1.jpg

Curso Cinemalogia aborda a Comunicação Digital com Sara Santos


O advento da inter­net e a pro­li­fe­ra­ção dos dife­ren­tes ambi­en­tes digi­tais vie­ram modi­fi­ca­ram as dinâ­mi­cas da comu­ni­ca­ção pes­soal, de gru­pos, das orga­ni­za­ções e de mas­sas. Ao con­trá­rio da época em que a comu­ni­ca­ção se mas­sas ape­nas se rea­li­zava atra­vés da tele­vi­são e do rádio, agora a comu­ni­ca­ção pas­sou a ser bidi­re­ci­o­nal, sendo mar­cada pela inte­rac­ção e par­ti­ci­pa­ção dos indi­ví­duos, colo­cando-os na con­di­ção de pro­du­tor de infor­ma­ção e de opi­nião, nos pro­ces­sos de cons­tru­ção de uma marca.

A revo­lu­ção digi­tal libe­ra­li­zou o acesso a um con­junto de tec­no­lo­gias e capa­ci­da­des de comu­ni­ca­ção, outrora ina­tin­gí­veis, per­mi­tindo que, hoje em dia, qual­quer pes­soa possa criar con­teú­dos infor­ma­ti­vos, de opi­nião ou artís­ti­cos. Assim veri­fi­cou-se um aumento gene­ra­li­zado na lite­ra­cia tec­no­ló­gica, bem como das prá­ti­cas artís­ti­cas, obri­gando ao recurso ao uso de estra­té­gias e con­teú­dos de comu­ni­ca­ção cada vez mais inovadores.

No meio digi­tal a comu­ni­ca­ção passa por um con­junto de estra­té­gias que pro­cu­ram ade­quar-se à espe­ci­fi­ci­dade de cada meio e aos públi­cos que lá se encon­tram, con­ju­gando na sua acção um con­junto de sabe­res dis­tin­tos como são as tec­no­lo­gias de infor­ma­ção, o mar­ke­ting, a ges­tão, as artes e o design de comunicação.

Pro­cu­rando res­pon­der a estes desa­fios, o curso de cinema cine­ma­lo­gia’ apre­senta o módulo de Comu­ni­ca­ção Digi­tal, lec­ci­o­nado por Sara San­tos, nos pró­xi­mos dias 2728 de Maio de 2017. Neste módulo for­ma­tivo pre­ten­de­mos dar os for­man­dos do curso cine­ma­lo­gia’ o domí­nio na cri­a­ção e difu­são de mate­ri­ais de comu­ni­ca­ção para as dife­ren­tes redes soci­ais e para a Web num modo em geral. Ao longo do módulo serão foca­dos de forma par­ti­cu­lar as abor­da­gens pos­sí­veis na divul­ga­ção e pro­mo­ção de pro­je­tos rela­ci­o­na­dos com o uni­verso artís­tico, como o cinema, a video-arte, even­tos, ins­ta­la­ções ou publicações.

Para que os for­man­dos pos­sam res­pon­der efec­ti­va­mente aos desa­fios lan­ça­dos pela comu­ni­ca­ção na era digi­tal, pro­põe-se, além da abor­da­gem teó­rica, o desen­vol­vi­mento de uma estra­té­gia de comu­ni­ca­ção para a curta-metra­gem A Cos­tu­rei­ri­nha”, atra­vés da cri­a­ção de um microsite/​blog, bem como de uma newsletter/​campanha de email e marketing.

Serão ainda abor­da­das as for­mas pos­sí­veis de pre­sença nas redes soci­ais como são os casos das pági­nas no Face­book e twit­ter, com um plano de publi­ca­ções ou ainda o recurso a um canal no You­tube. O módulo cul­mi­nará na pro­du­ção de todos os mate­ri­ais neces­sá­rios ao pla­ne­a­mento de uma estra­té­gia de comu­ni­ca­ção con­cer­tada, incluindo con­teú­dos audi­o­vi­su­ais para divul­ga­ção nas mais vari­a­das plataformas.

Sara San­tos, que irá coor­de­nar este módulo peda­gó­gico, é con­sul­tora em Mar­ke­ting Digi­tal e e-com­merce em empre­sas naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais. Cola­bora com a agên­cia Inter­na­ci­o­nal iTrends na oti­mi­za­ção para moto­res de busca (SEO) da loja online por­tu­guesa da ZARA. A sua car­reira aca­dé­mica pas­sou pelo Dou­to­ra­mento em Ges­tão, espe­ci­a­li­dade Mar­ke­ting, pela Facul­dade de Eco­no­mia do Porto, Mes­tre em Mar­ke­ting, Licen­ci­ada em Comu­ni­ca­ção Orga­ni­za­ci­o­nal pela Escola Supe­rior de Edu­ca­ção de Coim­bra e pós-gra­du­a­ção em Mar­ke­ting Digi­tal pelo Ins­ti­tuto Por­tu­guês de Admi­nis­tra­ção em Mar­ke­ting. Cola­bo­rou durante mais de 6 anos com o PRODUTECH – Clus­ter das Tec­no­lo­gias de Pro­du­ção como Coor­de­na­dora de Mar­ke­ting, sendo res­pon­sá­vel pela dina­mi­za­ção do Por­tal das Tec­no­lo­gias de Pro­du­ção. Sara San­tos é ainda for­ma­dora cer­ti­fi­cada em Mar­ke­ting Digi­tal pelo Digi­tal Mar­ke­ting Ins­ti­tute (Irlanda).

Sara Santos

Sara SantosComunicação Digital

Con­sul­tora em Mar­ke­ting Digi­tal e e-com­merce em empre­sas naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais. Cola­bora com a agên­cia Inter­na­ci­o­nal iTrends na oti­mi­za­ção para moto­res de busca (SEO) da loja online por­tu­guesa da ZARA. Docente con­vi­dada no Ensino Supe­rior Público em Coim­bra e em Viseu. 

Related Posts