Sua Excelência O Ministro da Cultura

Sua Excelência O Ministro da Cultura Luís Castro Mendes

Na 22ª edição, o festival Caminhos do Cinema Português tem sabido acompanhar a energia e a qualidade que têm marcado a produção cinematográfica nacional. Ano após ano, Coimbra torna-se palco de um evento que cumpre aquele que é hoje um desafio e um objetivo das políticas culturais: democratizar o acesso à cultura, desenhando programas para a captação de novos públicos. A produção cinematográfica portuguesa é cada vez mais reconhecida internacionalmente mas aos Caminhos do Cinema chegam não só as obras que já fizeram percurso pelos (...)

diver­sos fes­ti­vais, mas tam­bém os fil­mes de jovens rea­li­za­do­res, tanto por­tu­gue­ses, como estran­gei­ros, numa pro­gra­ma­ção de ser­viço público, ao espec­ta­dor e ao autor.
Vale a pena lou­var tam­bém mais uma incur­são do Cami­nhos nos ter­re­nos da refle­xão e do pen­sar o cinema nas suas diver­sas ver­ten­tes, com o III Sim­pó­sio Inter­na­ci­o­nal Fusões no Cinema, este ano subor­di­nado à fusão e inter­li­ga­ção com outras artes, tec­no­lo­gias e tele­vi­são.
O pro­grama do fes­ti­val para 2016 tem todos os ingre­di­en­tes para ser um sucesso pelo que se saúda a orga­ni­za­ção desta 22ª edi­ção dos Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês.