10394651_701000833313288_5780056164484045663_n.jpg

Nuno Garcia encerra a 6.ª edição do curso cinemalogia’ com o módulo de Colour Grading”


Colour Gra­ding” é o pro­cesso de alte­rar e melho­rar a cor de uma ima­gem, fixa ou em movi­mento, atra­vés de pro­ces­sos foto-quí­mi­cos, elec­tró­ni­cos ou digi­tais. Neste pro­cesso é pos­sí­vel melho­rar ou até repa­rar a ima­gem obtida aquando das roda­gens ou ainda intro­du­zir efei­tos sobre o plano. O seu pro­pó­sito é aju­dar a criar ou refor­çar o ambi­ente nar­ra­tivo do filme na esté­tica dos qua­dros que atra­ves­sam uma obra cinematográfica.

Pode­ría­mos pen­sar que esta­mos perante uma etapa con­clu­siva e inde­pen­dente do resto da pro­du­ção, mas o tra­ba­lho de colour gra­ding começa logo aquando da pre­pa­ra­ção da roda­gem, sendo o Direc­tor de Foto­gra­fia res­pon­sá­vel por pla­near e criar qua­dros capa­zes de arma­ze­nar o máximo de infor­ma­ção lumi­nosa pos­sí­vel, tanto nas altas como nas bai­xas luzes. É a par­tir de uma ima­gem flat’ que pode­mos ele­var a com­po­si­ção visual a outro pata­mar e expo­nen­ciar a expres­são fílmica.

Devido a impe­di­men­tos de natu­reza pro­fis­si­o­nal não nos foi pos­sí­vel asse­gu­rar o módulo de Colour Gra­ding” com o Direc­tor de Foto­gra­fia Pedro Aze­vedo nas datas pre­vis­tas, tendo-se optado por adiar este módulo para os dias 1011 de Junho com a coor­de­na­ção do colo­rista Nuno Gar­cia. Como sem­pre, a orga­ni­za­ção do curso, guia-se pelo melhor inte­resse dos for­man­dos, pro­cu­rando ofe­re­cer sem­pre opor­tu­ni­da­des de apren­di­za­gem com os prin­ci­pais inter­ve­ni­en­tes do cinema por­tu­guês, indo ao encon­tro dos melho­res inte­res­ses da qua­li­dade cien­tí­fica do curso garan­tida em cola­bo­ra­ção estreita com a Uni­ver­si­dade Aberta.

Nuno Gar­cia é licen­ci­ado em Rea­li­za­ção de Cinema, mas após esta­giar na antiga Cen­tro de Edi­ção Espe­cial”, rapi­da­mente se apai­xo­nou pela pós-pro­du­ção. A sua car­reira como colo­rista come­çou como assis­tente de tele­ci­nema em pelí­cula de 1635mm, tendo depois como colo­rista sénior adap­tado-se aos ambi­en­tes digi­tais como Final Cut 7” ou DaVinci Resolve”. Na sua car­reira tem cola­bo­rado em cinema, pas­sando pela Tobis, bem como em Publi­ci­dade, na The Chim­ney Pot. Hoje está dedi­cado 100% ao gra­ding e cri­a­ção de work­flow para pós produção.

Durante a for­ma­ção de Colour Gra­ding serão abor­da­dos os prin­cí­pios da cor­rec­ção de cor e as fer­ra­men­tas dis­po­ní­veis, além dos for­ma­tos e câma­ras de vídeo digi­tais. No ponto de vista prá­tico será rea­li­zado o acom­pa­nha­mento da cor­rec­ção de cor e pro­du­ção dos efei­tos digi­tais neces­sá­rios ao pro­jecto da curta-metra­gem A Cos­tu­rei­ri­nha”, pro­du­zido pelos alu­nos, sendo con­tra­posto com exem­plos de pla­nos de fil­mes, já ter­mi­na­dos, em que o for­ma­dor colaborou.

As ins­cri­ções con­ti­nuam dis­po­ní­veis em www​.cami​nhos​.info/​c​i​n​e​m​a​l​o​g​i​a​-​i​n​s​c​ricao

Nuno Garcia

Nuno GarciaColorista

Nuno Gar­cia nas­ceu em Lis­boa onde se for­mou em Rea­li­za­ção de cinema, mas tendo come­çado a esta­giar na antiga CEE cen­tro de edi­ção espe­cial, rapi­da­mente se apai­xo­nou pela pós pro­du­ção. Começa como assis­tente de Tele­ci­nema e durante 2 anos tem a fun­ção de auxi­liar o colo­rista senior na colo­ca­ção dos rolos de pelí­cula 16mm e 35mm, fazer gra­ding one light para os edi­to­res mon­ta­rem. Pas­sado esse tempo e já como sénior colo­rista tira vários cur­sos na Rank Cin­tel e DaVinci com Stu­art Black Jones, Davinci 888 dui, DaVinci 2k e Spi­rit­Te­le­cine na empresa Light­Film. Exe­cu­tando tra­ba­lhos para todas as pro­du­to­ras naci­o­nais e estran­gei­ras de publi­ci­dade, cinema, tele­fil­mes, cli­pes de musica. Tra­ba­lhando direc­ta­mente com as equi­pas de edi­ção, com­po­si­ção de ima­gem e 3D

Related Posts