2016-03-20_17.42_Em-Paragem-Rodagem-Dia-1-cinemalogia-em-paragem-Manuel-Pinto-Barros-Nuno-Rocha-Pedro-Adamastor-Rodagem_©-Vanessa-Gomes-CCP.jpg

Cinema Conimbricense volta a dar cartas


Após a sua exi­bi­ção na 6ª edi­ção do Fes­ti­val Pri­ma­vera do Cine” no pas­sado mês de maio em Vigo, a curta-metra­gem Banho de Para­gem” foi sele­ci­o­nada para a 9ª edi­ção do Inter­na­ti­o­nal Inter Uni­ver­sity Short Film Fes­ti­val” em Bangladesh.

O Fes­ti­val orga­ni­zado pela Dhaka Uni­ver­sity Film Soci­ety” que teve iní­cio no pre­sente mês decorre até dia 13 de setem­bro, data em que serão entre­gues os pré­mios para melhor curta e melhor Realizador.

A curta, rea­li­zada no âmbito da 5ª edi­ção do curso de Cinema Cine­ma­lo­gia” e da 18ª Semana Cul­tu­ral da Uni­ver­si­dade de Coim­bra, é uma das 200 obras sele­ci­o­na­das para o fes­ti­val sendo que, segundo dados for­ne­ci­dos pela orga­ni­za­ção, foram sub­me­ti­dos no total 1700 fil­mes ori­gi­ná­rios de 96 paí­ses diferentes.

Joa­quim é um pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio e ex-mili­tar da Guerra do Ultramar.
Após a sua morte, Ale­xan­dre – seu filho – é con­tac­tado pela edi­tora que está a desen­vol­ver uma bio­gra­fia em home­na­gem ao pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio. Ale­xan­dre aceita a ins­ti­ga­ção e reco­lhe alguns dos ati­vos do seu pai, encon­trando um nega­tivo foto­grá­fico curi­oso que pode mudar a ima­gem que o seu pai trans­pi­rava em vida.
Ale­xan­dre é, então, con­fron­tado com o dilema: reve­lar a ver­dade ou man­ter a honra do seu fale­cido pai.

Pro­du­zida na sua tota­li­dade em Coim­bra, Banho de Para­gem” é o pro­duto de um ano de tra­ba­lho dos for­man­dos da 5.ª edi­ção do curso de cinema Cine­ma­lo­gia”, dando corpo à ver­tente peda­gó­gica do Fes­ti­val Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês. A sua 23ª edi­ção decor­rerá de 27 de novem­bro a 5 de Dezem­bro em Coimbra.

Conheça a res­tante selec­ção e pro­gra­ma­ção deste fes­ti­val em http://​www​.dufs​.org

Related Posts