AA007A-1080x720.jpg

Banda Sonora, Marketing Cinematográfico e Comunicação Digital


Após um breve intervalo entramos agora nas três últimas etapas propostas pela 5º edição do Curso de cinema, Cinemalogia ‘da ideia ao filme’. De novembro do ano passado fomos produzindo e re-escrevendo a história de Alexandre Neves que durante o processo de edição de um livro re-descobre, no meio dos pertences de seu pai, uma nova história do conceituado humanista e professor universitário Joaquim Neves. Como reagirá Alexandre? Entregará todo o material encontrado à editora ou não?

Banda Sonora

Realizadas as montagens de imagem e de som, iniciamos o processo da criação da música original da curta-metragem “Banho de Paragem” a 28 de maio. Pedro Janela orientará os formandos com vista ao enfoque na estética, terminologia, procedimentos e aspectos técnicos de música para uma obra cinematográfica.

Pedro Janela é compositor, pianista, autor de vários projectos musicais dos quais se destaca ‘The Casino Royal’ foi também responsável pelas bandas sonora originais dos filmes ‘Quinze Pontos na Alma’ de Vicente Alves do Ó e ‘República’ de Jorge Paixão da Costa. É igualmente autor da banda sonora do documentário ‘Design Atrás das Grades’ de Margarida Leitão e da ‘Dá-me Luz’- curta metragem de animação de Sérgio Nogueira.

Marketing Cinematográfico

Terminado o módulo de Banda Sonora e com ele a pós-produção, entramos na distribuição de uma obra fílmica. As estratégias e objectivos da distribuição cinematográfica são essenciais para o sucesso comercial de um filme. Saúl Rafael trará a sua experiência ao Curso Cinemalogia no dia 29 de maio.

Saúl Rafael trabalha na NOS Lusomundo Audiovisuais desde 2001, tendo iniciado funções na área de produção e transitado depois para a área de marketing onde lidera a equipa de marketing dedicada à promoção do cinema português e Warner.

Comunicação Digital

Ao longo de oito meses os formandos têm trilhado o longo caminho da produção de um filme, cuja meta estará concluída já no fim de semana de 4 e 5 de junho. Concluída a produção da obra é também necessário comunicar a sua existência. Como se planeia uma estratégia de comunicação para Web? Como se elaboram metodologias de comunicação electrónica? Eduardo Nunes pretende dotar os participantes de autonomia na criação e difusão de materiais de comunicação para a Web, com particular incidência na divulgação e promoção de obras e/ou iniciativas directa ou indirectamente relacionadas com o universo cinematográfico.


Eduardo Nunes é Designer de interacção na agência de desenvolvimento para a Web Kollegorna, sediada em Estocolmo, e professor convidado da licenciatura e mestrado em Design e Multimédia da Universidade de Coimbra. Foi co-fundador do Colectivo Nefasto, vencedor do Prémio Jovem Cineasta Português do CINANIMA e do Grande Prémio Nacional do FEST Film Festival, em 2009.

Inscrições disponíveis em www.caminhos.info/cinemalogia

Related Posts