Montagem — Teoria

 

 

Pedro Filipe Marques

Natural do Porto. 1976.
Licenciado em realização cinematográfica pela Escola Superior de Teatro e Cinema, mestrado em Ciências da Comunicação – vertente de comunicação e artes, pela FCSH, Universidade Nova de Lisboa.
No cinema, foi responsável pela montagem de filmes de realizadores como Pedro Costa, João Botelho, Margarida Cardoso, Sérgio Tréfaut, Manuel Mozos, Inês Gonçalves, Marta Pessoa, entre outros. Em 2005, obteve o Prémio para a melhor montagem de uma curta-metragem, pelo filme “Amanhã” de Solveig Nordlund, no 13º Mediterranean Festival of New Filmmakers; em 2007, o Prémio para melhor montagem de um documentário, pelo filme “Lisboetas” de Sérgio Tréfaut e uma nomeação pela melhor montagem de um filme de ficção pelo filme “Juventude em marcha” de Pedro Costa, no 3º Festival de Cinema Cineport.
Em 2008 realizou a curta-metragem “Eu luto” (Jumpcut produções) e em 2011 o documentário de longa metragem “A Nossa forma de vida” ( Melhor Primeira Obra Nacional – Doclisboa 2011, Menção Especial do Júri do Prémio Joris Ivens – Cinéma du Réel 2012, Menção Especial do Júri para Documentários de criação – Documenta Madrid 2012, Prémio Extra Muros – 7º Pravo Ljubski Film Festival em Sarajevo e obteve o Grande Prémio do festival, Prémio para o Melhor Realizador, Prémio D. Quijote e Grande Prémio do Festival – Cidade de Coimbra – na XIX edição dos Caminhos do Cinema Português (2012).

Preço do Módulo

50€ / Sócio CEC
 60€ / Estudante
 70€ / Público-Geral

 

Montagem — Teoria

25 de Abril 2014
Departamento de Engenharia Informática, Universidade de Coimbra
9:00 — 18:00

A Pós-produção corresponde à última fase da realização de um filme ou produto audiovisual, fase em que os materiais obtidos durante a rodagem são trabalhados, através da edição de imagem e som, e articulados entre si através da montagem, dando-se ao filme o aspecto final pretendido antes da exibição. Neste bloco tratar-se-á dos principais conceitos e regras de montagem, assim como das principais técnicas e ferramentas de edição/ tratamento de imagem e som, recorrendo a programas de edição não-linear como o Adobe Premiere, Final Cut Pro, entre outros.

A montagem é o processo pelo qual, na pós-produção, os diferentes materiais produzidos durante a rodagem são seleccionados e articulados entre si, contribuindo para a produção de sentido do filme (ao manipular-se a sequência narrativa das cenas e a progressão dramática dos acontecimentos representados) e garantindo a criação de um todo coerente. Neste módulo serão identificados os tipos e as regras básicas de montagem, ensinando-se de que modo esta pode ser utilizada para fins expressivos.

Será realizada uma primeira abordagem à teoria da montagem que, ao respeitar a História do Cinema faz um paralelo com as principais descobertas, experiências e evolução da linguagem cinematográfica.

Plano de Sessão

— Do cinema sem montagem à gramática cinematográfica Griffith, Koulechov e Vertov
— Origens da montagem.
— Grelhas de montagem: Poudovkine e Eisenstein
— Continuidade e descontinuidade
— Da montagem transparente à arquitectura eliptica

Anexo
— Princípios e funções da montagem
— A moralidade do Corte