Cinemalogia II – Imagem e Som

O Cine­ma­lo­gia – Da Ideia ao Filme con­ti­nua com a for­ma­ção que lhe per­mite conhe­cer todo o pro­cesso de cri­a­ção de uma obra cine­ma­to­grá­fica. No segui­mento do curso pro­po­mos aos nos­sos for­man­dos conhe­cer o pro­cesso de roda­gem e pós-pro­du­çãona área cine­ma­to­grá­fica.

No pró­ximo fim de semana 2324 de Feve­reiro, Tony Costa, pro­fis­si­o­nal de cinema desde 1987 onde tem actu­ado como Direc­tor de Foto­gra­fia e docente na Uni­ver­si­dade Lusó­fona como regente na cadeira de Ima­gem Cine­ma­to­grá­fica lec­ci­o­nará, o módulo de Ima­gem I – Cine­ma­to­gra­fia” com ênfase na gera­ção da foto­gra­fia de cinema e da luz e da impor­tân­cia da camara como ele­mento da nar­ra­tiva cine­ma­to­grá­fica. Serão ainda abor­da­dos ele­men­tos tec­no­ló­gi­cos das novas câma­ras digi­tais HDSLR e a impor­tân­cia da ilu­mi­na­ção na for­ma­ção dos pla­nos.

Na semana seguinte, nos dias 2 e 3 de Março, será a vez de Acá­cio de Almeida com o módulo de Ima­gem II – Ilu­mi­na­ção”. Acá­cio de Almeida é dire­tor de foto­gra­fia desde 1970 cujo tra­ba­lho se estende até aos dias actu­ais. Tra­ba­lhou em mais de uma cen­tena de lon­gas metra­gens rea­li­za­das por nomes como Antó­nio da Cunha Tel­les, Sol­veig Nor­dlund, João César Mon­teiro ou Manoel de Oli­veira.
 

Tam­bém em Março, no dia 9 , Tiago Fer­nan­des pós-gra­du­ado em cinema pela Uni­ver­si­dade da Beira Inte­rior e dire­tor de som, per­chista e sono­plasta de várias cur­tas-metra­gens pre­sen­tes nos mais rele­van­tes fes­ti­vais de cinema naci­o­nal e em pro­du­ções para a RTP, ZON, ICA, IPCB, ensi­raná toda a base teó­rica sobre o Som apli­cado ao cinema no módulo de Som I – Teo­ria do Som”.

O curso terá sequên­cia até ao dia 28 de Março de 2012 con­cluindo-se a etapa de roda­gem com os módu­los de Direc­ção de Arte com João Tor­res, Direc­ção de Ato­res com Manuel Pureza, Pré-Pro­du­ção II com Maria João MayerRea­li­za­ção com Artur Serra Araújo. As dife­ren­tes eta­pas de pós-pro­du­ção decor­re­rão de 6 de abril até 2 de junho com os módu­los de Mon­ta­gem por João Braz, Edi­ção de Som e Ima­gem com Tiago Antu­nes, Ima­gem III – Pós-Pro­du­ção por Rodrigo Lacerda, Design de Títu­los por Nel­son Zagalo, Som II: Sono­plas­tia e Com­po­si­ção Musi­cal com Pedro Janela, Som III – Pós-Pro­du­ção com Branko Nes­kov, Cinema Docu­men­tal com Jorge Peli­cano, Pro­mo­ção e Comer­ci­a­li­za­ção com Marta Fer­nan­des e final­mente Pro­jec­ção Cine­ma­to­grá­fica com João Silva.

Uma opor­tu­ni­dade única de conhe­cer o pro­cesso cine­ma­to­grá­fico na inte­gra com os mai­o­res espe­ci­a­lis­tas do Cinema Por­tu­guês!

Ins­cri­ções ainda dis­po­ní­veis aqui