Apresentação do Filme Sofia e a Educação Sexual

O movimento "Novo Cinema Português" teve início na década de 60, como posição assumida por 1 geração de jovens cineastas, de que se podem pioneiros a ficção Dom Roberto, de Ernesto de Sousa, realizado em 1962, e o documentário Almadraba Atuneira, de António Campos, de 1963.
Dom Roberto que contou com Raul Solnado, Nicolau Breyner e Rui Mendes, entre outros, foi produzido através dum movimento cineclubista lançado por Ernesto de Sousa através da revista Imagem, estreou em Lisboa, no Cinema Império a 30 de Maio e em 1963 receberia a consagração de Cannes com 1 'Menção Especial do Júri'.
Almadraba Atumeira é um trabalho independente de um dos mais marcantes documentaristas portuguêses que produziu a quase totalidade da sua obra na área do documentarismo, com meios próprios e a expensas próprias.
O filme que a seguir vamos ver, Sofia e a Educação Sexual, de Eduardo Geada, com Io Appolloni, foi um dos muitos proibidos pela Censura e que, embora produzido em 1973, apenas estreou em 1 de Outubro de 1974, no Estúdio 444, em Lisboa.
O movimento "Novo Cinema Português" teve início na década de 60, como posição assumida por uma geração de jovens cineastas, de que se podem pioneiros a ficção Dom Roberto, de Ernesto de Sousa, realizado em 1962, e o documentário Almadraba Atuneira, de António Campos, de 1963.

Dom Roberto que contou com Raul Solnado, Nicolau Breyner e Rui Mendes, entre outros, foi produzido através dum movimento cineclubista lançado por Ernesto de Sousa através da revista Imagem, estreou em Lisboa, no Cinema Império a 30 de Maio e em 1963 receberia a consagração de Cannes com uma 'Menção Especial do Júri'.
Almadraba Atumeira é um trabalho independente de um dos mais marcantes documentaristas portuguêses que produziu a quase totalidade da sua obra na área do documentarismo, com meios próprios e a expensas próprias.O filme que a seguir vamos ver, Sofia e a Educação Sexual, de Eduardo Geada, com Io Appolloni, foi um dos muitos proibidos pela Censura e que, embora produzido em 1973, apenas estreou em 1 de Outubro de 1974, no Estúdio 444, em Lisboa.