Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria

Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria Gonçalo Lopes

A promoção das artes é uma aposta do Município de Leiria que não poderia deixar de se associar ao festival Caminhos do Cinema Português. Acreditamos que a aposta na democratização do acesso à arte e a formação de novos públicos é a receita certa para a criação de condições de sustentabilidade da produção cultural e para que esta se afirme, nas suas diversas expressões, como um pilar estruturante de uma sociedade moderna, culta, tolerante e solidária. (...)


Acre­di­ta­mos que este fes­ti­val, pela dimen­são e filo­so­fia que assume, con­tri­bui tam­bém para a aber­tura de novos cami­nhos ao cinema por­tu­guês, que vive um momento par­ti­cu­lar­mente feliz, com a afir­ma­ção de novos valo­res, com mere­cido reco­nhe­ci­mento naci­o­nal e inter­na­ci­o­nal.

A rea­li­za­ção deste impor­tante evento, com âncora em Coim­bra e que agora se estende a Lei­ria, é igual­mente prova de que há cul­tura para além dos gran­des cen­tros e exem­plar do enge­nho que os agen­tes cul­tu­rais locais têm demons­trado para ultra­pas­sar as difi­cul­da­des orça­men­tais no país, par­ti­cu­lar­mente sen­sí­veis neste domí­nio.

Saúdo, por isso, a orga­ni­za­ção do fes­ti­val Cami­nho do Cinema Por­tu­guês expresso votos de grande sucesso para a edi­ção de 2016.