Direcção de Fotografia para Documentário

Resumo

A forma como as imagens serão captadas durante a rodagem será determinante para os resultados que se pretendem obter num dado projecto cinematográfico. Neste módulo serão abordados as competências e os conhecimentos técnicos e criativos mais directamente relacionados com a captação/registo de imagem, nomeadamente no que diz respeito aos diferentes tipos de equipamento utilizados. Ao longo do módulo serão abordados os seguintes tópicos:

— Tecnologia vídeo em aparelhos fotográficos híbridos e câmaras de cinematografia digital. Quando, como e o porquê da sua utilização na captação de imagens documentais.

– Prós e contras da utilização deste tipo de tecnologia de captação de imagem em movimento.

– Aprender a contornar os pontos fracos destas câmaras, através de acessórios e técnicas de iluminação e operação de câmara.

– Análise de alguns projectos específicos, como exemplo das técnicas ensinadas.

Objectivos a atingir

No módulo de Direcção de Fotografia pretende-se que os formandos tenham uma introdução à disciplina no Contexto Documental. Deverse-á abordar a linguagem cinematográfica e a forma como se constroem planos, enquadramentos e raccords sem descurar as técnicas de iluminação.

Plano de Sessão

- Câmaras;
- Os sensores, formatos e tipos de sensor;
- Workflow de produção (Settings de câmara);
- Objectivas;
- Acessórios para suporte de câmara;
- Iluminação artificial contínua para entrevistas;
- Workflow.

Material necessário

- Câmara DSLR ou CSC com capacidade de gravação vídeo em modo completamente manual (ISO, Diafragma e Velocidade de Obturação selecionáveis manualmente) ou câmara de cinematografia digital;
- Objectiva zoom versátil (ou conjunto de objectivas de distância focal fixa);
- Suporte de câmara (tripé e se possível um qualquer acessório que possibilite a movimentação de câmara estável).

Público-Alvo

Utilizadores de câmaras fotográficas híbridas DSLR e CSC ou câmaras de cinematografia digital (estudantes e profissionais da área da fotografia e do audiovisual), que pretendam aprofundar conhecimentos na utilização deste tipo de câmaras para produção de conteúdos de vídeo do género documental/jornalístico.

Local

Departamento de Engenharia Informática, Pólo II
Pinhal de Marrocos, Coimbra

Data e Horário

Data
9:00 — 18:00
8 horas

Inscrições

60€ estudantes / 80€ público geral
10% desconto para associados e membros UAb
Lotação máxima de 20 formandos

Inscrever

Formador

António Morais

António MoraisDirector de Fotografia

Bragança, Portugal, 1985. Terminou seu curso de Fotografia Profissional no Instituto Português de Fotografia do Porto em 2005. Obteve a Licenciatura em Som e Imagem na Universidade Católica Portuguesa do Porto em 2008. Concluiu o Mestrado em Comunicação Audiovisual com especialização em Produção e Realização Audiovisual no Instituto Politécnico do Porto em 2010. Desde o início do seu percurso académico, que fez parte de diversas equipa de rodagem inúmeros curtas-metragens, filmes, documentários e programas de TV como Diretor de fotografia. Trabalhou em todo o tipo de produções no Médio Oriente (Jordânia, Yemen, Palestina, Israel). Os últimos projectos a salientar: a longa-metragem "Oversized Coat" para a produtora Nawras Media; o Documentário de longa duração para TV "Camera and the City - Yemen" para a produtora, Vision, cliente Al Jazeera Documentary; o programa de comédia "The Rania Show" para a produtora Green Bananas, cliente Roya TV; a série de televisão "The Asphalt Color" para a produtora Pan East Media, cliente Abu Dhabi TV (ADTV) e o documentário "Born in 48" para produtora, Vision, cliente Al Jazeera Documentary. Em 2016 e 2017 fez a direção de Fotografia cineasta da série documental para TV, "Expats" para Al Jazeera Documentary. Filmada em todo o mundo (Inglaterra, Canada, Brasil, Noruega e Australia). Mais recentemente devido ao trabalho que tem vindo a desenvolver na última década como Cinematógrafo e Diretor de Fotografia foi reconhecido pela Sony, como Independent Certified Expert (ICE). Hoje em dia faz parte da plataforma de formadores ICE da Sony.

Outros Módulos