Caminhos @ Fusing

Os Caminhos do Cinema Português levam ao Fusing uma sessão dedicada ao Cinema Português de Escola enriquecendo a já de si rica programação do Festival Fusing.

A nossa curadoria mostrará filmes realizados em contexto escolar e que passaram pela categoria Ensaios Visuais, categoria competitiva do festival, mostrando ao público filmes de escola de realizadores Portugueses consagrados como Bruno Cabral, Telmo Martins, Vasco MendesNelson Castro, Wilson Neves e Manuel Guerra. São realizadores que passaram pelo festival enquanto estudantes e conseguiram mostrar o seu valor no contexto profissional.

Serão com certeza exemplos válidos e inspiradores para os jovens que irão participar neste festival.

No final da sessão haverá lugar a uma master session sobre o “Ensino e a Prática de Cinema em Portugal”moderada pela Dra. Ana Barroso e com a participação de Nelson Castro e Vasco Mendes.

Ana Barroso

Doutoranda em Ingleses e Americanos (Ramo de Estudos Artísticos, Especialidade do Cinema e do Audiovisual), Universidade de Lisboa e Investigadora do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa- Estudos Americanos. Actualmente a investigar a violência juvenil no cinema de Larry Clark e Gus Van Sant, tem participando em várias conferências e publicado artigos em revistas/livros nacionais e internacionais.

A par da investigação desenvolve também trabalho criativa no domínio do vídeo experimental /videoarte, tendo participado em várias exposições e festivais nacionais e internacionais (Portugal, Brasil, França, Inglaterra, Holanda, Estados Unidos, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Colômbia, Espanha, Suécia) tendo recebido o prémio para Melhor Curta-metragem Experimental Avant-garde no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Independente de Nova-Iorque com vídeo “Confessional Acts” em 2009.

 

 

 

 

 

Nelson de Castro

 

Nelson de Castro é licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Enquanto estudante trabalhou no Armazém de Equipamento de Cinema e Fotografia da ULHT. Realizou estágio na Academia RTP, com um projeto sobre a Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012. Trabalha em trabalho em ficção, documentário, conteúdos televisivos, publicidade, concertos de música, vídeo-clips e conteúdos experimentais e performativos. Frequentou workshops com o Director de Fotografia Luís Branquinho e John Milton da Portishead Efeitos.

 

 

 

 

 

 

 

Vasco Mendes

Nascido no Porto em 1987, começou a filmar aos 13 anos e a editar as filmagens em VHS. Passados 10 anos, é licenciado em Cinema pela Universidade da Beira Interior , curso que terminou com a apresentação da curta-metragem “Sinfonia dos Loucos”, vencedora do prémio “Melhor Ensaio Visual” , na XVII edição do Festival Caminhos do Cinema Português e que fez parte dos “Most Important Cinematic Works” no Alternative Film/Video 2010.Já foi exibida em Espanha, Sérvia , Ucrânia, e Estados Unidos. Colabora em Festivais de Cinema como o Festival Internacional de Curtas-metragens Porto7 e FEST- Festival Internacional de Cinema Jovem. Já participou em masterclasses com Hervé Schneid, David Macmillan, Etgar Keret, Randall J. Tack , Tom Stern, Alex Rodriguez , Aleks Cvetojevic, João Canijo, Colin Arthur, Eduardo Serra, entre outros.

O seu último trabalho chama-se “Gira Saia”. 

 

 

 

 

Os Filmes 

“Rupofobia”

Ano: 2006
Género: Ficção
Duração: 15′
Argumento: Álvaro Faria, João Gazua, Paulo Santos, Raquel Carrilho e Telmo Martins.
Director de Som: João Gazua
Intérpretes: Álvaro Faria, Luís Dias e João Morgado.
Produção Executiva: Humberto Rocha, João Gazua, João Feitor, Luís Dias, Paulo Santos, Pedro Girão, Raquel Carrilho e Telmo Martins.
Realizador Telmo Martins.
Escola: Universidade da Beira Interior
Sinopse: José é um empregado de bar que é obrigado pelo patrão, obcecado pelo lucro e pelo bom aspecto do café, a trazer amarrado ao seu orgão sexual um cordel para no acto de urinar não ter que tocar no seu pénis contaminando assim as mãos. Rui é um cliente de um café, e é obcecado pela limpeza ou seja é rupófobo. Num dia, como outro qualquer, José lembra-se de algo que vai mudar a sua vida e a dos clientes para sempre.

“Clandestino”

Ano: 2005
Género: Ficção
Duração: 16ʼ
Argumento: Carlos Isaac
Fotografia: António Alexandre
Director de Som: Ricardo Fonseca
Montagem: Sara Cruz, Vasco Santos, Bruno Cabral
Intérpretes: Andrei Romashov, Natalia Hrybouskaya, Vangeliya Nikolova, Vladislav Korolev
Produtor: Ermelinda Santos
Realizador: Bruno Cabral
Escola: Escola Superior de Teatro e Cinema
Sinopse: “É a história de Alexei, um imigrante ucraniano, que trabalha em Portugal; está à espera da sua mulher Natasha vinda da sua terra. Na noite em que ela deveria chegar, ele sabe que ela foi retida em Espanha por uma rede de prostituição. Ele penetra nessa rede a fim de poder libertar a esposa.”

“Sinfonia dos Loucos”

Ano: 2010
Realizador: Vasco Mendes
Duração: 12ʼ47ʼʼ
Escola: Universidade da Beira Interior
Sinopse: “Num futuro incerto, um casal rico e excêntrico encomenda um filho que é um ser andróide que vive somente de música. O governador da cidade e sua mulher têm uma
filha surda e com o desgosto este proíbe a música na cidade. Silêncio e Música encontram-se.”

“Alegoria dos Sentidos”

Ano: 2010
Produção: Ana Carina Correia
Direcção de Fotografia: Joana Costa e João Tavares Som: Carlos Salgueiro
Realizador: Nelson Castro e Wilson Pereira
Duração: 11ʼ44ʼʼ
Escola: Universidade Lusófona

“Do Mundo”

Ano: 2012
Argumento: Ricardo Penedo
Director de Som: Tomé Palmeirim
Direcção Artística: Ricardo Penedo
Guarda-Roupa: Celeste Alves
Caracterização: Sylvie Marques
Fotografia: Miguel Cravo
Montagem: Joana Góis
Produtor: Mariana Correia
Elenco: João Silvestre, Maria Emília Correia, Luís Magalhães, Joaquim Garcia, Renato Rodrigues, Carlos Gomes, Carlos Sequeira
Realizador: Manuel Guerra
Escola: Escola Superior de Teatro e Cinema
Sinopse: Armando, um camionista que raramente está em casa, acaba de ser despedido. Agora que vai para casa, não está no seu lugar. O que lhe falta?