Federação Portuguesa de Cineclubes

Federação Portuguesa de Cineclubes Paulo Martins

A FPCC - Federação Portuguesa de Cineclubes saúda os Caminhos do Cinema Português e a sua 22ª edição. É com enorme satisfação que a FPCC continua, ano após ano, a apoiar e a divulgar este festival único e imprescindível no panorama cinematográfico nacional. Podemos dizer que é um festival de resistência, feito por resistentes. Um festival ao qual tantas vezes vaticinaram o seu fim e outras tantas vezes se ergueu, orgulhoso do trabalho feito e com os olhos postos no que ainda falta fazer. (...)


Quem acompanha há décadas os Caminhos sabe o quanto evoluiu e quanto sacrifício foi posto em cada tarefa, em cada desafio.
Só isso bastaria para o classificar de imprescindível, mas ele é-o desde a primeira hora pois assumiu uma missão de defesa e divulgação do Cinema Português, um festival que, neste país durante tantos anos de costas voltadas para o seu próprio Cinema, poucos arriscariam realizar há 22 anos atrás.
É de reconhecer que muitas coisas melhoraram nestes últimos anos: o Cinema Português (talvez fruto do cada vez maior reconhecimento fora de portas) atrai mais público, as condições de exibição alteraram-se e os projectos alargaram-se. Hoje em dia, os Caminhos preparam-se e crescem ao longo de todo o ano. Os dias do festival propriamente dito são só o corolário de todo esse trabalho e dedicação da equipa dos Caminhos do Cinema Português, que nos apraz saudar.

Parabéns por mais um ano de vida. E, quando o pano cair sobre esta edição, garantam a Portugal que Coimbra continuará a receber a maior festa dedicada ao Cinema nacional.