III Sim­pó­sio Inter­na­ci­o­nal Fusões no Cinema irá decor­rer de 2426 de novem­bro de 2016, em Lei­ria.
Esta 3.ª edi­ção do Sim­pó­sio será co-orga­ni­zada pelos Cami­nhos Film Fes­ti­val e pela Uni­dade Móvel de Inves­ti­ga­ção em Estu­dos do Local (ELO) da Uni­ver­si­dade Aberta, sendo que todas as pro­pos­tas pas­sa­rão por um pro­cesso de revi­são por pares, rea­li­zado sob a forma de aná­lise cega (blind-review), de modo a garan­tir a isen­ção e impar­ci­a­li­dade da ava­li­a­ção. Os tra­ba­lhos sub­me­ti­dos e acei­tes para comu­ni­ca­ção serão, pos­te­ri­or­mente, publi­ca­dos nas atas do sim­pó­sio em for­mato ele­tró­nico. Os melho­res tra­ba­lhos serão publi­ca­dos na Revista de Lin­gua­gem do Cinema e do Audi­o­vi­sual do Latec-UFRJ. O prazo para a recep­ção de pro­pos­tas de comu­ni­ca­ções foi alar­gado até 10 de novem­bro.

Docen­tes, inves­ti­ga­do­res, ora­do­res con­vi­da­dos, espe­ci­a­lis­tas e artis­tas de dife­ren­tes àreas ana­li­sam, neste III Sim­pó­sio Inter­na­ci­o­nal, as atu­ais prá­ti­cas artís­ti­cas e edu­ca­ti­vas, os novos papéis dos dife­ren­tes agen­tes envol­vi­dos na dinâ­mica cri­a­tiva e ope­ra­tiva da arte, da edu­ca­ção e da cul­tura hoje.

- Par­cei­ros Cien­tí­fi­cos –
Cen­tro de Estu­dos de Comu­ni­ca­ção e Cul­tura da Uni­ver­si­dade Cató­lica Por­tu­guesa Labo­ra­tó­rio de Tec­no­lo­gias da Infor­ma­ção e Comu­ni­ca­ção da Univ. Fede­ral do Rio de Janeiro
Uni­dade Móvel de Inves­ti­ga­ção em Estu­dos do Local (ELO) da Uni­ver­si­dade Aberta

Os Cami­nhos Film Fes­ti­val e a Uni­ver­si­dade Aberta con­vi­dam-no a sub­me­ter pro­pos­tas de comu­ni­ca­ção, em por­tu­guês, inglês ou cas­te­lhano, que não exce­dam os 1500 cara­te­res (incluindo espa­ços), nas seguin­tes linhas temá­ti­cas (que pode­rão ser alar­ga­das a outras) do Sim­pó­sio:

Linha 1 – A Fusão das Artes no Cinema
As rela­ções entre as dife­ren­tes artes e o cinema: -Arqui­te­tura; – Lite­ra­tura /​Argu­men­tismo; – Inter­pre­ta­ção /​Repre­sen­ta­ção; – Música; – Foto­gra­fia; – Artes Plás­ti­cas.

Linha 2 – Cinema e Tec­no­lo­gia
A evo­lu­ção tec­no­ló­gica e a forma como o Cinema chega ao Espec­ta­dor: -A legen­da­gem, dobra­gem e audi­o­des­cri­ção; -As Novas tec­no­lo­gias, Inter­net e cinema; -Os supor­tes, for­ma­tos e os novos media;

Linha 3 – Cinema, Inves­ti­ga­ção e Edu­ca­ção
Cinema em dife­ren­tes ambi­en­tes peda­gó­gi­cos (online e pre­sen­ci­ais); Cinema e Inves­ti­ga­ção em Con­texto Edu­ca­tivo; Prá­ti­cas de Cinema na Escola; Cinema e Novas Tec­no­lo­gias em Edu­ca­ção; Cinema e Redes Soci­ais em Con­tex­tos For­mais e Infor­mais de Apren­di­za­gem; Pro­du­ção de Obje­tos de Apren­di­za­gem (OA) Audi­o­vi­su­ais com Fins Edu­ca­ti­vos e recor­rendo à Lin­gua­gem Cine­ma­to­grá­fica.

Linha 4 – Cinema e Tele­vi­são
Abor­da­gens teó­ri­cas, sobre a pro­du­ção audi­o­vi­sual em geral, incluindo todos os géne­ros e pla­ta­for­mas de difu­são, enqua­drando-a num con­texto con­tem­po­râ­neo naci­o­nal e inter­na­ci­o­nal; A aná­lise das rela­ções entre rea­li­za­ção e pro­du­ção de con­teú­dos cine­ma­to­grá­fi­cos e tele­vi­si­vos; Cinema e Tele­vi­são mun­dos para­le­los ou inter­li­ga­dos;

As pro­pos­tas de comu­ni­ca­ção a apre­sen­tar devem incluir a defi­ni­ção e deli­mi­ta­ção do objeto de estudo da inves­ti­ga­ção; a rele­vân­cia e per­ti­nên­cia cien­tí­fica da pro­posta; os obje­ti­vos e a meto­do­lo­gia da investigação/​análise uti­li­zada; prin­ci­pais refe­rên­cias bibli­o­grá­fi­cas, e três a cinco pala­vras chave. Cada pro­posta de comu­ni­ca­ção deve igual­mente ser sub­me­tida com uma bio­gra­fia do(s) autor(es) com até 750 cara­te­res (incluindo espa­ços).

Cada pro­po­nente poderá apre­sen­tar mais do que uma pro­posta de comu­ni­ca­ção, sendo que as comu­ni­ca­ções pode­rão ser apre­sen­ta­das em co-auto­ria. Todas as comu­ni­ca­ções terão a dura­ção máxima de 20 minu­tos, inde­pen­den­te­mente do número de coau­to­res ou do número de comu­ni­ca­ções por linha/​painel.

Instruções para a Submissão de Artigos

Na sua ver­são final o artigo deverá pre­en­cher os seguin­tes requi­si­tos:
– Título em Por­tu­guês ou Cas­te­lhano e Inglês;
– Iden­ti­fi­ca­ção do(s) autor(es);
– Iden­ti­fi­ca­ção da ins­ti­tui­ção a que per­tence e res­pec­tiva naci­o­na­li­dade.
– Resumo até 1500 carac­te­res (incluindo espa­ços) em Por­tu­guês ou Cas­te­lhano e Inglês;
– Cinco pala­vras-chave na lín­gua esco­lhida;
– O Corpo do Artigo deverá ter entre 20 00050 000 carac­te­res (incluindo espa­ços);
– Escrito numa das lín­guas ofi­ci­ais do II Sim­pó­sio (Por­tu­guês, Cas­te­lhano ou Inglês)
– O for­mato a uti­li­zar devera ser o doc’; docx’; rtf’;
– As ima­gens e tabe­las devem ser envi­a­das em jpg’ com 300 dpi de reso­lu­ção. As ima­gens devem ser envi­a­das inse­ri­das no docu­mento Word e num ficheiro à parte com a legenda cor­res­pon­dente do docu­mento Word.
– As Refe­ren­cias Bibli­o­grá­fi­cas deve­rão res­pei­tar a Norma APA6ª Edi­ção.

O artigo final deverá ser envi­ado por e-mail para o ende­reço: [email protected]

Inscrição e Preços

Comu­ni­ca­ções:
UMCLA/​ELO – Inves­ti­ga­do­res: 55€/Early Bird > 80€/Regular
– Sócios AACC – Cami­nhos Cinema Por­tu­guês: 55€/Early Bird > 80€/Regular
– Estu­dan­tes Mestrado/​Doutoramento: 55€/Early Bird > 80€/Regular
– Nor­mal: 75€/Early Bird > 100€/Regular

Early Bird – paga­men­tos efe­tu­a­dos até 10.Nov.2016
Regu­lar – paga­men­tos efe­tu­a­dos até 24.Nov.2016

Inclui:
– Ses­sões do Sim­pó­sio;
– Cof­fee Bre­aks;
– Almoço na Quinta, Sexta e Sábado;
– Rece­ção de Boas Vin­das;
– Ses­são Inau­gu­ral do Sim­pó­sio;
– Bilhete Geral Cami­nhos Film Fes­ti­val;
– Exem­plar do Livro de Atas Elec­tó­nico.

Público Geral:

- 15,00

Inclui:
– Ses­sões do Sim­pó­sio;
– Cof­fee Bre­aks;
– Cer­ti­fi­ca­ção da Assis­tên­cia.