Ricardo Pugschitz de Oliveira

Ricardo Pugschitz de Oliveira

Nasceu em Cascais em 1977. Começou desde logo, aos dois anos de idade, a participar em filmes de publicidade institucional que lhe incutiram a vontade de não mais se separar do mundo das câmaras e das luzes. Foi com a oferta da sua primeira câmara de fotografar Canon AE-1 que descobriu a manipulação da câmara e o efeito disso na retenção de imagens, que iam para além disso e induziam interpretações e emoções. E percebeu que, acima de tudo, era o cinema e a câmara que lhe interessavam. O enquadramento, a iluminação, o que se quer dizer através da composição, são o universo que o atrai e desafia a compreendê-lo, replicá-lo e, se assim o conseguir, contribuir para a sua inovação.

Em 1996 recebe um convite do realizador José Carlos de Oliveira para integrar a equipa de produção da longa-metragem INÊS DE PORTUGAL, e dá aí os primeiros passos na realidade da feitura cinematográfica e da aprendizagem do que por detrás da câmara suporta a sua concretização. E confirma não só que é aquele o caminho que acima de outros lhe interessa, como também o muito que terá que aprender.É 1º Assistente de imagem nas series de cinema para televisão, O DRAGÃO DE FUMO e O CRIME de José Carlos de Oliveira em 1998 e 2001, respectivamente.

Em 2002, com o mesmo realizador, é 1º assistente de imagem na longa-metragem PRETO E BRANCO, e em 2004 na longa-metragem UM RIO.

Em 2003 recebe o seu mais importante desafio. Ser sócio da produtora Marginalfilmes em conjunto com o realizador José Carlos de Oliveira. É aqui que se dá o ponto de viragem ainda que até 2006 tenha mantido a função de 1º assistente de imagem e foquista em várias publicidades e curtas-metragens de outras produtoras. Mas é, de facto, em 2007 que a mudança se torna realidade e, com o conhecimento e experiência que obteve no terreno, decide aprofundar a área para a qual tinha sido desafiado. Chegar a produtor e fazer equipa com o realizador responsável pela descoberta do seu caminho profissional.

Hoje, e embora considere que a experiência adquirida é o princípio do muito que ainda terá a descobrir, conta já no seu currículo com a produção executiva das seguintes produções de Longa-Metragem e séries de documentários de José Carlos de Oliveira:
QUERO SER UMA ESTRELA (Longa-Metragem)
NO DIA EM QUE… (6 episódios, 2007 a 2009)
HERÓIS OLIMPICOS (2 episódios, 2011)
PONTE ATLANTICO (2 episódios, 2013)
A ARTE DE IR A GUERRA MUNDIAL (2 episódios, 2014)

Além da produção executiva, desde 2007 que é o 1º assistente de realização e editor de todas as produções referidas. D.W. Griffith, Sergei M. Eisenstein, John Ford, Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick, Ridley Scott e Steven Soderbergh são alguns dos mestres que mais o inspiram para a compreensão do que é a construção cinematográfica. Representa a Marginalfilmes na Associação de Produtores de Cinema e Audiovisual.