20 Anos: Aquele Querido Mês de Agosto

No próximo dia 13 de Fevereiro o Ciclo20 Anos de Cinema Português exibe o filme Aquele Querido Mês de Agosto de Miguel Gomes. Um filme galardoado nos Caminhos do Cinema Português em 2009. A projecção ocorrerá no Mini-Auditório Salgado Zenha. Entrada Livre.

MIGUEL GOMES

Miguel Gomes (Lisboa, 1972) é um realizador português formado na Escola Superior de Teatro e Cinema. A sua carreira inicia-se na primeira década do século XXI trabalhando com um grupo de jovens produtores formados pela mesma escola, empenha-se, tal como vários outros realizadores dessa geração, na criação de filmes de autor, seguindo a tradição inovadora do cinema português, quer na sua vertente antropológica quer artística, tradição essa renovada nos anos sessenta pelo movimento do Novo Cinema, que em grande parte se inspira no Neorrealismo italiano e na Nova Vaga francesa.

Como outros dessa geração, favorecido pelos critérios regulamentares de apoio estatal às primeiras obras e graças ao dinamismo da sua jovem produtora, num curto espaço de tempo será contemplado com vários prémios em festivais nacionais e internacionais. Mostras da sua obra são feitas na Áustria (Viennale), em 2008 e, em 2009, na Argentina (Bafici) e Espanha (Centro de Artes e Imaxes da Corunha) 1 . O seu último filme, Tabu, obtém os prémios da FIPRESCI (Federação International da Imprensa Cinematográfica) e da inovação (prémio Alfred Bauer) no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro de 2012.

Festivais & Prémios

XVI Caminhos do Cinema Português (2009)
Grande Prémio do Festival

— Festival de Cannes (2008)
40ª Quinzena dos Realizadores

— 15º Festival Internacional de Cinema de Valvivia
Melhor Filme Internactional
Prémio da Crítica

AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO

2008, 150'

No coração de Portugal, serrano, o mês de Agosto multiplica os populares e as actividades. Regressam à terra, lançam foguetes, controlam fogos, cantam karaoke, atiram-se da ponte, caçam javalis, bebem cerveja, fazem filhos. Se o realizador e a equipa do filme tivessem ido directamente ao assunto, resistindo aos bailaricos, reduzir-se-ia a sinopse: “Aquele Querido Mês de Agosto acompanha as relações sentimentais entre pai, filha e o primo desta, músicos numa banda de baile”. Amor e música, portanto.

Intérpretes

Sónia Bandeira
Tânia

Joaquim Carvalho
Domingos

Manuel Soares
Celestino

Fábio Oliveira
Hélder

Armando Nunes

 

Ficha Técnica

Realização
Miguel Gomes

Argumento
Telmo Churro
Miguel Gomes
Mariana Ricardo

Produção
Sandro Aguilar
Thomas Ordonneau
Luís Urbano

Assistente Produção
Patrícia Almeida

Cinematografia
Rui Poças

Montagem
Telmo Churro
Miguel Gomes

Camera e Chefe Electricista
Lisa Persson

Direcção de Arte
Bruno Duarte
Susana Moura

Som
António Lopes
Miguel Martins
Vasco Pimentel

Música
António Lopes
Manuel Mesquita

Guarda-Roupa
Bruno Duarte
Susana Moura