Cinemalogia-rodagem.jpg

Nuno Rocha, Manuel Pinto Barros e Pedro Adamastor coordenam rodagem de curta-metragem em Coimbra

O curso de Cinema – Cine­ma­lo­gia, pro­mo­vido pelos Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês desde 2011, pre­pa­rou ao longo dos últi­mos meses uma pro­du­ção cine­ma­to­grá­fica e entra agora na der­ra­deira etapa da roda­gem. O iní­cio dos tra­ba­lhos está mar­cado para o dia 19 e pro­lon­gar-se-á até 23 de Março. Esta é a etapa cul­mi­nar de toda a for­ma­ção teó­rica e prá­tica levada a cabo desde o iní­cio deste curso dando forma visual ao ima­gi­ná­rio cri­ado no argu­mento.

No âmbito do tema da 18.ª Semana Cul­tu­ral da Uni­ver­si­dade de Coim­bra, esta his­tó­ria, con­ce­bida pelo grupo de for­man­dos do curso, apre­senta-nos a his­tó­ria pós­tuma de Joa­quim, um pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio e ex-comando da guerra do Ultra­mar, atra­vés do pro­cesso de edi­ção de uma bio­gra­fia hono­rí­fica. A his­tó­ria decorre em torno de Ale­xan­dre, seu filho, que é con­tac­tado por uma edi­tora que se pro­põe publi­car a bio­gra­fia do seu pai. Acei­tando essa home­na­gem, Ale­xan­dre pes­quisa e reúne nos per­ten­ces do pai o mate­rial neces­sá­rio para entre­gar à edi­tora, no entanto neles, encon­tra um nega­tivo foto­grá­fico que muda por inteiro a memó­ria que tem do pai. Deverá ou não Ale­xan­dre for­ne­cer esta infor­ma­ção à edi­tora e, con­se­quen­te­mente, reve­lar o lado menos conhe­cido do pai?

Re-inven­tando os méto­dos de tra­ba­lho de edi­ção para edi­ção, os Cami­nhos apre­sen­tam este ano, uma ori­en­ta­ção tri­par­tida da roda­gem. Nuno Rocha coor­de­nará a rea­li­za­ção, Manuel Pinto Bar­rosDirec­ção de Foto­gra­fiaPedro Ada­mas­torDirec­ção de Som. A roda­gem desta curta envol­verá a apli­ca­ção de todos os conhe­ci­men­tos adqui­ri­dos pelos for­man­dos nos módu­los ante­ri­o­res e o seu desen­lace será o mate­rial neces­sá­rio para pros­se­guir os tra­ba­lhos nas eta­pas da Pós-Pro­du­ção e Dis­tri­bui­ção do Curso de Cinema – Cine­ma­lo­gia.

Em sete décors da cidade de Coim­bra o curso Cine­ma­lo­gia da ideia ao filme’ con­vida assim, as pes­soas a par­ti­ci­pa­rem e a assis­ti­rem no pro­cesso de trans­for­ma­ção duma ideia em filme.

Related Posts