Origem e Antecedentes do Projecto

Como surgiu este projecto?

Cinemalogia
Cinemalogia Cinemalogia Cinemalogia Cinemalogia Cinemalogia

O curso Cinemalogia surgiu em 2011, oferecendo uma formação do Cinema e do Multimédia essencialmente prática, na região Centro do País. A tradição na formação que o Festival Caminhos do Cinema Português promoveu, ao longo das suas edições, possibilitou e gerou o conhecimento necessário à produção de um curso modular que explora todas as fases de concepção de uma obra cinematográfica da sua ideia ao seu produto final, o filme.

A primeira edição do Cinemalogia superou todas as expectativas iniciais da organização conseguindo registar 159 inscrições em 13 módulos, impondo-se  pela garantia da qualidade na formação um limite máximo de vinte vagas por módulo. Nesta primeira edição, encontraram-se novos valores o cinema Português como João Duque, vencedor do prémio de jovem realizador no concurso de vídeo INATEL 2012. Acreditamos que estamos a criar uma nova geração de cineastas e/ou cinéfilos.

Uma formação com esta amplitude é caso único no país devendo ser incentivadas novas edições deste curso.

A segunda edição do curso Cinemalogia — Da Ideia ao Filme veio reforçar o carácter de excelência e de grande oportunidade que esta formação contínua, organizada de forma modular, representa para a cinéfilos e também para profissionais da sétima arte. O plano curricular foi reformado, disponibilizando-se dez novos módulos possibilitando a formação na especialidade como em Design de Títulos, Composição Musical ou Mistura de Som. Na segunda edição, registaram-se 250 inscrições ao longo do curso.

Em linha com a edição piloto, este curso encaminhou os formandos no processo cinematográfico dotando-os das bases teóricas essenciais que permitem construir e analisar a ideia de um filme e a linguagem que projecta na tela até à rodagem e pós-produção. Na segunda edição, produziu-se uma curta-metragem com muito esforço da organização e dos formandos, cujo argumento é adaptado a partir do conto “A Viagem”, de Sophia de Mello Breyner, pelo formando Pedro Branco. O filme, objecto de aprendizagem, encontra-se neste a concorrer a vários festivais nacionais e internacionais, tendo sido já aceite no circuito Shortcutz. Vários formandos desta segunda edição realizaram curta-metragens após a frequência do curso.

O filme Esperança foi seleccionado para exibição no Shotcutz Xpress Viseu, The Tallin Festival of New Cinema 2014 e no 1º Festival Internacional de Cinema e Literatura de Trofa — CineTrofa.

De realçar ainda a origem dos formandos que frequentam este curso modular. Se na primeira edição quase metade dos formandos (49.1%) são oriundos de fora do município de Coimbra, na segunda edição verificou-se um aumento de 49.5% para 59.37%, mostrando que existe espaço em Coimbra para a formação e produção de Cinema mesmo com condições de trabalho muito reduzidas como as que este projecto recorre. Verificamos, nas três edições do curso, a participação activa de Profissionais da sétima arte, o que nos leva a acreditar, cada vez mais, na qualidade deste projecto com o reconhecimento de qualidade e o interesse além dos cinéfilos e estudantes.

A terceira edição deste projecto decorreu até 8 de Junho, consolidando o programa modular estabelecido aquando da segunda edição. No decorrer da terceira edição voltámos a constatar um aumento na percentagem de formandos de fora do distrito de Coimbra, assim como na presença regular de profissionais nos vários módulos que compõem o curso.

Da análise dos inquéritos pedagógicos realizados, retiramos uma enorme satisfação dos formandos pela qualidade das formações e docentes, assim como pelas condições proporcionadas pela organização ao longo do curso.

Da mesma forma, este projecto dota a Cidade e Universidade de Coimbra de uma formação complementar à oferta disponível na prática cinematográfica, com uma oferta coerente e não apenas em actos isolados que descuram as ligações artísticas e técnicas próprias da linguagem do cinema.

 

Brinco Coração

Dois dos vários micro-filmes resultantes da primeira edição do curso.

 

Cinemalogia nos Media