P1030208-e1414064060538.jpg

Cinemalogia 4 — Da Ideia ao Filme


Cinemalogia — Da Ideia ao Filme

4ª edição

Mais de um século após a sua invenção, o cinema continua a ser a forma de expressão artística mais importante do mundo contemporâneo. A sua “linguagem” é hoje adoptada por toda uma série de meios de comunicação e expressão visual, influenciando não só os novos media, mas contagiando ou invadindo mesmo, também outras formas de manifestação artística tradicionais, da literatura à pintura, ou da dança à arquitectura.

De facto, apesar de todos os desenvolvimentos técnicos e artísticos através dos quais se foi permanentemente (re)inventando, o cinema constitui, independentemente do suporte em que é gravado ou do formato em que é exibido, um dos meios de expressão artística mais complexos que nos é dado a apreciar. Arte-síntese, como já foi descrito, por incorporar técnicas e formas de expressão de todas as artes anteriores, o cinema ou “imagem em movimento”, constitui uma das manifestações artística mais expressivas, mas também das mais exigentes do ponto de vista criativo, precisamente por exigir o domínio de um sem número de conhecimentos técnicos e artísticos e o desenvolvimento de todo um conjunto de competências específicas.

Neste curso de iniciação à realização cinematográfica, pretende-se transmitir os principais conhecimentos e desenvolver as principais competências, quer do ponto de vista técnico, quer artístico, necessários à realização de um projecto cinematográfico, desde a concepção e desenvolvimento de uma ideia de ficção original à sua exibição numa sala de cinema, habilitando os formandos a produzirem uma curta-metragem, usando os conhecimentos de produção de vídeo digital conseguidos ao longo da formação.

O Curso, Cinemalogia — Da Ideia ao Filme, detém essencialmente um carácter prático, sem descurar a introdução de sólidos conhecimentos teóricos sobre a linguagem cinematográfica. É um projecto de formação em cinema, único na região centro, conseguindo albergar nos seus conteúdos programáticos as bases de toda a linguagem cinematográfica com uma rica contextualização histórica até à formulação de equipas e ao financiamento de projectos cinematográficos, aliando-se posteriormente ao desenvolvimento prático intensivo de uma curta-metragem por parte dos formandos e com a orientação especializada dos formadores.

Serão leccionados módulos nas tradicionais áreas de Argumento, Produção, Realização, Imagem, Som e Montagem sendo agrupados em quatro grandes blocos, correspondentes, grosso modo, às fases de realização de um filme:

 

  • Pré-produção;

 

Este projecto distingue-se dos demais ao funcionar, na sua maioria, em horário pós-laboral e pela possibilitando que os alunos têm de se inscrever na totalidade do curso ou em módulos de forma independente. As condições de frequência oferecidas permitem que tanto iniciantes na produção cinematográfica como especialistas possam frequentar o curso, satisfazendo as suas necessidades de aprendizagem.

Saiba mais, conheça as condições de participação no curso e inscreva-se.

Related Posts