O Poster Cinematográfico Português – Museu Académico 9 a 30 de Novembro

A his­tó­ria do Cen­tro de Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos da Asso­ci­a­ção Aca­dé­mica de Coim­bra (CEC/​AAC) já conta com algu­mas déca­das e mui­tas exi­bi­ções de tudo o que a sétima arte tem a ofe­re­cer.

Num mês em que se des­taca o cinema por­tu­guês na cidade de Coim­bra, com mais uma edi­ção do fes­ti­val Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês, está a decor­rer no segui­mento deste evento – e em par­ce­ria com o Museu Aca­dé­mico de Coim­bra – uma expo­si­ção de car­ta­zes cine­ma­to­grá­fi­cos. Car­ta­zes estes cor­res­pon­den­tes às déca­das de 70, 8090 do séc. XX , de fil­mes por­tu­gue­ses, que mere­cem tal des­ta­que gra­ças tanto aos seus rea­li­za­do­res – que mar­ca­ram toda uma gera­ção do cinema em Por­tu­gal -, como por todo um con­texto – uma vez que alguns deles foram con­tro­ver­sos e emble­má­ti­cos num Por­tu­gal aca­bado de sair do Estado Novo, sob a égide de uma forte neces­si­dade de expri­mir anos de repres­são!

Tais repro­du­ções, tam­bém são pau­ta­das pela sua ino­va­ção e geni­a­li­dade de obras intem­po­rais, que mere­ce­ram grande acla­ma­ção da crí­tica e do público e que por isso ainda hoje mere­cem a nossa aten­ção. Faz ainda parte desta expo­si­ção, car­ta­zes das deza­nove edi­ções dos Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês, uma vez que é o único fes­ti­val dedi­cado ao cinema por­tu­guês em Por­tu­gal e de grande relevo na his­tó­ria do CEC.

<

p style=“text-align: justify;”>A visi­tar entre até ao iní­cio do mês de Dezem­bro, no Museu Aca­dé­mico de Coim­bra, entre as 10h e as 12h30 e as 14h30 e as 18h.