Formadores

  • Jorge Pelicano

    Jorge PelicanoDireção de Fotografia 1 e 2

    Frequenta o mestrado de Comunicação e Jornalismo, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2012, deixou o Jornalismo e está atualmente a trabalhar como Realizador de Documentários na produtora Até ao Fim do Mundo onde acabou recentemente o seu último trabalho - Pára-me de repente o pensamento.

  • Telmo Martins

    Telmo MartinsRealização

    É Realizador de Cinema e Televisão. Estudou na Universidade da Beira Interior onde se licenciou em Design e Multimédia com frequência de disciplinas dos cursos de Cinema e Electromecânica. Como Realizador ganhou vários prémios internacionais, de onde se destacam os três prémios arrebatados na XVII edição dos Caminhos do Cinema Português, com o filme Um Funeral à Chuva.

  • João Braz

    João BrazMontagem 1 e 2

    Aprendeu montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema. Montou dezenas de longas-metragens, documentários, assim como séries de ficção e publicidade. Entre eles, “Os Maias”, ”Alice", "Noite Escura", “Sangue “do Meu sangue, "Linha Vermelha", "Sangue do meu Sangue" e “Os filhos do Rock”.

  • Susana Jacobetty

    Susana JacobettyStylist

    Susana Jacobetty trabalha em Comunicação e na indústria da Moda há mais de 15 anos.Ganhou o Prémio de Melhor Guarda Roupa na XVII edição do Festival “Caminhos do Cinema Português” com o filme Kinotel. Costumizou uma peça para a exposição Boomshirt no Estoril Fashion Art Festival em conjunto com as Artistas Joana Vasconcelos e Catarina Pestana. Foi Responsável pela Comunicação da 1ª visita do Dalai Lama a Portugal. Colaborou nas obras da Exposição no Palácio Nacional de Mafra, do artista João Bacelar e na Campanha “O teu bairro é a tua cara” no MUDE. Foi Comentadora dos Prémios Aquila, Cerimónia de Televisão e Cinema Português, trabalhou como Comentadora televisiva e teve várias rubricas de Moda e Beleza em diversos programas de Televisão. Foi Editora de Moda e Beleza da revista de cultura Urbana, DIF e Responsável de Moda na revista Cosmopolitan, para além de colaborar com várias publicações nacionais e internacionais. Há vários anos que colabora com o curso de Cinemalogia, do Festival dos Caminhos do Cinema Português, onde lecionou o módulo de Guarda Roupa e Caracterização para Cinema.

  • Saúl Rafael

    Saúl RafaelMarketing Cinematográfico

    Saúl Rafael trabalha na NOS Lusomundo Audiovisuais desde 2001, tendo iniciado funções na área de Produção e transitado depois para a área de Marketing, onde lidera a equipa de Marketing dedicada à promoção do cinema português e Warner. Tem como objetivo pessoal e profissional colocar a quota de mercado do cinema português em Portugal acima dos 10%.

  • Fernando Vendrell

    Fernando VendrellProdutor e Realizador

    Fernando Vendrell nasceu em 1962, Lisboa. Estudou no Liceu Pedro Nunes. Em 1985 formou-se em Montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema/IPL no Conservatório Nacional. Foi assistente de realização e trabalhou com realizadores, como: Manoel de Oliveira, João César Monteiro, José Fonseca e Costa, Raoul Ruiz, João Canijo, Manuel Mozos, Luís Alvarães, etc. .

  • Alexandre C. Valente

    Alexandre C. ValenteEquipas, Financiamento e Aspetos Legais

    Produtor, nasceu em Lisboa no ano de 1968, conta com dezenas de filmes e outros projetos ao longo da sua carreira, destacando-se a estreita relação com o Cinema, sendo Diretor de Produção de inúmeros projetos. Exerce, também, funções de Criativo, Argumentista, Realizador e Produtor, e é convidado para intervir em diversas conferências, palestras e workshops, na área de Comunicação e do Marketing.

  • Pedro Janela

    Pedro JanelaBanda Sonora

    Compositor, pianista, autor de vários projectos musicais dos quais se destaca ‘The Casino Royal’ foi também responsável pelas bandas sonora originais dos filmes ‘Quinze Pontos na Alma’ de Vicente Alves do Ó e ‘República’ de Jorge Paixão da Costa. É igualmente autor da banda sonora do documentário ‘Design Atrás das Grades’ de Margarida Leitão e da ‘Dá-me Luz’- curta metragem de animação de Sérgio Nogueira.

  • João Antunes

    João AntunesHistória e Linguagem do Cinema

    Nascido em Lisboa, em 1958. Professor e crítico cinematográfico, trabalha na Cinemateca Portuguesa desde 1983. Júri do AVANCA em 2007, tem sido membro de júris, convidado por festivais de vários continentes.

  • Pedro Branco

    Pedro BrancoCinema Científico em Contexto Educativo e Artístico

    Licenciado em Design de Equipamento pela Escola Superior de Artes e Design em Matosinhos e em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Especialista em Medicina Física e de Reabilitação e Medicina Desportiva. É Investigador Colaborador na Unidade Móvel de Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta.

  • António Moreira

    António MoreiraUniversidade Aberta

    É Doutorado e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e concluiu programa de Pós-Doutoramento em Tecnologias Educacionais e da Comunicação também na Universidade de Coimbra. É Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino à Distância (DEED), da Universidade Aberta.

    É Licenciado em História da Arte pela Universidade de Coimbra e Especialista em Multimédia pela Universidade do Porto.

    Atualmente é Diretor da Delegação Regional do Porto da UAb, Coordenador da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) e Coordenador Executivo da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta.

    É, ainda, Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e formador nas áreas da Educação Online e das Tecnologias Educativas, autor de várias publicações no país e no estrangeiro e membro de Conselhos Editoriais e revisor de revistas científicas na área da Educação.

  • Simão Cayatte

    Simão CayatteArgumento 1 e 2

    É Argumentista, Realizador e Ator. Estudou teatro na Goldsmiths University em Londres e desde então trabalhou com realizadores como Werner Schroeter, Ivo Ferreira, Carlos Saboga e Stan Douglas. Completou o Mestrado em Cinema na Universidade de Columbia em Nova Iorque como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Também em Nova Iorque estagiou como script reader na Protozoa Pictures.

  • Ana Saragoça

    Ana SaragoçaTradução e Legendagem

    Frequentou o curso de Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, da Faculdade de Letras de Lisboa e formou-se como actriz na Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 2003, depois de uma formação com a Dra. Teresa Sustelo, responsável pelo departamento de Tradução e Legendagem da RTP, inicou a atividade de tradutora/legendadora, que mantém até hoje.

  • Caterina Cucinotta

    Caterina CucinottaDireção de Arte

    É Doutorada em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa (2015). Defende que a união entre a prática e a teoria na profissão é fundamental para estimular a criatividade, enriquecer um filme com ideias e citações e compreender a fundo os conceitos que o realizador quer transmitir.

  • João Fonseca

    João FonsecaDireção de Produção

    É licenciado em Cinema pela Escola Superior de teatro e Cinema e graduado pelo European Audivisual Entrepeneurs (EAVE 2000). Começou a sua actividade profissional em 1987, tendo trabalhado em diversas funções relacionadas com a produção e realização de Cinema, Publicidade e Televisão.

  • Rui Veiga

    Rui VeigaCinema Documental

    Obteve o título de Realizador pela École Superieure de Realization Audiovisuelle. Realizou e escreveu filmes curtos e institucionais, produziu publicidade, concebeu e participou nas primeiras experiências de TV periódica e regional (24 Heures du Mans). É membro do painel de Jurados do ICA.

  • Helena Batista

    Helena BatistaCaracterização

    Fascinada desde criança pelo cinema, teatro, fotografia e influenciada pelos mestres com quem conviveu desde cedo, esteve sempre ligada a actividades relacionadas com as artes. Frequentou o curso técnico de Cinema de Caracterização, organizado pelo Instituto Português de Cinema, em 1988.

  • José Cardoso

    José CardosoEdição de Som

    Nasceu em 1975 e iniciou-se no audiovisual em meados de 1990, na já extinta produtora Atlantida. Desde essa altura, trabalhou em todo o tipo de projetos: Novelas, Séries, Filmes, Documentários, Entretenimento, Magazines, Sitcoms, entre outros.

  • Pedro Azevedo

    Pedro AzevedoEfeitos Visuais - Colour Grading

    Tem Bacharelato em Tecnologia da Comunicação Audiovisual, pelo Instituto Politécnico do Porto (2000) e uma Pós-Graduação em Direção de Fotografia Cinematográfica, pela Escola Superior de Cinema i Audiovisuals de Catalunya - UB Universidade de Barcelona (2002). O seu percurso profissional na área do audiovisual começa no ano de 2002 e conta, até ao presente, com inúmeros trabalhos na Direção de Fotografia de curtas e longas-metragens, publicidade e videoclipes musicais.

  • João Lopes

    João LopesCrítica Cinematográfica

    Crítico de cinema do Diário de Notícias e da SIC Notícias e argumentista dos filmes Lá Fora (2004) e 98 Octanas (2006), ambos de Fernando Lopes.

    É realizador de Fernando Lopes Provavelmente (2008) e professor da Escola Superior de Teatro e Cinema.

  • Joana Teles Monteiro

    Joana Teles MonteiroMotion Design & Genéricos

    É Designer Gráfica e faz Direção de Arte. No seu trabalho reconhece-se uma paixão pela tipografia. Para construção de imagens gráficas faz uso e mistura várias técnicas.

  • Fernando Miguel Oliveira

    Fernando Miguel OliveiraMotion Design & Genéricos

    Músico, Ator e Designer Multimédia. Participou no filme Esqueçe tudo o que te disse e na curta Supervodka. Colabora com a DEMO.

  • Sara Santos

    Sara SantosComunicação Digital

    Consultora em Marketing Digital e e-commerce em empresas nacionais e internacionais. Colabora com a agência Internacional iTrends na otimização para motores de busca (SEO) da loja online portuguesa da ZARA. Docente convidada no Ensino Superior Público em Coimbra e em Viseu.

  • João Pinhão

    João PinhãoDireção de Atores e Casting

    Começou a trabalhar em Cinema como Assistente de Realização, em 2000. Ao longo do tempo, foi alargando o seu raio de ação, fazendo também Direção de Casting em alguns dos seu trabalhos. É Assistente de Realização em Cinema e Publicidade.

  • Joaquim Pinto

    Joaquim PintoDireção de Som 1 e 2

    É Cineasta e Produtor português. Trabalha entre 1979 e 1987 como Engenheiro de Som em mais de 40 títulos cinematográficos de diferentes realizadores, desde Manoel de Oliveira a Alain Tanner, entre outros.

  • Miguel Alves

    Miguel AlvesStoryboard

    É Mestre em Ilustração e Banda Desenhada pela Escola Superior Artística de Guimarães. Deu diversas formações na área do Audiovisual e trabalhou em áreas como Storyboard Artist, Ilustração e Design de Marketing, Ilustração Editorial, Ilustração Infantil, Desenho de Reportagem e Ilustração de Produtos Culturais e Turísticos.

  • José Alberto Pinheiro

    José Alberto PinheiroHistória e Linguagem do Cinema

    Realizador e produtor de cinema com percurso que vai da curta-metragem experimental à longa-metragem comercial, passando pelo documentário e televisão. Especialista em Artes da Imagem e mestre em Comunicação Audiovisual - Produção e Realização, pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo. Professor do ensino superior nas áreas de estudos visuais, vídeo e cinema.  Desenvolve trabalho de investigação nos campos da imagem em movimento, cultura popular e filosofia.

  • Emidio Buchinho

    Emidio BuchinhoDesigner, Montador e Operador de Som

    Licenciado em Cinema, no ramo de Som, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Diplomado em música e guitarra pela Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi e pelo Conservatório Municipal de Château-Thierry. Especialista em Som para Audiovisual e Multimédia. Doutorando em Ciência e Tecnologia das Artes – Informática Musical, na Universidade Católica Portuguesa. Professor universitário e formador credenciado em Som para Audiovisuais e Multimédia, Música Electrónica e Experimental.

  • Nuno Garcia

    Nuno GarciaColorista

    Nuno Garcia nasceu em Lisboa onde se formou em Realização de cinema, mas tendo começado a estagiar na antiga CEE centro de edição especial, rapidamente se apaixonou pela pós produção. Começa como assistente de Telecinema e durante 2 anos tem a função de auxiliar o colorista senior na colocação dos rolos de película 16mm e 35mm, fazer grading one light para os editores montarem. Passado esse tempo e já como sénior colorista tira vários cursos na Rank Cintel e DaVinci com Stuart Black Jones, Davinci 888 dui, DaVinci 2k e SpiritTelecine na empresa LightFilm. Executando trabalhos para todas as produtoras nacionais e estrangeiras de publicidade, cinema, telefilmes, clipes de musica. Trabalhando directamente com as equipas de edição, composição de imagem e 3D.

  • Daniel Valente

    Daniel ValenteDirector de Marketing

    Licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema com especialização em Produção, colaborou, entre outros, na produção da curta-metragem Rhoma Acans, que integrou a competição “Ensaios Visuais”, da XIX edição do festival Caminhos do Cinema Português (2012). É, desde 2015, gestor de produto na NOS Audiovisuais, integrando a equipa de marketing do catálogo independente.