Argumento I — Enquadramento Teórico

Plano

O argumento é a base de qualquer projecto cinematográfico. Sem a palavra escrita, não há nada para produzir, interpretar ou realizar. O módulo de Argumento I oferece aos formandos as ferramentas necessárias à escrita de um guião para curta-metragem, seja através da análise de filmes, de exercícios práticos ou de exposições teóricas. Pretende-se criar competências na criação de personagens, escrita de diálogos e estrutura dramática, possibilitando que todos os alunos consigam, no termo do módulo, ter uma sinopse alargada da sua própria história que lhes permita evoluir para o processo de escrita do argumento.

A primeira fase do módulo de Argumento tem como objectivo garantir que todos os formandos adquirem as ferramentas necessárias para a escrita de uma curta-metragem. Como tal, são aulas essencialmente teóricas, com alguns exercícios práticos, e serão abordados os seguintes tópicos:

  - Introdução à escrita de Argumento
  - Análise de um filme (‘Chinatown’)
  - Bases da estrutura dramática (modelo da estrutura dos 3 actos/viagem do herói)
  - Criação de um conceito/ideia para curta metragem
  - Como criar uma personagem
  - Escrita de diálogos, análise de subtexto.
  - Construção de cenas
  - Sinopse/tratamento

Este módulo propõem-se a que, concluídas as horas de formação, cada um dos participantes tenha finalizado uma sinopse para uma curta-metragem e a correspondente descrição de personagens para os projectos individuais. Será responsabilidade dos alunos escrevem o seu argumento entre o final deste módulo e o início de Argumento II.

 

 

 

 

Info

Data
1 e 2 de Dezembro 2012

Duração
16 horas

Horário
9:00 - 18:00

Tiago R. Santos

Escreveu o argumento de filmes como ‘Atrás das Nuvens ‘ (co-autor), ‘Call Girl’ e ‘A Bela e o Paparazzo’ e assinou e coordenou episódios de séries como ‘P.I.C.A.’, ‘Conta-me como Foi’ e ‘Liberdade 21’. É, actualmente, presidente da Associação de Argumentistas e Dramaturgos e crítico de cinema no suplemento Tentações da Revista Sábado. Em 2013, o seu argumento para longa metragem ‘Os Gatos Não Têm Vertigens’ será produzido pela MGN Filmes e publicará o seu primeiro livro de contos.

Local
Departamento de Engenharia Informática
Pólo II - Pinhal de Marrocos
3030-290 Coimbra