Caminhos Juniores

IMG_4390

Dar a conhe­cer o cinema por­tu­guês às cri­an­ças é o prin­ci­pal objec­tivo dos Cami­nhos Juni­o­res, uma das sec­ções do Fes­ti­val Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês. Ali­ado aos fil­mes, os patro­ci­na­do­res garan­tem a ani­ma­ção, todas as manhãs, dos dias 10, 11, 14, 1516 de Novem­bro.

Em cada ses­são, a ini­ci­a­tiva conta aco­lher cerca de 700 cri­an­ças, de 17 Esco­las da Região de Coim­bra. O pro­grama dos fil­mes não se altera em nenhum dia dos Cami­nhos Juni­o­res”, per­mi­tindo às dife­ren­tes esco­las assis­ti­rem sem­pre à mesma fil­mo­gra­fia. Entre vários fil­mes didác­ti­cos, os peque­ni­nos podem tes­te­mu­nhar Cur­tas-Metra­gens como o Gin­gas”, Afonso Hen­ri­ques, o pri­meiro Rei” e O Reló­gio de Tomás”.

Quanto à brin­ca­deira, a Sapo Kids vai ofe­re­cer car­tões e ter um sapo a ani­mar a peque­nada. Para além disso, podem usu­fruir de um livro didác­tico, feito pelos Cami­nhos Juni­o­res”, com a sín­tese de todas as ani­ma­ções, figu­ras para pin­tar e sopas de letras. Vários patro­ci­na­do­res dis­po­ni­bi­li­za­ram peque­nos brin­des como lápis, cho­co­la­tes, fruta e bola­chas e, por fim, cabe à TMN Kids sor­tear um tele­mó­vel por ses­são para uma escola.

A res­pon­sá­vel dos Cami­nhos Juni­o­res”, Ana Andrade, con­fessa que o sor­riso de satis­fa­ção de uma cri­ança faz com que tenha mais von­tade para seguir com os Cami­nhos para a frente”, e fazer com que as cri­an­ças reco­nhe­çam o valor e a qua­li­dade do cinema por­tu­guês.