Telmo Martins Realização

É Realizador de Cinema e Televisão. Estudou na Universidade da Beira Interior onde se licenciou em Design e Multimédia com frequência de disciplinas dos cursos de Cinema e Electromecânica. Como Realizador ganhou vários prémios internacionais, de onde se destacam os três prémios arrebatados na XVII edição dos Caminhos do Cinema Português, com o filme Um Funeral à Chuva.

Como realizador e produtor, realizou a longa-metragem Um Funeral à Chuva (2010); a curta-metragem Rupofobia (2005) presente em dezenas de festivais de cinema pelo mundo inteiro, conquistou o prémio vencedor de melhor ficção no Festival Nacional de Vídeo e Cinema OVARVÍDEO 2005, foi seleccionado pela rede internacional de cinema NISIMASA (França), foi seleccionado entre os filmes de 15 países para integração no DVD Young Directors from Europe, distribuído em 15 Países e legendado em 5 idiomas, venceu o prémio do público no festival Caminhos do Cinema Português, assim como o prémio de Melhor Filme no International Film Festival of Byala Reka, foi comprada exibída no reconhecido canal de cinema Eurochannel pelo mundo inteiro e selecionado, representando Portugal, para fazer parte de Uma Volta Pela Europa em 27 Curtas-Metragens promovido pelo Eurochannel. Rupofobia foi ainda editado em DVD pela Fnac e distribuído comercialmente em cinema pela Lusomundo.

Em 3D “Heróis Culturais”(2010) e Divina Intervenção (2011) ambos finalistas no Prémio Zon Criatividade, e o documentário em 3D “Patrimonium” (2008). Produziu e realizou ainda dezenas de filme promocionais e publicitários, a Curta Metragem Crosswalk (2007), que conquistou o prémio vencedor ISTOCK PHOTO no International Video Contest (Canadá) e o prémio Vencedor FESTROIA no Sapo Videos. Foi Realizador e Produtor da 1ª Curta Metragem Portuguesa de Animação 3D Karma que venceu prémio Jovem Realizador (2002) no Festival Nacional de Vídeo de Ovar OVARVÍDEO; a Curta-Metragem Sei Tudo, vencedora do Prémio Distinção Novidad no Festival Internacional de Cinema Digital da Covilhã Novidad 2003; a Curta-Metragem Utensílios do Amor e Suspeito.

Ganhou em 2010, na XVII Edição do Caminhos do Cinema Português os prémios de Melhor Longa-Metragem, Prémio do Júri de Imprensa e o Prémio do Público Chama Amarela com o filme "Um Funeral à Chuva". As suas obras têm marcado presença em festivais internacionais pelo mundo inteiro como Festival internacional de cinema de S. Paulo, Cinemed- Festival Internacional de Cinema de Montpellier, Fantasporto, Festival Internacional de Cinema de Angola, Tirana International Film, Festival internacional de Cinema de Vukovar, Festival Internacional de Shanghai, entre muitos outros.

Foi palestrante nos 1º Encontros de Cinema de Animação em 2002 sobre Animação 3D; no Evento Amo-te Cascais sobre o impacto das NT no Cinema; na semana de multimédia no Instituto Superior de Artes de Castelo Branco sobre Animação 3D e Video composing; formador em Workshop de Cinema 3D, Animação 3D e Cinema na Universidade da Beira Interior, no IATEC - Rio de Janeiro, nos Caminhos do Cinema Português e no curso Cinemalogia.

Em televisão, realizou e produziu a série Plano X, e mais recentemente realizou e co-produziu a série da SIC Sal.

É sócio e co-fundador da Lobby Productions.