uma parte essen­cial de qual­quer pro­du­ção cine­ma­to­grá­fica ou audi­o­vi­sual, jus­ti­fi­cando-se o seu tra­ta­mento inde­pen­dente. Abor­dar-se-ão aqui os conhe­ci­men­tos e com­pe­tên­cias rela­ci­o­na­das com a uti­li­za­ção de som para fins audi­o­vi­su­ais desde, por exem­plo, a acús­tica e pro­pa­ga­ção do som em dife­ren­tes tipos de espaço aos diver­sos equi­pa­men­tos de cap­ta­ção e registo sonoro. 

A for­ma­ção terá uma parte teó­rica onde serão abor­da­dos os aspec­tos téc­ni­cos, come­çando pela apre­ci­a­ção do guião que os for­man­dos pro­du­zi­ram para se ter noção do equi­pa­mento neces­sá­rio à pro­du­ção, os tipo de deco­res em que se irá tra­ba­lhar e a impor­tân­cia de os conhe­cer pre­vi­a­mente, ante­ci­pando, em con­junto com a pro­du­ção e rea­li­za­ção, even­tu­ais pro­ble­mas para o depar­ta­mento de som.

Será igual­mente abo­rada a impor­tân­cia da rela­ção do Depar­ta­mento de Som não só com os depar­ta­men­tos téc­ni­cos, mas tam­bém com o depar­ta­mento de arte (guarda roupa, decoração,etc.).

A parte prá­tica irá pre­pa­rar os for­man­dos para rea­li­za­ção do da curta metra­gem do curso. Nesta parte será intro­du­zida a temá­tica da impor­tân­cia dos micro­fo­nis­tas, a sua cor­recta colo­ca­ção tanto de lapela ou de per­che, o tipo de com­por­ta­mento que deve­mos ter na roda­gem com acto­res e com todos os depar­ta­men­tos, os momen­tos que nos per­ten­cem e os que deve­mos res­pei­tar, assim como, as várias for­mas de eli­mi­nar ruí­dos inde­se­já­veis, entre outros aspec­tos.

PLANO DA SESSÃO

- Som: Como é cap­tado o som
– Micro­fo­nes: Tipos e Carac­te­rís­ti­cas
– Equi­pa­men­tos téc­ni­cos nos acto­res
– Per­ches, Pro­tec­ções de Vento e outros equi­pa­men­tos; como mini­mi­zar o ruído
– O Depar­ta­mento de som na roda­gem
– A impor­tân­cia do som ambi­ente
– Exer­cí­cios de cap­ta­ção de som

DATA & LOCAL

22 de Feve­reiro
9:00 — 18:00

Colé­gio de São Jeró­nimo, Pólo 1
Uni­ver­si­dade de Coim­bra

Admissão

Con­di­ção Preço Data de Ins­cri­ção
Sócios CEC & Juni­o­res 35 2014÷12÷18
Estu­dan­tes 55 2014÷12÷18
Público Early Bird 55 2014÷12÷05
Público Geral 70 2014÷12÷18
Ins­cri­ção

Formador

Pedro Melo
Director de Som

Pedro Melo é Direc­tor de Som e pos­sui for­ma­ção em música, tendo fre­quen­tado o con­ser­va­tó­rio naci­o­nal de música. Em miúdo foi cha­mado para inter­pre­tar peque­nos papéis em cinema e publi­ci­dade. Foi aos 8 anos que teve o pri­meiro con­tacto com roda­gens pro­fis­si­o­nais.

Pedro Melo

Outros Módulos

  • Realização

    Realização

    A Rea­li­za­ção passa pela coor­de­na­ção cri­a­tiva e téc­nica de toda a equipa de fil­ma­gens (ima­gem e som), impondo uma uni­dade esté­tica e uma orga­ni­za­ção fun­ci­o­nal às con­tri­bui­ções de todos os que cola­bo­ram na pro­du­ção do filme.

    2831 de Março
    Sócios CEC & Juni­o­res 100
    Estu­dan­tes 130
    Early Bird 160
    Público Geral 200€ 

  • Direcção de Fotografia <span class="numbers">1</span>

    Direcção de Fotografia 1

    Com o objec­tivo de trans­mi­tir os conhe­ci­men­tos téc­nico-artís­ti­cos da impor­tân­cia do papel do Direc­tor de Foto­gra­fia (DF), a sua comu­ni­ca­ção com o rea­li­za­dor e sobre a forma como ele cons­troi e gere a sua equipa, o pri­meiro módulo, teó­rico, abor­dará os 3 aspec­tos essen­ci­ais da ima­gem: os artís­ti­cos, os téc­ni­cos e a equipa da DF.

    21 de Feve­reiro
    Sócios CEC & Juni­o­res 35
    Estu­dan­tes 55
    Early Bird 55
    Público Geral 70 

  • Direcção de Fotografia <span class="numbers">2</span>

    Direcção de Fotografia 2

    Nesta segunda parte deste módulo, com­ple­ta­mente prá­tico, que acom­pa­nhará dois dias de roda­gem, serão colo­ca­dos em prá­tica os con­cei­tos e téc­ni­cas ensi­na­das no módulo Direc­ção de Foto­gra­fia 1. O guião será lido e pla­ni­fi­cado junto com a rea­li­za­ção para que, em cada fia de roda­gem, se saiba o que fazer e como, por forma a gerir a equipa e dis­tri­buir o tra­ba­lho. Desta aná­lise, o DF deter­mi­nará que dis­tân­cias focais usar, que pro­fun­di­dade de campo alcan­çar, que posi­ção de camara e que menus uti­li­zar. O DF irá deci­dir que ilu­mi­na­ção usar, que equi­pa­mento uti­li­zar e que aces­só­rios levar. O DF deter­mi­nará o cha­mado dese­nho de luz com posi­ci­o­na­mento de pro­jec­to­res, que lam­pa­das, fil­tros difu­so­res e demais aces­só­rios uti­li­zar para garan­tir o efeito lumí­nico e cro­má­tico pre­ten­dido. Todo este pro­cesso será expli­cado ao longo des­tes 2 dias de roda­gem, res­pon­dendo às ques­tões que os for­man­dos vão colo­cando.

    2829 de Março
    Sócios CEC & Juni­o­res 50
    Estu­dan­tes 60
    Early Bird 75
    Público Geral 100€ 

  • Direcção de Som

    Direcção de Som

    A uti­li­za­ção expres­siva de som em arti­cu­la­ção com a ima­gem é, desde há muito, jus­ta­mente con­si­de­rada uma parte essen­cial de qual­quer pro­du­ção cine­ma­to­grá­fica ou audi­o­vi­sual, jus­ti­fi­cando-se o seu tra­ta­mento inde­pen­dente.

    22 de Feve­reiro de 2015

    Sócios CEC & Juni­o­res 35
    Estu­dan­tes 55
    Early Bird 55
    Público Geral 70