botas1.png

Cerimónia de Abertura do XXI Caminhos do Cinema Português

Come­çou a XXI edi­ção do fes­ti­val Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês. Pela pri­meira vez o audi­tó­rio do Con­ser­va­tó­rio de Música de Coim­bra rece­beu uma ses­são do Cami­nhos e a pla­teia estava bem pre­en­chida.

A noite teve ini­cio com um jan­tar de apre­sen­ta­ção e con­ví­vio entre a orga­ni­za­ção do festival,membros dos vários júris e con­vi­da­dos que acei­ta­ram o desa­fio do Cami­nhos a darem o seu apoio ao cinema por­tu­guês.

A ceri­mó­nia de aber­tura teve iní­cio com a pro­jec­ção da curta-metra­gem pro­du­zida durante a edi­ção ante­rior do curso de Cine­ma­lo­gia, Nunca é Tarde, coor­de­nada por Artur Serra Araújo. Foram con­vi­da­dos a subir ao palco alguns dos for­man­dos do curso de Cine­ma­lo­gia e par­ti­lhar o que os moti­vou a fazer a for­ma­ção e tam­bém o que reti­ra­ram da expe­ri­ên­cia. Logo de seguida teve iní­cio a parte for­mal da ceri­mó­nia com o dis­curso de boas-vin­das do direc­tor do fes­ti­val Vítor Fer­reira a todos os con­vi­da­dos e espec­ta­do­res da ses­são.

Por fim, entrá­mos ver­da­dei­ra­mente na sec­ção com­pe­ti­tiva prin­ci­pal do fes­ti­val. A Selec­ção Cami­nhos teve iní­cio com a curta-metra­gem Lei da Gra­vi­dade, de Tiago Rosa-Rosso, sobre duas per­so­na­gens de um filme por­tu­guês que ques­ti­o­nam a sua pró­pria exis­tên­cia den­tro da sétima arte lusa. A ses­são foi com­ple­men­tada com o docu­men­tá­rio O Dr. Adrián e os 5 senho­res, de Fran­cisco Moura Rel­vas, que aborda o tema da esqui­zo­fre­nia atra­vés de dife­ren­tes dimen­sões fac­tu­ais pre­sen­tes nos depoi­men­tos do direc­tor clí­nico do Cen­tro Hos­pi­ta­lar Conde Fer­reira e de cinco dos seus paci­en­tes.

Ama­nhã a Selec­ção Cami­nhos está de regresso logo às 15h no Con­ser­va­tó­rio de Música de Coim­bra, onde ficará para mais ses­sões às 17h30 e às 21h30. Tem tam­bém iní­cio a Selec­ção Cami­nhos Mun­di­ais, este ano dedi­cada à cine­ma­to­gra­fia aus­tríaca, a decor­rer no Museu da Ciên­cia da Uni­ver­si­dade de Coim­bra, às 15h.

O Cami­nhos Film Fes­ti­val decorre até ao dia 5 de Dezem­bro em vários espa­ços de Coim­bra. Bem vin­dos ao cinema por­tu­guês.

Related Posts