1.jpg

Curso Cinemalogia aborda a Comunicação Digital com Sara Santos


O advento da internet e a proliferação dos diferentes ambientes digitais vieram modificaram as dinâmicas da comunicação pessoal, de grupos, das organizações e de massas. Ao contrário da época em que a comunicação se massas apenas se realizava através da televisão e do rádio, agora a comunicação passou a ser bidirecional, sendo marcada pela interacção e participação dos indivíduos, colocando-os na condição de produtor de informação e de opinião, nos processos de construção de uma marca.

A revolução digital liberalizou o acesso a um conjunto de tecnologias e capacidades de comunicação, outrora inatingíveis, permitindo que, hoje em dia, qualquer pessoa possa criar conteúdos informativos, de opinião ou artísticos. Assim verificou-se um aumento generalizado na literacia tecnológica, bem como das práticas artísticas, obrigando ao recurso ao uso de estratégias e conteúdos de comunicação cada vez mais inovadores.

No meio digital a comunicação passa por um conjunto de estratégias que procuram adequar-se à especificidade de cada meio e aos públicos que lá se encontram, conjugando na sua acção um conjunto de saberes distintos como são as tecnologias de informação, o marketing, a gestão, as artes e o design de comunicação.

 

 

Procurando responder a estes desafios, o curso de cinema ‘cinemalogia’ apresenta o módulo de Comunicação Digital, leccionado por Sara Santos, nos próximos dias 27 e 28 de Maio de 2017. Neste módulo formativo pretendemos dar os formandos do curso ‘cinemalogia’ o domínio na criação e difusão de materiais de comunicação para as diferentes redes sociais e para a Web num modo em geral. Ao longo do módulo serão focados de forma particular as abordagens possíveis na divulgação e promoção de projetos relacionados com o universo artístico, como o cinema, a video-arte, eventos, instalações ou publicações.

Para que os formandos possam responder efectivamente aos desafios lançados pela comunicação na era digital, propõe-se, além da abordagem teórica, o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para a curta-metragem “A Costureirinha”, através da criação de um microsite/blog, bem como de uma newsletter/campanha de email e marketing.

Serão ainda abordadas as formas possíveis de presença nas redes sociais como são os casos das páginas no Facebook e twitter, com um plano de publicações ou ainda o recurso a um canal no Youtube. O módulo culminará na produção de todos os materiais necessários ao planeamento de uma estratégia de comunicação concertada, incluindo conteúdos audiovisuais para divulgação nas mais variadas plataformas.

 

 

Sara Santos, que irá coordenar este módulo pedagógico, é consultora em Marketing Digital e e-commerce em empresas nacionais e internacionais. Colabora com a agência Internacional iTrends na otimização para motores de busca (SEO) da loja online portuguesa da ZARA. A sua carreira académica passou pelo Doutoramento em Gestão, especialidade Marketing, pela Faculdade de Economia do Porto, Mestre em Marketing, Licenciada em Comunicação Organizacional pela Escola Superior de Educação de Coimbra e pós-graduação em Marketing Digital pelo Instituto Português de Administração em Marketing. Colaborou durante mais de 6 anos com o PRODUTECH – Cluster das Tecnologias de Produção como Coordenadora de Marketing, sendo responsável pela dinamização do Portal das Tecnologias de Produção. Sara Santos é ainda formadora certificada em Marketing Digital pelo Digital Marketing Institute (Irlanda).

Sara Santos

Sara SantosComunicação Digital

Consultora em Marketing Digital e e-commerce em empresas nacionais e internacionais. Colabora com a agência Internacional iTrends na otimização para motores de busca (SEO) da loja online portuguesa da ZARA. Docente convidada no Ensino Superior Público em Coimbra e em Viseu.

Related Posts