Direcção de Som 3 — Misturas Finais

 

 

Tiago Matos

Assim que terminou o curso de 3 anos de imagem e som na escola profissional de imagem em 98, começou a trabalhar com Branko Neskov. Desde então, entre a licenciatura em sociologia e as tarefas de montador de som e misturador, fez mais de 100 filmes, 30 dos quais longas-metragens. Foi sócio-gerente da pós-produtora MOS Filmes durante sete anos e coordenou o estúdio de pós-produção Obviosom, estúdio de misturas dolby digital. No último ano esteve a trabalhar em Angola na implementação de uma estrutura de pós-produção áudio e na coordenação da pós-produção de uma série de ficção e de uma longa-metragem.

Trabalhou com realizadores como Manoel de Oliveira, Teresa Villaverde, João Canijo, Sandro Aguillar, Serge Tréfaut, Fernando Lopes, Jorge Silva Melo, Joaquim Leitão, Margarida Cardoso, entre tantos outros.

Preço do Módulo

50€ / Sócio CEC
 60€ / Estudante
 70€ / Público-Geral


Ver Mapa

Direcção de Som 3 — Misturas Finais

14 + 15 de Junho de 2014
Departamento de Engenharia Informática, Universidade de Coimbra
9:00 — 18:00

O módulo SOM III fala sobre a última fase de pós produção de som para cinema, onde as decisões são definitivas e onde o fim do processo significa o início de vida comercial de uma obra. O plano de trabalho engloba várias fases deste processo, começando por definições de estrutura de som para cinema, descrição de processo de trabalho e membros de equipa. Depois, cada etapa do processo será explicada e analisada do ponto de vista de tarefas e responsabilidades de cada membro de equipa.

Durante as aulas, vão ser exibidos vários exemplos que explicam o processo e mostram resultados de cada etapa de finalização.

 

  1. Estrutura de som para cinema e TV
  2. Equipa de pós-produção – membros e funções
  3. Etapas de pós-produção de som
  4. Montagem de som direto
  5. Dobragens
  6. Montagem de efeitos sonoros
  7. Gravações adicionais
  8. Ruídos de sala (Foley)
  9. Tratamento de música
  10. Estúdio de mistura
  11. Processo de mistura de som
  12. Normas e padrões de gravação
  13. Alteração de velocidade / duração
  14. Produtos finais
  15. Discussão e esclarecimentos.