4536.jpg

Gravar, Filmar, Fotografar, Registar!

Che­gou a etapa deci­siva da oitava edi­ção do Cine­ma­lo­gia – Curso de Cinema Docu­men­tal. Durante as pri­mei­ras 40 horas deste curso os for­man­dos foram intro­du­zi­dos às meto­do­lo­gias de inves­ti­ga­ção e pla­ne­a­mento de uma pro­du­ção de docu­men­tá­rio. As casas, oh as casas”, são o mote cen­tral desta pro­du­ção e da 20.ª Semana Cul­tu­ral da Uni­ver­si­dade de Coim­bra, e foi com Antó­nio Morais e agora com David BadaloPedro Magano que os for­man­dos vão domi­nar as téc­ni­cas de pro­du­ção de ima­gem e som aten­dendo à for­mu­la­ção da casa como um dis­po­si­tivo tran­si­tó­rio pro­du­tor de memó­rias e mode­la­dor de pes­soas. Acha que pode con­tri­buir para esta inves­ti­ga­ção? Escreva-nos para [email protected]​caminhos.​info

De 2428 de Março o curso cine­ma­lo­gia irá abor­dar a última etapa pre­pa­ra­tó­ria para a pro­du­ção, com o módulo de Direc­ção de Som, e entrar na roda­gem de um docu­men­tá­rio, no módulo de Rea­li­za­ção, sob a batuta de David BadaloPedro Magano.

No módulo de Direc­ção de Som para Docu­men­tá­rio, ao longo de oito horas, os for­man­dos irão apren­der asca­rac­te­rís­ti­cas do som die­gé­tico e não die­gé­tico, téc­ni­cas de cap­ta­ção de som e os equi­pa­men­tos e equipa envol­vi­dos nesta etapa de pro­du­ção. David Badalo é o for­ma­dor para este módulo. Dire­tor de Som com expe­ri­ên­cia em fic­ção e docu­men­tá­rio, cola­bora regu­lar­mente com André Badalo e com a Ori­gi­nal Fea­tu­res. É bacha­rel (BASc) em Pro­du­ção de Som no Ins­ti­tuto SAE de Madrid. Fre­quen­te­mente, leci­ona na ETIC – Escola de Tec­no­lo­gias Ino­va­ção e Cri­a­ção.

É no módulo de Rea­li­za­ção Docu­men­tal que os for­man­dos terão a opor­tu­ni­dade de se colo­car à prova e mos­trar o valor da sua inves­ti­ga­ção e argu­mento entre­tanto desen­vol­vi­das e pro­cu­rar mate­ri­a­li­zar fíl­mi­ca­mente todo o tra­ba­lho de con­junto em torno do con­ceito d’as casas e de quem n’elas habita/​ou. O rea­li­za­dor e dire­tor de foto­gra­fia Pedro Magano é o for­ma­dor do módulo de rea­li­za­ção. Estu­dou Tec­no­lo­gias da Comu­ni­ca­ção Audi­o­vi­sual no Porto, na Escola Supe­rior de Música, Artes e Espe­tá­culo. Reco­nhe­cido por fil­mes como O Vício da Liber­dade” (2011), Manuel Antó­nio Pina – Um sítio onde pou­sar a cabeça” (2012), Irmãos” (2015) ou A um mar de dis­tân­cia” (2016), fil­mes esses que pas­sa­ram pela com­pe­ti­ção dos Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês ganhando vários pré­mios, espe­ci­al­mente em 2015.

O Depar­ta­mento de Enge­nha­ria Infor­má­tica da FCTUC rece­berá o módulo de Direc­ção de Som para Docu­men­tá­rio no dia 24 de março, das 10 às 19 horas, sendo que o módulo de Rea­li­za­ção Docu­men­tal, pela sua com­po­nente essen­ci­al­mente prá­tica se rea­li­zará na sede do fes­ti­val e em vários locais da cidade de Coim­bra entre os dias 2528 de março. As ins­cri­ções con­ti­nuam aber­tas nesta página.

Mais infor­ma­ções estão dis­po­ní­veis em www​.cami​nhos​.info/​c​i​n​e​m​a​logia.

Related Posts