Hugo Leitão Sound Designer

Estudou piano na Academia de Música de Odivelas durante 6 anos. Começou a sua formação académica e profissional na área da música e som em 1998, na Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC). No segundo ano de curso, dá os primeiros passos como profissional e tem pela primeira vez contacto com os palcos, estúdio e som ao vivo.

Em 2003 é convidado para integrar o departamento de pós-produção de som da Tobis Portuguesa na seção de restauro de som digital, onde passa um ano a trabalhar no restauro de vários filmes Portugueses. Em 2004 passa a pertencer à equipa de pós-produção de som para cinema da Tobis Portuguesa liderada por Branko Neskov, desempenhou funções como editor de som; sound designer e misturador até final de 2010 em várias dezenas filmes.
É músico em projetos com “Cindy Kat” e mais recentemente “Torpe”, compositor arranjador e interprete em vários projetos (em produção) relacionados à música electrónica, compõe também para teatro e cinema.

Em 2005 é convidado pela ETIC para lecionar aulas na área de produção musical, Pro Tools; Síntese de Som; Sampling e MIDI e Sincronização, inicia também e finaliza, durante o mesmo período, o Certificado de Aptidão Profissional de Formadores (C.A.P).
É também professor em várias áreas de som para cinema na Restart.
A meio de 2010 foi-lhe atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian uma bolsa de valorização profissional, onde frequentou a Los Angeles Recording School, estudou som para cinema e produção musical.

Projetos em que colaborou recentemente: “Cavalo Dinheiro” (Longa Metragem) de Pedro Costa onde desempenhou funções como editor som e sound designer, “Os Filhos do Rock” (TV) de Pedro Varela onde foi responsável pela pós produção de som e também música original.
“Volta à Terra” (Documentário) de João Plácido vencedor do prémio para melhor Longa-Metragem da Competição Nacional no Doc Lisboa 2014.
Está finalizar “Capitão Falcão” (Longa Metragem) de João Leitão onde desempenha funções de coordenador de pós produção de som, sound designer e misturador.

Trabalha com realizadores como Pedro Costa, Margarida Cardoso, Margarida Gil, Marco Martins, Tiago Guedes, Gabriel Abrantes, João Mário Grilo, Leonel Viera.