1ª Crónica

Pela 13ª vez Coim­bra abre cami­nho ao melhor do cinema feito em Por­tu­gal. De 19 de Abril a 1 Maio o público terá acesso a 140 fil­mes, orga­ni­za­dos por diver­sas sec­ções: com­pe­ti­tiva, ensaios visu­ais (esco­las de cinema e cami­nhos júnior) e espa­ços reser­va­dos à par­ti­ci­pa­ção de esco­las, con­tri­buindo deste modo para a cap­ta­ção de público jovem para o cinema por­tu­guês.

Mas nem só de fil­mes vive este fes­ti­val; a peda­go­gia assume um papel pre­pon­de­rante neste evento. Seis workshops, que con­tri­buem para a for­ma­ção na área do cinema e do audi­o­vi­sual, e uma pales­tra sobre Ani­ma­ção 3D, ori­en­tado por Pedro Gon­çal­ves, com­ple­men­tam as acções de for­ma­ção pro­pos­tas pela orga­ni­za­ção. A II Feira do Livro de Cinema e do Filme Por­tu­guês, este ano mais alar­gada e em par­ce­ria com a Arcá­dia – Asso­ci­a­ção para a Orga­ni­za­ção da Feira do Livro de Coim­bra, bem como a expo­si­ção de foto­gra­fia CINE SHOT, da auto­ria de Paulo Abran­tes, são outras acti­vi­da­des que com­ple­tam a oferta para o público ciné­filo e para o público geral.

<p class="MsoNormal" style="text-align: justify">Organizado pelo Centro de Estudos Cinematogr&aacute;ficos em parceria com a Associa&ccedil;&atilde;o de Artes Cinematogr&aacute;ficas de Coimbra, o Festival v&ecirc; os seus apoios reduzidos ano ap&oacute;s ano, apesar do seu evidente crescimento em termos de projec&ccedil;&atilde;o e interesse p&uacute;blicos.</p>    <p class="MsoNormal" style="text-align: justify">Compreendemos que a crise instalada em quase todos os sectores estruturais da sociedade portuguesa tenha uma afecta&ccedil;&atilde;o particularmente vis&iacute;vel nas actividades culturais. Ignoramos, por&eacute;m, os motivos que explicam a falta de investimento e de entusiasmo por parte do sector privado nos eventos culturais. Enquanto algumas prioridades n&atilde;o forem repensadas, e mesmo invertidas, um evento como os Caminhos do Cinema Portugu&ecirc;s n&atilde;o poder&aacute; cimentar-se nem atingir uma projec&ccedil;&atilde;o que &eacute; necess&aacute;ria e urgente.</p>    <p class="MsoNormal" style="text-align: justify">N&atilde;o perca a partir de amanh&atilde; a oportunidade de ver o melhor do cinema portugu&ecirc;s!</p>