João Antero

João Antero

Realizador, director de fotografia e operador de câmara, é licenciado em Cinema, em 1982, pela ECA – USP - São Paulo, Brasil. É professor na Universidade Lusófona, onde lecciona 5 cadeiras (Op. de Estúdio e Controlo de Imagem, Direcção de Fotografia, Atelier de Imagem, Op. de Câmara, e Técnicas de imagem em Movimento) nos cursos de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia. Membro correspondente das Academia Nacional de Belas Artes e Academia de Letras e Artes Portugal.

Rea­li­zou mais de 60 Vídeos de For­ma­ção, 34 vídeos Ins­ti­tu­ci­o­nais, 5 vide­o­clips, 25 Spots Publi­ci­tá­rios para TV, 3 Curta-Metra­gens, 11 docu­men­tá­rios, 1 série docu­men­tal para tele­vi­são, 3 espec­tá­cu­los musi­cais para DVD.

Fez a direc­ção de foto­gra­fia em cerca de 15 spots publi­ci­tá­rios, 2 curta-metra­gens, 30 vídeos de for­ma­ção, 25 ins­ti­tu­ci­o­nais e 5 vide­o­clips.

Autor do livro Ope­ra­ções de Câmara”, Edi­ções Lusó­fo­nas e das comu­ni­ca­ções «A Cor nos supor­tes cine­ma­to­grá­fi­cos e vide­o­grá­fi­cos», à Aca­de­mia Naci­o­nal de Belas Artes de Lis­boa, «O Ensino do Audi­o­vi­sual nas Esco­las de Arte», no Semi­ná­rio «Audi­o­vi­sual: Arte e Comu­ni­ca­ção», Vide­o­teca Muni­ci­pal de Lis­boa, «Audi­o­vi­sual, que futuro?», apre­sen­tada nas Jor­na­das do Ensino Artís­tico em Por­tu­gal.