Resumo

Através deste módulo, os formandos serão apresentados à história e teoria do cinema, analisando o desenvolvimento da  linguagem e estética cinematográfica, desde a sua origem até a atualidade. O visionamento de excertos de obras fundamentais da história  do cinema, servirá para contextualizar os elementos definidores da linguagem cinematográfica: enquadramento, plano, cena,  sequência, movimentos de câmara, profundidade de campo, o campo e o fora de campo. Será analisada a implicação da evolução tecnológica na criação dos diferentes movimentos artísticos:  o pré-cinema, cinema das atrações, cinema narrativo, o cinema soviético, o cinema clássico e os géneros de Hollywood, o neo-realismo italiano, a nouvelle vague, o cinema moderno, o documentário e pós cinemas.

Objectivos a atingir

Dotar o formando de conhecimentos gerais sobre a história do cinema e de ser capaz  reconhecer e identificar as questões básicas da linguagem cinematográfica.

Estimular a sua capacidade de utilização prática dos conceitos analisados e fomentar a criação de consciência crítica e de análise sobre as imagem em movimento.

Pretende-se com os conhecimentos adquiridos criar bases gerais para temas possíveis para o alunos produzirem no curso.

Plano de Sessão

  1. Introdução à linguagem cinematográfica
  2. Pré-Cinema
  3. Cinema das atrações
  4. Cinema narrativo
  5. Cinema soviético
  6. Cinema clássico e os géneros de Hollywood
  7. Neo-realismo italiano
  8. Nouvelle Vague
  9. O cinema moderno
  10. O caso do documentário
  11. Pós cinemas

Material necessário

Não existem necessidades específicas.

Local

Departamento de Engenharia Informática, Pólo II
Pinhal de Marrocos, Coimbra

Data e Horário

14 de Março de 2018
10:00 — 19:00
8 horas

Inscrições

40€ estudantes / 60€ público geral
10% desconto para associados e membros UAb
Lotação máxima de 20 formandos

Inscrever

Formadora

Margarida Leitão

Margarida LeitãoRealizadora

Margarida Leitão formou-se em montagem de cinema e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área da montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e do documentário na ETIC- Escola de Tecnologias Inovação e Criação.

A sua primeira curta "Kilandukilu/Diversão" ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde. Realizou várias curtas metragens de ficção e documentários que foram exibidos em festivais por todo o mundo e na televisão. Os filmes “A Ferida” e “Muitos Dias tem um Mês” tiveram estreia comercial. O seu último filme, "Gipsofila", além de outros prémios nacionais e internacionais, recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Turim. O seu trabalho recente explora imagens de arquivo familiar ou cinematográfico, perscrutando as fronteiras do ensaio audiovisual. "Gestos do Realismo" é citado na lista dos melhores ensaios audiovisuais de 2016 pela Fandor.

Outros Módulos