17031710761_112a0fae6a_b.jpg

(Per)Curso da Ideia ao Filme’

O desejo de criar deve estar sempre associado a uma estrutura de conhecimentos basilares, essenciais para a edificação de qualquer obra cinematográfica. A falta de referentes, a falta da história que se quer marcar, leva a problemas de índole artística com destaque para a originalidade. Ser original na área do cinema é querer pautar a história da arte com a novidade (e não apenas a continuidade) e para isso torna-se essencial uma concepção geral daquilo que já foi feito, das regras criadas comumente pelos outros para que hoje as possamos quebrar se assim o desejarmos.

2016-03-20_15.41_Em-Paragem-Rodagem-Dia-1-cinemalogia, em paragem, Manuel Pinto Barros, Nuno Rocha, Pedro Adamastor, Rodagem_© Vanessa Gomes - CCP

No mês de Dezembro, o curso de iniciação à realização “Cinemalogia 6”, fornecerá aos seus alunos uma base história do cinema com o módulo “História e Linguagem do Cinema”. O formador, José Alberto Pinheiro, irá transmitir aos alunos o fundamental daquilo que hoje consideramos como “linguagem cinematográfica”, numa viagem cronológica até aos tempos de hoje. Tentando captar as ligações invisíveis entre todas as correntes artísticas, o cinema será mostrado como o melhor instrumento de fusão e exaltação das artes.

Untitled

Entre 14 e 17 de Dezembro o actor, realizador e argumentista Simão Cayatte irá mostrar-nos como a imagem se pode fundamentar no texto. A escrita é apresentada como a semente criativa da imagem cinematográfica, por o argumento representar o esqueleto ideológico (ou temático) da obra a realizar no âmbito do tema da 19.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra ‘quem somos’. Sem guião ou argumento, o filme deixa de o ser, por lhe faltar a origem e a causa artística. Em “Argumento 1” e “Argumento 2” o aluno será preparado a escrever e reescrever para cinema, em contexto de criação de um argumento para unir ideais e assim criar o filme.

O curso “Cinemalogia 6” é responsável pela instrução de alunos na área do cinema, sendo aberto a qualquer interessado ou ambicioso cinematográfico. Uma oportunidade de aprender fazendo, com as principais caras contemporâneas do cinema nacional.

Cinemalogia—Rodagem-PALOMA-9

Módulos Nucleares

Pré-Produção

Related Posts