João Antero Professor | Director de Fotografia

João Antero é professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde lecciona as cadeiras deOperações de Estúdio e Controlo de Imagem, Direcção de Fotografia e Luminotecnia, Atelier de Imagem, Operações de Câmara, Técnicas de imagem em Movimento nos cursos de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia e de Comunicação e Jornalismo. É Membro correspondente das Academia Nacional de Belas Artes e Academia de Letras e Artes Portugal.

Enquanto realizador foi responsável pela transmissão dos prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema, no CCB, por mais de 60 Vídeos de Formação, 34 vídeos Institucionais, 5 videoclips, 25 Spots Publicitários para TV, 3 Curta-Metragens, 11 documentários, 1 série documental para televisão e 3 espectáculos musicais para DVD.

Como Director de Fotografia participou, entre outras, na campanha publicitária Razões, da Universidade Lusófona. Participou em cerca de outros 30 vídeos de formação, 25 institucionais, 5 videoclips, 15 spots publicitários, 2 curta-metragens.

Realizou ainda Curso de Câmara HD, ministrado pela Roche HD / Espanha, Curso ITAP – Interactive Television Authoring Production – do programa Media Europeu, Workshop da Sony F5.

É Autor do livro "Operações de Câmara", Edições Lusófonas, e das comunicações «A Cor nos suportes cinematográficos e videográficos», à Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa, «O Ensino do Audiovisual nas Escolas de Arte», no Seminário «Audiovisual: Arte e Comunicação», Videoteca Municipal de Lisboa, «Audiovisual, que futuro?», apresentada nas Jornadas do Ensino Artístico em Portugal.