Fátima Chinita Escola Superior de Teatro e Cinema

É Doutorada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em Ciências da Comunicação - Cultura e Novas Tecnologias pela Faculdade de Ciências Socais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Leciona na Escola Superior de Teatro e Cinema desde 1995, onde é Professora Adjunta.

Tem um Bacha­re­lato em Cinema pela Escola Supe­rior de Tea­tro e Cinema (Mon­ta­gem) e é Licen­ci­ada em Lín­guas e Lite­ra­tu­ras Moder­nas – Estu­dos Por­tu­gue­ses e Ingle­ses, pela Facul­dade de Letras da Uni­ver­si­dade de Lisboa.
Como inves­ti­ga­dora, encon­tra-se atu­al­mente ligada ao Cen­tro de Inves­ti­ga­ção de Inter­me­dia and Inter­mo­da­lity Stu­dies (IMS), em Väjxö – Sué­cia, e ao Labcom.IFP, na Covi­lhã, no âmbito de um pós-dou­to­ra­mento em Estu­dos Inte­rar­tes e Metanarratividade.
É ainda cola­bo­ra­dora do Cen­tro de Estu­dos em Artes e Comu­ni­ca­ção da Uni­ver­si­dade do Algarve (CIAC) e mem­bro efe­tivo de várias asso­ci­a­ções de inves­ti­ga­ção em audi­o­vi­su­ais no estrangeiro.

Dá aulas à Licen­ci­a­tura em Cinema (Pro­du­ção e Estu­dos Fíl­mi­cos) e ao Mes­trado em Desen­vol­vi­mento de Pro­jeto Cine­ma­to­grá­fico (Nar­ra­ti­vas Cinematográficas).

É autora do livro O Espec­ta­dor (In)visível – Refle­xi­vi­dade na Óptica do Espec­ta­dor em INLAND EMPIRE, publi­cado pela edi­tora Livros LABCOM.
Par­ti­cipa regu­lar­mente em con­fe­rên­cias e escreve sobre Meta­ci­nema, Autor­re­fle­xi­vi­dade, Nar­ra­tiva, Estu­dos Espe­ta­to­ri­ais, Estu­dos Auto­rais e Intermedialidade.