29354537_1918387941519162_2699619317517200755_o.jpg

Oh! As Casas” em Documentário

Durante esta semana o curso de cinema Cine­ma­lo­gia” pro­mo­veu o módulo de rea­li­za­ção docu­men­tal que, com a ori­en­ta­ção do rea­li­za­dor Pedro Magano, se propôs mate­ri­a­li­zar fil­mi­ca­mente a pro­posta da Uni­ver­si­dade de Coim­bra para esta 20.ª Semana Cul­tu­ral. Tra­tando-se de um curso de estru­tura modu­lar, o Cine­ma­lo­gia reúne, a cada edi­ção, um grupo hete­ro­gé­neo de for­man­dos, com per­cur­sos aca­dé­mi­cos diver­sos e pro­ve­ni­en­tes de vários pon­tos do país, unindo-se a pro­fis­si­o­nais da área do cinema na con­cre­ti­za­ção de um filme.

Esta foi uma etapa deci­siva. Quer olhe­mos para o aspeto peda­gó­gico, quer para o de pro­du­ção do docu­men­tá­rio, o tra­ba­lho ela­bo­rado ao longo dos qua­tro dias de rea­li­za­ção docu­men­tal é e será o resul­tado do cru­za­mento de sabe­res par­ti­lha­dos ao longo dos módu­los que inte­gram esta edi­ção do curso de cinema. O docu­men­tá­rio vive do tra­ta­mento artís­tico do real e esta foi a abor­da­gem tomada pelo grupo que foi cri­ando e apren­dendo a criar e expres­sar as ima­gens e os sons da cidade.

A par­tir de inves­ti­ga­ção e pla­ne­a­mento pré­vios encon­tra­ram-se os pon­tos comuns entre os inte­res­ses do grupo e foi deter­mi­nada uma linha nar­ra­tiva que agora olha para as casas enquanto um dis­po­si­tivo tran­si­tó­rio, pro­du­tor de memó­rias e mode­la­dor de pes­soas. Coim­bra reve­lou-se uma cidade de pas­sa­gem neste pro­cesso: uma casa de pas­sa­gem, um alo­ja­mento tem­po­rá­rio, onde todos con­tri­buem para a for­mu­la­ção da(s) sua(s) identidade(s), cru­zando-se o novo e o velho de múl­ti­plas for­mas. Per­cor­rendo as ruas da cidade em busca da casa, das casas que resul­ta­rão do seu tra­ba­lho, o grupo bateu à porta de casas, esta­be­le­ci­men­tos comer­ci­ais e ins­ti­tui­ções e reu­niu tes­te­mu­nhos dos seus habi­tan­tes. O que pode­re­mos espe­rar deste filme?

Related Posts