André Parente

André Parente

André Parente é artista e teórico do cinema, dos novos media e da arte contemporânea. Em 1987 obtém o Doutoramento na Universidade de Paris 8, sob a orientação de Gilles Deleuze. Em 1991 funda o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre 1977 e 2016, realiza inúmeros vídeos, filmes e instalações, nos quais predominam a dimensão experimental e conceitual. Os seus trabalhos foram apresentados em festivais, mostras e exposições no Brasil e no exterior (Alemanha, França, Espanha, Suécia, Espanha, México, Canadá, Portugal, Argentina, Colômbia, China, entre muitos outros). É autor de vários livros, entre os quais destacamos: Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual (1993), Sobre o cinema do simulacro. Cinema existencial, cinema estrutural e cinema brasileiro contemporâneo (1998), Narrativa e modernidade. Os cinemas não narrativos do pós-guerra (2000), Cinema et narrativité (L’Harmattan 2005), Cinema em trânsito. Cinema, arte contemporânea e novas midias (2012), Cinemáticos (2013), Cinema/Deleuze (2013), Passagens entre Fotografia e Cinema na Arte Brasileira (2015), entre outros.

André Parente é artista e teórico do cinema, dos novos media e da arte contemporânea.

Em 1987 obtém o Doutoramento na Universidade de Paris 8, sob a orientação de Gilles Deleuze.
Em 1991 funda o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Entre 1977 e 2016, realiza inúmeros vídeos, filmes e instalações, nos quais predominam a dimensão experimental e conceitual. Os seus trabalhos foram apresentados em festivais, mostras e exposições no Brasil e no exterior (Alemanha, França, Espanha, Suécia, Espanha, México, Canadá, Portugal, Argentina, Colômbia, China, entre muitos outros).

É autor de vários livros, entre os quais destacamos: Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual (1993), Sobre o cinema do simulacro. Cinema existencial, cinema estrutural e cinema brasileiro contemporâneo (1998), Narrativa e modernidade. Os cinemas não narrativos do pós-guerra (2000), Cinema et narrativité (L’Harmattan 2005), Cinema em trânsito. Cinema, arte contemporânea e novas midias (2012), Cinemáticos (2013), Cinema/Deleuze (2013), Passagens entre Fotografia e Cinema na Arte Brasileira (2015), entre outros.