Francisco Dias

Francisco Dias Professor

Francisco Dias é Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), exercendo aí funções de docente e de coordenador da Licenciatura em Animação Turística no seu Campus 4 - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche. Também colabora como docente na Pós-Graduação Internacional de Branding e Business na UNIVATES, em Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Concluíu o seu doutoramento em Ciências do Turismo na Universidade de Perpignan (França). Antes havia concluído dois mestrados: inicialmente em Psicopatologia e Neuropsicologia, na Universidade de Moscovo (Rússia) e posteriormente em Psicologia Social, na Universidade do Porto, Portugal.
É director da revista EJTHR - European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation (www.ejthr.com), e entre 2010 e 2013 foi coordenador do GITUR - Grupo de Investigação em Turismo do Instituto Politécnico de Leiria.

Faz parte do corpo editorial de várias publicações científicas, designadamente: Current Issues of Tourism Research, COGITUR - Journal of Tourism Studies, Journal of Tourism and Services, e Brandtrends, Journal of Strategic Communication and Branding.

Está atualmente envolvido na criação da Euro-Asia Tourism Studies Association, e na organização de várias conferência científicas internacionais em diferentes países: 2nd International Conference of Tourism, Hospitality and Recreation, na cidade de Poznan, Polónia (19-21 de Maio de 2014), o 6th International Tourism Congress, no Sultanato of Oman, de 2 a 4 de Dezembro de 2014, e 1st EATSA International Conference – Taiwan, de 12 a15 Junho de 2015.

Enquanto investigador, Francisco Dias participa na criação de projetos em rede, quer a nível nacional, com destaque para o ONAT – Observatório Nacional das Atividades de Animação Turística (www.onat.ipleiria.pt), quer a nível global, designadamente a criação do DBI – Destination Brabdin Index.

Não obstante, ainda consegue algum tempo extra para dirigir o ART&TUR - Festival Internacional de Filmes de Turismo, que este ano se realiza na cidade do Porto.

Os seus interesses de investigação estão focados nos aspetos sócio-antropológicos e psicossociais do turismo, designadamente: imaginário, motivação turística, representações sociais, marcas de destino e animação turística.